Buscar

ESTUDO DE CASOS JOGO DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JOGO DOMINÓ DAS FRAÇÕES
       Ensinar Frações para turma de forma lúdica.
Objetivo pedagógico: Explorar o conceito de fração, a representação fracionária, a leitura e a escrita da mesma, a observação e concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e de estratégias de jogo.
A confecção das peças do dominó pode ser feita pelos próprios alunos em oficinas!
Material necessário: cartolina, tesoura, cola, lápis de cor.
Divida os alunos em equipes de 4 membros. Eles deverão medir e recortar retângulos de cartolina medindo 8 cm x 3 cm e construir as 28 peças que compõe um jogo de dominó substituindo os números do dominó por frações como no modelo abaixo:
Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s) adversário(s).
Como jogar:
Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralha-las. No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas. Uma pessoa sorteada inicia o jogo, revelando uma peça. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado. Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar. Caso não haja mais peças a serem compradas,o jogador passa a vez. Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s). Caso o jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo.

Outros materiais