Buscar

relato de experiência - PORTFÓLIO A1_2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Ivanise Miranda de Souza, RU: 435656.
POLO DE APOIO PRESENCIAL: GARUVA/ SC
RELATO DE EXPERIÊNCIA – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
INTRODUÇÃO 
A Educação a Distância,EAD é a modalidade de ensino, onde podemosutiliza-se das tecnologiasdainformaçãoedacomunicaçãoparaa interaçãoentrealunoseprofessores,ealunose alunos,podendosertotalmenteàdistância, apresentarounãomomentospresenciais. Essa modalidade de ensinovematingindo um número crescente depessoas em comparação às pessoasatendidasnoensinopresencial,comgrande relevância epapelsocialoensino adistânciapossibilita oacessoapessoasque seapresentam excluídasdosistemaeducacionalpordiferentesmotivos: pormoraremlongeda escola oufaculdade, e até mesmo morarnascidadesdointerior,trabalharememhoráriosque impossibilitariamoalunodefrequentarasaulaspresenciais,nãoconseguirempagarovalor de a mensalidade ser mais acessível do que ocursopresencial,entreoutrosmotivosdiversos.A faculdade a distânciaconstitui- seuma modalidadeonderequer menornúmerodefuncionárioseprofessores,emenorinfraestruturafísica,estamodalidadeconseguefinanceiramentereduzireeconomizargastos operacionais,podendoassiminvestirnaqualidadedeensino.
 A História da Educação a Distâncianãocomeçou hoje, esi mteveinícionoséculo XIXporvoltade1833comoensinodecorrespondência, constituindoa na primeira geração da EAD, entre as cinco até o momento existente:
1ª GeraçãodeEAD - Inicioua partir de 1833, onde o ensino era caracterizado pela comunicação via correios, chamado na época deEnsino por correspondência ou Geração Textual, onde toda comunicação se dava por meio de cartas e entregas de livros via correios, desenvolvendo-se no decorrer dos anos graças ao aperfeiçoamento dos serviços dos correios, dos meios dos transportes e dodesenvolvimento tecnológico, que tiveram influencia significativa no ensino a distancia no país e no mundo, destinada a uma parcela da população que não tinha acesso à educação devido aos limites geográficos, o estudo era baseado na leitura de material impresso fornecido ao aluno e enviado através de pequenos livros pelo correio, após pagamento do curso. A aprendizagem consistia em:leiturados livros, realização de exercícios, tarefas e provas enviadas e recebidas via os correios. 
2ª Geração de EAD - Surgiu a partir de 1922, ondeo ensino era caracterizado pela utilização dos meios de comunicação: rádio, televisão e telefone; Iniciando-se a era do Rádio em 1923 com o surgimento da primeira rádio escola de Roquete Pinto, e em 1939, constituindo a inserção da radiodifusão a serviço também da educação eda cultura. O público alvo eraa geraçãoadulta que não teve acesso a escola no período regular, o ensino era baseado na transmissão periódica de aulas gravadas pelo: rádio e televisão, onde a aprendizagem consistia em assistir e ou ouvir as aulas através do rádio e da televisão e depois fazer as provas-exames a partir do material didático fornecido. 
 3ª Geração de EAD - A partirde 1960, ondeo ensino era caracterizado pela articulação do áudio eo vídeo na produção de textos e programas, através de:transmissões de rádio e televisão e programas pré-gravados surgemà televisão educativa, através: do Tele ensino e Telecurso como era chamado, com uma programação educacional supletiva voltado para o público que não teve a oportunidade de frequentar o curso regular no 1º e 2º graus, baseando-se que na época a televisão era o principal meio de comunicação no país com maior cobertura. 
4ª Geração de EAD - Década de 1980, onde o ensino era caracterizado pelas teleconferências(conferências à distância), a áudio conferencia (simultânea e multidirecional para os participantes) e a transmissão por áudio e vídeo, através da Multimídia Interativa; Baseava-se em aulas expositivas, de um ensino realizado em classe, onde a interação aluno e professor era possível em tempo real através da teleconferência.
 5ª Geração de EAD - A partir de 1980 onde o ensino era caracterizado pelo uso dasTecnologias da Informação e Tecnologias da comunicação, surgindo à convergência de texto e áudio em vídeo em uma plataforma de aprendiz agem através da internet. Em 1996 a modalidade Eadélegalizada pela LDB Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 onde é regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10 de fevereiro de 1998, e n°2.561 de 27 de abril de 1998, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004. O Públicoalvo eram todas as pessoas que estivessem conectadas a internet, o estudo era realizado agora através da tecnologia da interatividade, com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem que disponibilizam: fóruns, chats, diários de bordo, atividades de leitura e exercícios. A aprendizagemconta com um tutor disponível onde o aluno possa interagir e tirar suas dúvidas, a comunicação agoira é online podendo ser em tempo realem momentos diferentes, os recurso s utilizados são o computador e a internet. 
DESENVOLVIMENTO 
A minha trajetória na Educação a distancia foi iniciada no ensino presencial e em escola publica, onde conclui o ensino fundamental e médio. Conheci o ensino a distancia através deduas amiga que já estavam cursando licenciatura em Pedagogia, então foi aonde iniciei minha trajetória Acadêmica, e hoje vejo que a EAD transformou minha vida, pois logo que iniciei a faculdade em maio de 2009, cerca de um ano e meio depois consegui um estágio remunerado junto a Prefeitura de Guaratuba, fiquei como estagiaria na Escola Rural Municipal do Rasgadinho por um ano, logo depois fui contratado por uma empresa terceirizada para ser regente de turma na Escola Joaquim Gabriel de Miranda cerca de um onde lecionei por um ano também. Conclui minha graduaçãoem pedagogia no mês de dezembro de 2012, logo depois passei no concurso prestado pela mesma prefeitura onde estava estagiando anos antes. Adquiri muitos conhecimentos através desse ensino diferenciado e que me trouxe diversas oportunidades, e foi por ter adquiridoesse conhecimento que a EAD traz . Hoje estou fazendo mais duas graduações a distancia, pois sei que essediferencial que a EAD me proporciona, fez com que eu buscasse cadavez me aprimorar para o mercado de trabalho.
O interesse em fazer a modalidade a distancia veio porque onde moro, a localidade é uma na área rural deGuaratuba, e a cidade mais próxima dela é Garuva, que pertence a Santa Catarina, e foi nessa cidade que escolhi o polo para fazer as minhas licenciaturas, e hoje após várias UTAS,vejo que a educação a distancia trouxeinovações tecnológicas que vem transformaram esse ensino, e que nospossibilita a cada diabuscar novos conhecimentos. 
	Hoje posso assistir as minhas aulas, fazer trabalhos, pesquisar e realizar atividades online direto da comodidade da minha casa, e ir ao polo somente para tirar minhas dúvidas, pois a internet me da essa possibilidade e é através dela que o ensino a distancia vem ganhando cada vez mais espaço. O ensino a distancia nos oferece a diversas possibilidades, mas somente nos alunos é que devemos nos dedicar e correratrás desse conhecimento que nos é oferecido.
Conclusão 
As transformaçõesocorridas na minha vida acadêmica através da Educação a 
Distância foramenormes, pois é através da EAD que estou podendofazerminha primeiragraduaçãoesei que não seráa última,esei que sefosseparaeu estar fazendo umcursopresencialeunãoofariapor que teria muitos obstáculos como a:faltade disposiçãoapósumdiainteirodetrabalhopara ficarem quatrohorasdentro deumasaladeaula,falta de vontadeemsacrificartodos os sábado inteiros parafazer umcursodedoisanosoumais,faltade condiçõesparair todosos diasparaoutrascidadesecapitaisonde é localizadaa sededasfaculdadesfederais,faltade disposição para o curso presencial devido aos afazeres da vida cotidiana. Hoje posso através da comodidade e doconfortodaminhacasafazer diversoscursosàEAD,enasminhashorasdisponíveis. Identifiquei- metotalmentecomessamodalidadedeensino, e isso se dáaomeucomprometimento,disciplinaeseriedadeevontadedeaprender. Acreditando que o alunodoensinopresencialseráomesmodoensinoadistância,comseusmesmos objetivos,cabendoaosprofessoresetutoresàapresentaçãodessamodalidade,dandosuporteao alunoquenãotemhabilidadetecnológicaetemmaisdificuldades,estimulandoaoalunoa autodisciplinaeaimportância daseriedadenosestudos,fazendodaEADumaeducaçãoséria eextremamenteimportanteparaoséculoXX Iatingindoassimummaiornúmerodepessoas nos mais diversos cantos deste país em nome da educação.

Outros materiais

Outros materiais