Buscar

Movimentos sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia - EAD
Unirio/Cederj
Primeira Avaliação a distância - 2017.2 – AD1
Disciplina: Movimentos Sociais e Educação
	Nome(s): Talita Dutra Coelho
	Matrícula:15116080227
	Pólo: Cantagalo
Questão 1)
O nosso sistema possui três pontos linguísticos, escrita, alfabetização e letramento. Essas são bases conceituais que não podem ser separadas, porém, elas se diferem quanto a essência e o campo de atuação.
Os sistemas de escrita são um produto cultural, pois surgiram aos poucos através de códigos que foram sendo criados e aprimorados pelo homem. A alfabetização está relacionada à aquisição da escrita como aprendizagem de habilidades para a leitura e escrita e as práticas de linguagem. O letramento é o processo de exposição aos usos sociais da escrita que os indivíduos sofrem mesmo que, no entanto, não saibam ler e escrever. Por isso esses processos precisam ser desenvolvidos em conjunto, pois um depende do outro para que o individuo consiga desenvolver plenamente a interpretação, a compreensão e a utilização de textos, frases e palavras.
Para que a educação seja comprometida com a formação do cidadão é preciso que ela ultrapasse os conceitos antigos tradicionais e mecanizados e desenvolva conceitos que transcendam a mera correspondência grafema-fonema, e trabalhe esses conceitos com contato imaginário e significativo.
Portanto a educação tem o papel de colaborar para que o indivíduo compreenda e utilize a informação escrita para desenvolver suas potencialidades e assim se tornar um ser participante da sociedade. Assim, é preciso proporcionar o acesso de todos na formação base de leitura e escrita, promover ética, paz, cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores através da leitura.
Questão 2) 
Ser cidadão é exercer seus direitos e deveres políticos e sociais estabelecidos em um país. Para que a cidadania seja plena, implica na ligação dos direitos e deveres e o respeito no cumprimento de ambos. Assim é possível alcançar um país justo e uma sociedade equilibrada.
A partir desse conceito é possível estabelecer uma relação com os movimentos vigentes hoje no Brasil. Recentemente o Brasil foi palco para dois movimentos que ganharam força nas redes sociais e nas ruas. Estes ainda se mantém, são eles “Fora Temer” e “Diretas Já”. O primeiro tem como objetivo derrubar o presidente Temer, e tem como pauta o combate a corrupção e oposição a Reforma da Previdência. O segundo movimento “Diretas Já” pode ser considerado extensão do “Fora Temer” e seus colaboradores veem a chance de apaziguar a crise política do Brasil. Mas este movimento é formado boa parte pela esquerda que foi derrotada pelo impeachment e demanda a realização das eleições diretas.
Compreendendo o conceito de cidadania, os cidadãos insatisfeitos com os deveres não cumpridos pelo estado, sentem-se violados. E partindo dessa insatisfação, podemos compreender os movimentos que hoje buscam por uma sociedade mais justa e equilibrada. Hoje seus principais objetivos são de combater a corrupção existente no Brasil, lutar por melhorias trabalhistas e por maior liberdade.
Portanto é possível compreender a importância do cidadão consciente e crítico, pois assim o indivíduo compreende quais são seus deveres e partindo daí consegue desenvolver meios de elaborar movimentos que são capazes de compreender quais direitos estão sendo violados. Hoje é possível notar diversos movimentos que não conseguem raízes para se fundamentar. Isso ocorre por diversos motivos. Para que os movimentos consigam alcançar seus objetivos é preciso ter uma ideologia sólida e cidadãos que compreendam verdadeiramente seus direitos e deveres. É preciso que haja boa organização e um conceito para que assim o movimento ganhe força e fundamento.

Outros materiais