Buscar

A Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Ética
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a é tica é chamada de “moral", e por extensão, seu estudo frequentemente chama do de Filosofia Moral. Assim, como um ramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática e Lógica) e às ciências empíricas, como a Química e a Física.
Como se trata de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. Por todo o tempo em que a humanidade tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos. A pesar de que a moral foi formaliza da e transformada em padrões arbitrários de conduta, ela desenvolveu- se , algumas vezes irracionalmente, depois de que tabus religiosos foram violados , o u através de comporta mentos fortuitos que se tornaram hábito e então regra, ou de leis impostas por chefes a fim de prevenir desarmonia em suas tribos. Mesmo as grandes civilizações Egípcias e Sumérias não geraram uma ética sistematizada; máximas e preceitos criados por líderes seculares misturaram-se com uma religião rígida que afetou o comportamento de cada egípcio. Na China, as máximas de Confúcio foram aceitas como código moral.
Ética Na Engenharia Civil
"A postura ética do engenheiro civil começa durante a sua formação e se matura durante sua carreira."
Todo profissional em desenvolvimento, deve ter em sua formação uma expressa marca de ética para que possa exercer sua função com a devida responsabilidade e ter o seu reconhecimento.
Abaixo se cita o que diz da ética profissional o Engineer’s Council for Professional
Development (E C PD) dos Estados Unidos, ou Conselho de Engenheiros para o
Desenvolvimento Profissional.
Princípios Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros:
Engenheiros mantêm e melhoram a integridade, honra e dignidade da profissão:
Usando seu conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade.
Sendo honesto e imparcial, e servindo fielmente o público, seus empregadores e clientes.
Esforçando-se para aumentar a competência e prestígio da profissão de engenheiro.
Suportando as sociedades profissionais e técnicas de duas disciplinas.
Cânones Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros.
Engenheiros zelarão pela segurança, saúde bem-estar do público durante a execução de suas tarefas profissionais.
Engenheiros farão serviços apenas nas áreas de sua competência.
Engenheiros farão declarações publicas somente de maneira objetiva e confiável.
Engenheiros agirão em assuntos profissionais para cada cliente como agentes fies e confiáveis, e evitarão conflitos de interesse.
Engenheiros construirão sua reputação profissional com mérito de seus serviços e não competirão de forma injusta com outros.
Engenheiros agirão de tal maneira a manter e desenvolver a honra, integridade e dignidade da profissão.
Engenheiros continuarão seu desenvolvimento profissional durante sua carreira e disponibilizarão oportunidades para o desenvolvimento profissional dos engenheiros sob sua supervisão.
O interesse pessoal de frente ao interesse coletivo
“Todo profissional na área de engenharia, deve exercer a sua função procurando não colocar os seus interesses pessoais como prioridade, e sim, ir à busca dos interesses coletivos, que no caso refere-se a todos os indivíduos dentro de uma sociedade. Esse profissional deve rá zelar pela melhoria social, pela defesa dos interesses da coletividade e pelo bem público.”
Em frequente caso, ao engenheiro civil oportuniza diversos momentos em que o leva a decidir por si só , não visando o bem-estar do grupo e da sociedade, no entanto , a partir do momento em que o profissional passa a visar o seu bem-estar e coloca o bem-estar do coletivo em risco, infringe em completo as normas de éticas a ele estabelecido. Pode ser dada como exemplo a utilização de matérias inferiores para redução de custos da obra, colocando assim em risco quem utilizará do ambiente projetado.
O Papel Ético do Profissional de Engenharia Civil
Espera-se que este profissional esteja pautado em fundamentos éticos de uma conduta mínima necessária à boa e honesta prática das profissões da Engenharia civil.
A ética, neste contexto, é o melhor instrumento para promover a proteção social e de.
Valorização desta profissão. Espera-se que o profissional de engenharia civil participe da construção social em prol de uma melhor orientação ao comportamento humano. Este profissional também deve criar um pacto profissional, de um acordo crítico coletivo em torno das condições de convivência e relacionamento, visando uma conduta profissional cidadã.
Como está escrito no Código de Ética do Engenheiro: “A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição.”
Como se pode ver, o papel do engenheiro civil vai muito além de realizar projetos e executar obras para atender demandas do mercado. Este profissional, às vezes tão mal recompensado e compreendido, tem um papel de ajudar o desenvolvimento da sociedade e garantir, através da sua postura ética e de sua imagem pública, a construção de um modelo cidadão.
Diante de tantas notícias sobre a falta de ética na profissão, os engenheiro civis precisam repensar seu papel não só como profissional, mas também como cidadão que é, e que está a procura de uma sociedade melhor para si.
 Esforçando-se pa ra a ume ntar a comp etê nci a e pres t ígi o da pro fi ssão de e ngenhei ro;
 Supo rta ndo as so cied ades profi ssi onais e téc ni cas d e d uas di sci pli nas .
Estagio Supervisionado em Engenharia Civil
A Ética na Construção
Nome: Laís Balbino da Costa
 Matrícula: 201403311978

Outros materiais