Buscar

Resmat avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

A estrutura apresentada foi calculada para suportar uma Máquina de Ar Condicionado de um prédio comercial que pesa W=6 kN e as distâncias   a  e b  valem , respectivamente,  4m e 2m.
Responda a afirmativa correta (considere as vigas horizontais rígidas e com peso desprezível).
	
	
	
	
	
	Posso afirmar que RC - RA = 1kN
	
	
	As forças atuantes nas Barras AB e CD valem 5 kN e 1kN, respectivamente
	
	
	Posso afirmar que RA - RC = 6kN
	
	
	As forças atuantes nas Barras AB e CD valem 2 kN e 4 kN, respectivamente
	
	
	As reações RA e RC são iguais
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		As estruturas podem ser classificadas de acordo com o número de reações de apoio para sustentação de uma estrutura mantendo um equilíbrio estático. Marque a alternativa que representa os tipos de estrutura que não permitem movimento na horizontal nem na vertical, ou seja o número de incógnitas à determinar é igual ao número de equações de equilíbrio.
	
	
	
	
	Estáticas
	
	
	Isoestáticas
	
	
	Hipoestáticas
	
	
	Hiperestáticas
	
	
	Superestruturas
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Calcular o diâmetro de um tirante que sustente, com segurança, uma carga de 10000N. O material do tirante tem limite de escoamento a tração de 600 N / mm2. Considere 2 como coeficiente de segurança
	
	
	
	
	2,10 mm
	
	
	5,32 mm
	
	
	13,04 mm
	
	
	6,52 mm
	
	
	9,71 mm
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
			A coluna está submetida a uma força axial de 8 kN no seu topo. Supondo que a seção transversal tenha as dimensões mostradas na figura, determinar a tensão normal média que atua sobre a seção a-a.
	
	
	
	
	
	0,182 MPa
	
	
	571 kPa
	
	
	5,71 MPa
	
	
	1,82 MPa
	
	
	182 kPa
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
			As peças de madeira são coladas conforme a figura. Note que as peças carregadas estão afastadas de 8 mm. Determine o valor mínimo para a dimensão sem medida na figura, sabendo que será utilizada um cola que admite tensão máxima de cisalhamento de 8,0 MPa.
	
	
	
	
	
	292 mm
	
	
	300 mm
	
	
	308 mm
	
	
	158 mm
	
	
	240 mm
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
	
	
	
	
	As tensões desenvolvidas e suas deformações específicas consequentes são proporcionais enquanto não se ultrapassa o limite de escoamento do material.
	
	
	As tensões desenvolvidas e suas deformações específicas consequentes são proporcionais enquanto não se ultrapassa o limite plástico;
	
	
	As tensões desenvolvidas e suas deformações específicas consequentes são proporcionais enquanto não se ultrapassa o limite elástico do material;
	
	
	As tensões desenvolvidas e suas deformações específicas consequentes são proporcionais enquanto ultrapassa o limite elástico do material;
	
	
	As tensões desenvolvidas e suas deformações específicas consequentes não são proporcionais enquanto não se ultrapassa o limite elástico do material;
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
			A estrutura apresentada foi calculada para suportar uma Máquina de Ar Condicionado de um prédio comercial que pesa W=6 kN e as distâncias   a  e b  valem, respectivamente,  4m e b=2m.
Responda a afirmativa correta (considere as vigas horizontais rígidas e com peso desprezível).
	
	
	
	
	
	as barras verticais devem estar com a mesma tensão para garantir a horizontalidade da viga
	
	
	as barras verticais devem ser projetadas com a mesma seção para garantir a horizontalidade da viga
	
	
	Como a carga nas barras verticais é diferente, é possível que  a diferença de comprimento compense a diferença de tensão, possibilitando a utilização de seções iguais nas barras verticais, respeitada a tolerância de horizontalidade do equipamento.
	
	
	Não é possível a utilização de seções iguais e garantir a horizontalidade.
	
	
	Se quisermos garantir a horizontalidade da viga, as barras verticais não podem possuir a mesma seção, uma vez que a carga não está centralizada 
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Uma barra quadrada de 40 cm de comprimento e seção reta de 50 mm de lado está submetida a uma tração de longitudinal de 36 kN. Determine a deformação longitudinal unitária na barra, sabendo que o módulo de elasticidade do material é E = 18 GPa.
	
	
	
	
	0,032
	
	
	0,0008
	
	
	0,008
	
	
	0,0032
	
	
	0,04
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Dependendo do comportamento apresentado no ensaio de tração de um corpo de prova, os materiais são classificados em dúcteis ou frágeis. Essa classificação considera que os materiais:
	
	
	
	
	frágeis rompem após seu limite de escoamento.
	
	
	frágeis, quando sobrecarregados, exibem grandes deformações antes de falhar.
	
	
	dúcteis, não possuem um patamar de escoamento bem definido.
	
	
	dúcteis, podem ser submetidos a grandes deformações antes de romper.
	
	
	dúcteis, rompem imediatamente após seu limite de escoamento.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Marque a alternativa que representa os materiais que podem ser classificados com as mesmas características em todas as direções ou, expresso de outra maneira, é um material com características simétricas em relação a um plano de orientação arbitrária.
	
	
	
	
	concreto e aço.
	
	
	fibra de carbono e polímero.
	
	
	concreto fissurado e gesso.
	
	
	rocha e madeira;
	
	
	cristais e metais laminados.

Outros materiais