Buscar

Prova discursiva Neuro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA DISCURSIVA – NEUROPSICOLOGIA 
1) A base Neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento de quais partes do cérebro?
O corpo participa quando experienciamos as emoções. Hormônios, neurotransmissores e drogas afetam os estados de humor. Determinadas emoções, quando experienciadas, estão relacionadas a ativação de determinadas áreas do cérebro. Nojo, tristeza e felicidade, por exemplo, ativam o tálamo e o córtex pré-frontal; felicidade e tristeza aumentam a ativação no hipotálamo; o medo ativa a amígdala; o nojo ativa a ínsula. A base neurofisiológica da emoção está relacionada ao funcionamento do sistema límbico no qual a amígdala desempenha um papel fundamental ao tálamo e ao córtex pré-frontal. 
2) Cinco sintomas da hiperatividade:
- Está inquieto ou mexe as mãos ou os pés, ou se contorce na cadeira;
- É inquieto durante as atividades nas quais os outros estão sentados;
- É barulhento e cuidadoso demais durante jogos, lazer ou atividades sociais;
- Fala demais;
- Dá uma resposta antes de a pergunta ser completada;
- Tem dificuldade em aguardar sua vez ou esperar em uma fila.
3) Conceitue neurociência e aponte relação interdisciplinar:
O termo neurociência é novo, utilizado desde 1970. Com o desenvolvimento da área, as neurociências passaram a estudar o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens. 
É o estudo do sistema nervoso, é a denominação adequada para descrever como as funções do cérebro físico possibilitam os pensamentos e ideias da mente intangível. Agregam profissionais com formações distintas, que realizam pesquisas clínicas e experimentais em diferentes campos de estudo, mas que tem em comum o interesse em conhecer como o cérebro funciona. 
4) Conceitue de forma sucinta inteligência fluida e inteligencia cristalizada.
A inteligência fluida não depende da habilidade verbal e de certa forma independe da cultura, e a inteligência cristalizada está relacionada às habilidades adquiridas e ao conhecimento, dependente da cultura para se desenvolver.
5) Explique o que acontece quando há uma lesão no hemisférico esquerdo:
O hemisférico esquerdo faz processamento linear dos estímulos que são apresentados de forma sequencial, afirmações verbais, proposições matemáticas, programação de sequencias motoras rápidas. A linguagem é dominante no hemisfério esquerdo que pode ser traduzida verbalmente, esse hemisfério apresenta como um mediador das funções verbais que compreende a escrita, leitura e compreensão, discurso memoria verbal, além disso, o hemisfério esquerdo faz mediação com sistema simbólicos numéricos responsável pela postura e sequencia de movimentos mão/braço; uma lesão nesse hemisfério reduz as habilidades citadas acima.
6) Diagnóstico de TDAH e exames que comprovem seu diagnóstico:
O diagnóstico de TDAH é baseado em coletas de dados da história do paciente, nos contextos em que os sintomas ocorrem, no grau em que estes são inconsistentes com a idade e no prejuízo que eles causam. O DSM-5 propõe sintomas de desatenção e/ou hiperatividade se iniciam antes dos 12 anos de idade, são percebidos em dois ou mais contextos e prejudicam o funcionamento social, acadêmico ou ocupacional, além de obter a história do desenvolvimento das habilidades motoras, da linguagem e das habilidades sociais do paciente, é necessário verificar o temperamento, os hábitos de sono, o desempenho na escola ou no trabalho, o humor e o perfil dos relacionamentos. Sendo importante determinar se há histórico familiar de TDAH, depressão, transtornos bipolar, transtornos de ansiedade, transtornos de tique e transtornos genéricos, no caso de adolescentes e de adultos, deve-se verificar se há também história prévia desses transtornos. Não existem achados físicos ou laboratoriais que diagnostiquem TDAH, mas estudos mostram que de 20% à 30% das crianças diagnosticadas com TDAH pode apresentar transtornos na aprendizagem. 
7) Motivação intrínseca e motivação extrínseca, conceitue e exemplifique cada uma delas:
A motivação extrínseca está relacionada aos objetivos externos para os quais a atividade está sendo dirigida, tal como a redução do impulso ou recompensa. Por exemplo, trabalhamos para ganhar a salário no final do mês.
Já a motivação intrínseca se refere ao valor ou prazer que está associado à atividade, mas não tem nenhum propósito ou objetivo biológico aparente. Os comportamentos intrínsecos dão oportunidade para a manifestação da criatividade. Por exemplo, filhotes de cachorro, e criança também, brincam porque brincar é prazeroso e auxilia a aprender sobre o meio ambiente e sobre o mundo social.
8) Diferencie memória de curta duração e de longa duração, caracterizando-as:
A memória de curto prazo faz a retenção temporária de pequenas quantidades de material sobre breves períodos de tempo. Ela codifica a informação sensorial ou de superfície, enquanto a memória de longo prazo faz a codificação semântica ou profunda. A memória de curto prazo é independente da memória de longo prazo. Alguns danos neurológicos poupam a memória de curto prazo e danificam a memória de longo prazo. A memória de longa duração pode ser dividida em declarativa e não declarativa.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – PESQUISA E PRÁTICA
1) Descreve as formas de tratamentos à pessoas com deficiência na antiguidade do século XVII ao século XIX:
Na antiguidade era praticado o infanticídio, onde os recém-nascidos eram assassinados quando se observava alguma anormalidade, já a partir do século XVII, os deficientes passaram a ser internados em orfanatos, manicômios, prisões e outros tipos de instituições, juntamente com delinquentes, idosos e pedintes, ou seja, eram excluídos do convívio social por causa da discriminação que então vigorava contra pessoas deficientes. A sociedade tomou consciência da necessidade de prestar apoio às pessoas deficientes no final do século XVIII e início do século XIX, porém era um apoio de caráter assistencial, oferecia-se a elas abrigo, alimento, medicamento e alguma atividade para ocupar o tempo, fazia-se discurso de que era preciso protegê-las, mas que na verdade, sabe-se que, elas eram consideradas um perigo para sociedade. 
2) Quais aspectos caracterizam uma escola realmente inclusiva?
Uma escola realmente inclusiva é quando se respeita as peculiaridades e/ou potencialidades de cada aluno, organizar o trabalho pedagógico centrado na aprendizagem do aluno, onde este é percebido como sujeito do processo e não mais como seu objeto e o professor torna-se mais consciente de seu compromisso político de equalizar oportunidades, na medida em que a igualdade envolve, também, a construção do conhecimento, igualmente fundamental na instrumentalização da cidadania.
3) Descreve três atitudes que o professor adota para o aluno com cegueira:
- Posicionar o aluno de forma a favorecer sua possibilidade de ouvir o professor;
- Dispor o mobiliário da sala de forma a facilitar a locomoção e o deslocamento e evitar acidentes quando o aluno precisar obter materiais ou informações do professor;
- Dar explicações verbais sobre todo o material abordado em sala de aula de maneira visual; ler, por exemplo, o conteúdo que escreve na lousa;
4) Descrever as características do currículo que constitui par o desempenho adequado da escola:
Os objetivos são formulados em termos de capacidades para promover o desenvolvimento integral de todos os alunos. Tanto essas capacidades quanto os conteúdos para desenvolvê-las são de natureza diversa e influem fatos, conceitos e princípios, procedimentos, atitudes e valores.
A formulação de objetivos é genérica, o que permite a inclusão de toda a população escolar.
Os objetivos vêm expressos sob forma de comportamentos concretos, o que faz com que a sua avaliação não seja direta, nem unívoca.
Não é prescrita a ordem em que devem ser aprendidos os distintos conteúdos.
Existem muitos objetivos e blocos de conteúdos direcionados explicitamente para a atenção e o respeito às diferenças.
5) Defina padrão de
normalidade estabelecido pelas instituições escolares:
O padrão de normalidade estabelecido pelas instituições escolares era aquele aluno passivo que cumpria todas as suas tarefas corretamente, com ordem, capricho, no tempo determinado pelo professor e sem qualquer indagação.
6) Descreva três atitudes que o professor adota para o aluno com necessidades especiais com altas habilidades/superdotação:
- Explicitar o envolvimento em atividades cooperativas;
- Estimular a persistência na tarefa;
- Estimular o desenvolvimento de pesquisas.
7) Sabe-se que interação e inclusão não são sinônimos, explique o que são esses movimentos, apontando também a diferença entre eles:
Cada um desses termos se refere a posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Integração e inclusão constituem movimentos em defesa dos interesses das pessoas que apresentam alguma deficiência. Porém, o primeiro é mais restritivo, um vez que responsabiliza unicamente a pessoa deficiente pela sua inserção, ou não, na sociedade e na escola, enquanto que o segundo divide essa responsabilidade com toda a comunidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais