Buscar

SÍNTESE GESTAO ATURIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SÍNTESE: LEGISTALAÇÃO E GESTÃO ATUARIAL
A Ciência Atuarial é um arranjo multidisciplinar cujo objetivo é a gestão de riscos socioeconômicos. Pode ser aplicada se a perda ou dano pode ser economicamente dimensionada; possibilidade pode ser medida ou estimada por um modelo probalístico; aquele sob risco deseja evitar, mitigar ou reduzir o risco.
Os cálculos atuariais são auxiliados por tábuas de mortalidade, onde nelas consta todo comportamento de uma população estudada. Como ciência multidisciplinar, a Atuária se utiliza, basicamente, de conhecimentos oriundos de outros ramos do conhecimento, como: Principais (demografia, matemática financeira, probabilidade estatística) e Adicionais (direito, economia, finanças). 
Os princípios das ciências atuariais são dois: mutualismo, que seria a repartição de um dano entre um grupo de indivíduos e o Equilíbrio Financeiro e atuarial entre receitas e despesas. Os princípios que norteiam o profissional são: do risco, da aleatoriedade, mutualismo, lei dos grandes números, equiprobabilidade, classificação dos riscos, mensuração do risco, administração e gerenciamento do risco, da pulverização do risco, da preservação do poder aquisitivo no tempo, parâmetros realistas, solvência e continuidade das operações, prudência, consistência do risco, materialidade e relevância, segregação patrimonial.
O atuário é o técnico especializado em matemática superior que pode trabalhar em qualquer país, nos campos de seguros em geral, capitalização, bancos, gerenciamento de risco, auditoria e consultoria.
Como profissionais que elaboram e disponibilizam informações a diferentes usuários, os Atuários e Contadores especificamente devem estar qualificados e familiarizados com as inovações tecnológicas.
	Sobre os procedimentos de Ensino, devem ser adotados dentro da melhor adaptação ao conteúdo ministrado utilizando aulas expositivas dialogadas, exercícios, estudos dirigidos e estudos de casos.
	As estratégias de aprendizagem a serem aplicadas em cada aula devem ser adotadas de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, desta forma visando obter com que a aprendizagem possa ser mais assimilada de forma otimizada pelos alunos. As estratégias para a aprendizagem são definidas por um conjunto de disposições, de modo a favorecer o alcance dos objetivos educacionais pelo acadêmico.
	Os princípios consagrados no Brasil da Previdência Social são: a solidariedade, a universalidade da cobertura, a uniformidade e equivalência dos benefícios, a seletividade e distributividade, equidade na forma de participação do custeio.
	As características do seguro e previdência: O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou beneficiário), mediante ao recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no contrato.
A Constituição Federal determina no seu título “Da Ordem Social” os princípios da Seguridade Social e de suas áreas, que são a previdência social, a saúde e a assistência social, bem como suas fontes de financiamento do sistema.
	No Brasil a evolução da proteção social não seguiu um caminho diferente do resto do mundo, tendo primeiramente passado pela simples caridade, após pelo mutualismo de caráter privado e facultativo, depois pelo seguro social e, atualmente, tenta-se implementar o sistema de seguridade social, como consagrado na Constituição de 1988.
	Os seguros podem se dividir em dois grupos: Seguros sociais (ramo VIDA, ramo SAÚDE, ramo ELEMENTAR) e seguros privados.
O Conselho Nacional de Seguro Privado é o órgão máximo do setor de seguros, sendo composto por membros indicados por diversos órgãos públicos e tendo poderes regulatórios para estabelecer políticas gerais de seguros e resseguros e regular a criação, organização, funcionamento e inspeção das seguradoras e dos corretores de seguros. 
Os grupos que formam o Sistema Nacional de Seguros privados são: conselho nacional de seguros privados (CNSP), Superintendência de Seguros Privados (Susep), IRB Brasil Resseguros S. A., Sociedades seguradoras autorizadas e Os corretores habilitados.
Os fundos de pensão possuem uma estrutura contábil diferente em relação as Sociedades Anônimas pois além de contarem com uma planificação contábil padrão, possuem uma característica especial e a separação por programa.
Existem dois tipos de previdência Social no país: O RGPS (Regime Geral de Previdência Social) é operado pelo INSS e os RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) são pessoas jurídicas descentralizadas da administração pública indireta.
A evolução da Previdência Social no Brasil sempre esteve relacionada ao contexto socio-econômico e político onde se insere.
Os Benefícios da Previdência Social são: Aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e especial; Aposentadoria Compulsória; Aposentadoria por invalidez; Pensão por Morte; Auxílio Doença e Auxílio Reclusão; Salário Maternidade e Salário Família.
Assistência social visa garantir meios de subsistência às pessoas que não tenham condições de suprir o próprio sustento, dando especial atenção às crianças, velhos e deficientes, independentemente de contribuição à seguridade social.
A previdência Privada é uma aposentadoria independente e complementar a previdência social. É utilizada para preservar um determinado padrão de vida. Seus principais Benefícios são: renda por sobrevivência; Renda mensal Vitalícia ou Renda Mensal Temporária; Renda por Invalidez; Pensão por Morte; Pecúlio por Morte e Pecúlio por invalidez. No brasil, a previdência privada é dividida em dois grupos de planos: os planos de previdência aberta EAPC e os planos de Previdência fechado – EFPC.
De acordo com a natureza dos riscos os seguros podem ser classificados em: Seguro de pessoas (seguro de vida, acidentes pessoais e saúde) e seguro de não pessoas (composto por seguros patrimoniais e de prestação de serviços).

Outros materiais