Buscar

QUESTOES APOL 2

Prévia do material em texto

QUESTOES APOL 2, OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS DA CRIATIVIDADE A INOVAÇÃO
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
José, gestor de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antônio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com os objetivos da organização.
É correto afirmar que o gestor da empresa:
	
	
	
	
	B
	“A” adota o estilo de gestão da Teoria X;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
A motivação é um processo que interfere nas escolhas dos indivíduos, com a persistência ou mesmo com o direcionamento da ação; ou ainda a motivação é o desejo de desempenhar dado esforço para alcançar determinados objetivos organizacionais, condicionados para a satisfação dos objetivos individuais. Uma das teorias da motivação mais conhecidas é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida em 1943 por Abraham Maslow, conhecida como “a Pirâmide de Maslow”.
Análise os itens abaixo, e identifique as necessidades de percebidas por Maslow:
 
I -  A motivação intrínseca são recompensas tangíveis ou materiais, como seguro de vida, promoção, salário e benefícios.
II – As necessidades fisiológicas, conhecida como teoria da sobrevivência, é o nível básico da hierarquia e envolve necessidades básicas como comida, sexo e sono.
III – As necessidades de estima são pertinentes ao fato de o indivíduo ser aceito, admirado e reconhecido socialmente.
IV –A motivação extrínseca é marcada pelas recompensas psicológicas, como reconhecimento positivo, respeito e realização de um desafio.
Assinale a alternativa que apresenta as necessidades da Pirâmide de Maslow:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	Alternativa II e III, apenas
	
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Elton Mayo e seus seguidores, após quase uma década de trabalho lançaram as bases para uma nova forma de pensar a administração, chamada de Escola das Relações Humanas. Nesta pesquisa foi observado que alguns fatores sociais influenciam na produtividade, como a relação com o grupo, um sistema social e o grupo informal.
Assinale a alternativa que também apresenta o resultado da pesquisa de Elton Mayo:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	trabalho em equipe
	
	
	
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Há um video bastante relevante e altamente interessante no Youtube denominado “A história das coisas” - https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw -  na qual a pesquisadora Annie Leonard aborda a questão do paradigma atual baseado em um sistema linear – portanto dentro do conceito de funcionamento ilimitado – formado pela extração, produção, distribuição, disposição, consumo e descarte. Ela defende que esse sistema é insustentável e nocivo ao extremo, e que precisa ser mudado antes que seja tarde. No final do video ela apresenta iniciativas já em desenvolvimento e baseadas emnum sistema, circular, retroalimentado e mais coerente com um planeta finito. Dentre essas iniciativas, ela destaca as relacionadas química verde, lixo zero, produção de circuito fechado, energia renovável e economias vivas locais que são práticas dentro do novo sistema sustentável e com maior equidade.
Considerando essa abordagem, podemos fazer algumas afirmações:
O sistema linear acredita que é possível manter eternamente o caminho da extração, produção, consumo e descarte já que a disponibilidade de recursos para isso é infinita.
A crença vigente aponta que para sustentar esse sistema linear as pessoas são elementos secundários e que as consequencias do funcionamento desse sistema não lhes diz respeito.
O final desse sistema linear é o descarte e isso deixa de ser problema à medida que os grandes lixões enterram ou queimam esses resíduos, deixando-os fora de nossas vistas e não mais existindo em termos do contexto do sistema linear.
As iniciativas citadas que estão fora do sistema linear são como virus em um organismo. Começam se ser muito percebidos e à medida que vão proliferando e ganhando espaço, podem vir a tomar conta do organismo.
As afirmações acima podem ser verdadeiras ou falsas. Assim sendo, assinale a alternativa abaixo que corresponde à relação correta de afirmações verdadeiras:
	
	
	
	
	B
	II, III e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009,Olhando sob o prisma de aproveitamento de oportunidades podemos concluir que: A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores. A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.Observando as conclusões acima poder afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	Apenas uma conclusão é verdadeira

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes