Buscar

Exercícios Metodologia da Educ Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
1. “[As] abordagens denominadas críticas ou progressistas passaram a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, uma Educação Física crítica estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista a superação das desigualdades sociais”.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a abordagem crítico–emancipatória, analise as afirmativas a seguir:
	
	A
	A abordagem crítico-emancipatória se fundamenta na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio com seus pressupostos no marxismo e no neomarxismo.
	
	B
	Na abordagem crítico-emancipatória, os termos corpo e movimento são considerados como meio e fim da educação física escolar.
	
	C
	A abordagem crítico-emancipatória indica a necessidade de se refletir sobre o ensino dos esportes pela transformação didático-pedagógica, de modo que crianças e jovens adquiram uma reflexão crítica a respeito do conhecimento da cultura corporal.
	
	D
	Na abordagem crítico-emancipatória, o objeto de estudo é o mundo do movimento e suas implicações sociais, cuja principal meta é trabalhar o movimento em sua amplitude e complexidade, proporcionando aos participantes autonomia para as capacidades de ação.
	
	E
	A abordagem crítico-emancipatória aponta e sugere diretrizes para o encaminhamento da Educação Física na escola.
2. “[De acordo com a Carta Internacional da Educação Física e do Desporto da UNESCO,] a educação física e o desporto constituem um elemento essencial de educação permanente no sistema global de educação”.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a Carta Internacional da Educação Física e do Desporto da UNESCO, analise as afirmações abaixo no que tange ao seu conteúdo relativo à Educação Física:
I. O documento em questão aborda a necessidade de se garantir o espaço para a educação física e o esporte na escola.
II. O documento aborda sobre encaminhamentos pedagógicos da educação física e do esporte como prática pedagógica na escola a serem efetivados no contexto escolar.
III. O documento evidencia a importância da educação física e do esporte na escola, como também estabelece metas para o seu desenvolvimento.
IV. O documento enfatiza a prática militar para ser aplicada como prática pedagógica esportiva no contexto escolar.
São corretas as afirmativas: 
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais