Buscar

Estatuto da Criança e do Adolescente: Limites e Possibilidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Atualmente a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é quem estabelecem diretrizes e regulamenta os crimes que envolvem adolescentes menores de dezoito anos, os quais são consideráveis penalmente inimputáveis, art. 228 da CF/88 e art. 27 do Código Penal. 
O crescente aumento da violência principalmente praticados por jovens, vem impactando a sociedade,que por sua vez quer resposta sobre a responsabilidade destes tais.
O Direito da Criança e do Adolescente demarcou um campo especial no ordenamento brasileiro. A partir de 1988 crianças e adolescentes são reconhecidos na condição de sujeitos de direitos e não meros objetos de intervenção no mundo adulto, fazendo necessário que leis, normas e regulamentos estejam voltados para aplicação de medica que assegurem a criança e ao adolescente as condições para seu desenvolvimento.
É importante se fazer um estudo a fundo, através de analise concreta e reflexiva sobre a temática, onde será analisado os limites e possibilidades, tendo em vista como ultima alternativa a aplicação de uma medida sócio-educativa, pois através desta analise , para assim aumentar a qualidade de vida principalmente nas áreas mais carentes da sociedade.
È bastante complexo, sendo preciso transcorrer da adolescência, pois é nesta etapa que acontece o desenvolvimento evolutivo até consolidar os fundamentos do psiquismo que conduzirá a conduta do seu comportamento na faze adulta.
È necessária uma reflexão sócio-jurídica contextualizando a problemática, mostrando um panorama e a origem do desequilíbrio instalado, verificar as causas e buscar alternativas de solução, analisando possíveis meios para a reestruturação do adolescente,abordar o histórico jurídico da infanto-adolescência, as leis anteriores que culminaram na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto este que promoveu garantias constitucionais antes não abordadas em leis anteriores.
Referencia:
PLT Psicologia Jurídica - José Osmir Fiorelli
http://www.promenino.org.br/direitosdainfancia/eca-e-legislacao
http://averdade.org.br/2014/07/24-anos-estatuto-da-crianca-e-adolescente-eca/

Outros materiais