Buscar

Exercícios de revisão Introdução a resistencia dos materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNESP Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
 Campus de Guaratinguetá - Faculdade de Engenharia
 Departamento de Mecânica
EXERCÍCIOS DE REVISÃO - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS – 2018– Prof. Tomazini
	A barra AC é feita de um aço com um limite de tensão normal igual a 450 MPa e tem uma seção transversal retangular de 6,4 x 12,7 mm. Ela está conectada a um suporte em A e à barra BCD em C por pinos com diâmetro de 9,5 mm, enquanto a barra BCD está conectada a seu suporte em B por um pino com diâmetro de 8,0 mm; todos os pinos são de aço com limite de tensão de cisalhamento de 172 MPa e estão em corte simples. Sabendo que se deseja um coeficiente de segurança de 3,25, determine a maior carga P que pode ser aplicada em D. Note que a barra AC não está reforçada ao redor dos furos dos pinos.
	
	Cada uma das barras AB e CD é feita de alumínio (E= 75 GPa) e tem uma seção transversal com área de 125 mm2. Sabendo que elas suportam a barra rígida BC, determine o deslocamento do ponto E. 
	
	Os eixos AB e CD são de aço e ambos têm o mesmo diâmetro. O projeto destes eixos exige que max 62 MPa e que o ângulo de torção D pelo qual a extremidade D do eixo CD gira em relação à A não exceda 2°. Sabendo que G=77,2 GPa, determine o diâmetro necessário para os eixos.
 
	
	Trace os diagramas de força cortante e momento fletor para a viga e carregamentos mostrados e determine a tensão normal máxima provocada pelo momento fletor.
	
	Trace os diagramas de força cortante e momento fletor para a viga e carregamentos mostrados e determine a tensão normal máxima provocada pelo momento fletor.
	
Av.Dr.Ariberto Pereira da Cunha, 333 Guaratinguetá/SP CEP 12516-410 
Telefone (0XX12) 3123.2850-r30 FAX (0XX12)3123.2215 E-mail:tomazini@feg.unesp.br

Outros materiais