Buscar

Direito Internacional Público e Privado

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir, as quais tratam dos critérios de definição da nacionalidade originária:
I - Em geral, os países adotam dois critérios preponderantes para a definição da nacionalidade originária, ou seja, o "jus sanguinis" e o "jus solis". (correta)
II - O "jus sanguinis" estabelece que os filhos, ao nascerem, obtêm a nacionalidade dos pais, não importando o local onde ocorreu o nascimento.
III - Nosso sistema jurídico, apesar de dar ampla preferência ao "jus sanguinis", também adota o "jus solis", desde que acompanhado de outros requisitos.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir:
I – As relações diplomáticas abrangem, em especial, aqueles ligados à promoção comercial e à prática de atos notariais.
II – Dois ou mais Estados poderão acreditar a mesma pessoa como Chefe de Missão perante outro Estado, a não ser que o Estado acreditado a isso se oponha (correta)
III – A missão diplomática é formada pelo conjunto de diplomatas que representam um Estado perante outro sujeito de Direito Internacional.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que SOMENTE apresenta fontes do Direito Internacional Privado:
Resposta:
1. Lei
2. Tratados
3. Jurisprudência
4. Doutrina
5. Costumes
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Antônio, um brasileiro domiciliado em Brasília, está viajando na Argentina, sendo que em um passeio em Buenos Aires acaba por perder um relógio de pouco valor material, mas de muito valor afetivo.
Para tentar rever seu relógio, oferece uma recompensa, sendo que dias depois, um funcionário do hotel em que está hospedado (um peruano chamado Juan) encontra o bem e o restitui para o legítimo proprietário.
Como o relógio foi achado no hotel, Antônio julga que não precisa fazer o pagamento da recompensa ao funcionário, contudo, Juan quer receber o valor oferecido como recompensa.
Seguindo a mesma metodologia que a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro utiliza para 
situações como essas, devemos aplicar qual lei?
Resposta: Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Art. 9º Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem. [...]
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Complete a afirmativa a seguir:
"O sujeito de direito internacional que envia seus diplomatas é chamado de _________ , sendo que aquele que os recebe é denominado ___________."
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre a formação dos tratados, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Uma das questões que caracteriza o Direito Internacional Público é a ausência de um poder central que possa reger as relações internacionais, sobretudo as interestatais, contudo, mais modernamente, essa situação encontra exceções no âmbito regional pela criação de órgãos legislativos comuns, tais como se observa com
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir, as quais se referem aos tratados internacionais:
I - Embora não haja exigência expressa na Convenção de Viena, os tratados devem ter um objeto lícito e possível. (CORRETA)
II - Nos tratados bilaterais e multilaterais a formação do consenso é essencial, assim, todas as cláusulas devem ser aprovadas por todos os participantes.
III - O Chefe de Estado, o Chefe de Governo e o Ministro das Relações Exteriores, se estiverem representando seu Estado, estão dispensados de apresentar "cartas de plenos poderes" para participar da confecção ou adesão a um tratado internacional.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre as organizações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir:
I - Em regra, cada pessoa somente pode ostentar uma nacionalidade, contudo, há aquelas que cumprem os requisitos para que sejam reconhecidas como nacionais de mais de um Estado.
II - A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece o direito de todos a uma nacionalidade, contudo, não é garantido o direito de mudar de nacionalidade.
III - Cada país, em razão de sua soberania, estabelece os critérios para a definição originária, contudo, os critérios de nacionalidade secundária somente podem ser estabelecidos em tratados e convenções internacionais.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes