Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE CORONELISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS SOBRE CORONELISMO
1. Unesp) A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis/fazendeiros. A crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:
a) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida.
b) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses.
c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais.
d) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais burguesas.
e) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas.
2. (UEL) O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da:
a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.
3.Leia o trecho a seguir: “Os autores que veem coronelismo no meio urbano e em fases recentes da história do país estão falando simplesmente de clientelismo. As relações clientelísticas, nesse caso, dispensam a presença do coronel, pois ela se dá entre o governo, ou políticos, e setores pobres da população. Deputados trocam votos por empregos e serviços públicos que conseguem graças à sua capacidade de influir sobre o Poder Executivo. Nesse sentido, é possível mesmo dizer que o clientelismo se ampliou com o fim do coronelismo e que ele aumenta com o decréscimo do mandonismo. À medida que os chefes políticos locais perdem a capacidade de controlar os votos da população, eles deixam de ser parceiros interessantes para o governo, que passa a tratar com os eleitores, transferindo para estes a relação clientelística.” (CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual. Dados, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997.)
No texto acima, o historiador José Murilo de Carvalho está reivindicando um maior cuidado com o uso do termo “coronelismo” para analisar a história política brasileira, insistindo em não confundir clientelismo com coronelismo. Acompanhando o raciocínio de José Murilo de Carvalho, o coronelismo pode ser identificado como uma política praticada:
a) tipicamente no Sudeste do Brasil, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a partir da década de 1970.
b) majoritariamente nos grandes centros urbanos, a partir dos anos 2000.
c) tipicamente no período colonial pelos presidentes das províncias.
d) tipicamente nas regiões do interior do Brasil, com predominância agrária, na época da República Velha, na virada do século XIX para o XX.
e) tipicamente no período imperial por políticos que queriam romper com o poder central do império, sem se estender à República.
4.O fenômeno político do coronelismo no Brasil esteve associado a um modo de política que caracterizou a República, a partir de 1894, como:
a) República dos oligarcas
b) República dos generais
c) República da espada
d) República parlamentar
e) República imperial
Exercícios de República Velha
Sobre a República Oligárquica, responda:
Foi um período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da revolução de 1930.
Foi dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Velha.
Foi um período marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta Armada.
Foi marcada pelo controle público exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida "Política do café com leite".
2. O que era a "Política do café com leite" na República Velha?
Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.
Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite
Marque a alternativa que melhor explica as causas da Guerra de Canudos.
Descontentamento do povo carioca com a campanha de vacinação obrigatória;
Os latifundiários juntamente com o Governo da Bahia não aceitavam o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos
Insatisfação dos fazendeiros do estado de Minas Gerais com os altos impostos cobrados.
Insatisfação da população de Canudos com a pequena exportação da cana de açúcar.
Qual foi o período da República Velha?
1889-1910
1964-1982
1889-1930
1930-1999
ERGS-RS. Deodoro da Fonseca:
A febre especulativa come çou ainda sob o Império (…). A liberta ção dos escravos pro vocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (…) [O] primeiro governo republicano, (…) convicto de que a circula ção monetária era insuficiente e, ademais, aberto a idéias de industrializa ção, (…) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que iniciou ainda mais a especula ção (…).
GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.
O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
Creditismo 
Federalismo
Naturalização
Encilhamento
6.Sobre os primeiros anos da República no Brasil, conhecidos como República da Espada, assinale a alternativa correta.
a) O governo constitucional do Marechal Deodoro foi marcado pela estabilidade política e ausência de conflitos sociais.
b) A Constituição de 1891 previa que, no caso de renúncia ou morte do presidente, o vice-presidente assumiria o governo e concluiria o mandato, independentemente da quantidade de meses que restasse do mesmo.
c) Insatisfeitos com a pressão de militares sobre o Congresso para a escolha do Marechal Deodoro como presidente, os deputados e senadores escolheram como vice-presidente o Marechal Floriano Peixoto, que pertencia à chapa de oposição.
d) A crise institucional iniciada na presidência de Deodoro da Fonseca chegou ao fim com sua renúncia, e os anos que se seguiram foram de perfeita paz interna no Brasil, sob o governo de Floriano Peixoto.
e) O primeiro presidente do Brasil foi escolhido de forma direta, ou seja, foi escolhido pelo voto direto dos eleitores.
7.  UFPA.Um dos acontecimentos que caracterizou o governo constitucional de marechal Deodoro da Fonseca foi o(a):
a) Revolta da Armada, na Baía de Guanabara.
b) Revolução Federalista, no Sul.
c) dissolução do Congresso, que ocasionou a prisão dos principais lideres oposicionistas.
d) assassinato do ministro da Guerra, marechal Bittencourt.
e) ruptura das relações diplomáticas com Portugal.
8. (Fuvest) Quintino Bocaiúva, pouco antes da proclamação da República, disse: "Sem a força armada ao nosso lado, qualquer agitação de rua seria não só um ato de loucura... mas principalmente uma derrota de rua antecipada." A propósito da participação dos militares na Proclamação da República, pode-se afirmar que: 
a) o Republicanismo era um movimento uniforme, articulado em torno de proposições como a de uma aliança sólida e permanente com os militares.
 b) SilvaJardim e Benjamim Constant eram partidários de uma revolução popular, apoiada pelos militares, visando universalizar a cidadania.
 c) a pluralidade de propostas políticas e sociais existente se traduzia em divergências variadas, como o papel dos militares na eclosão do movimento. 
d) revela o desinteresse de todas as lideranças do exército com relação à questão da cidadania, da adesão popular e da participação democrática. e) o Republicanismo brasileiro foi inspirado pelos EUA, onde os militares desempenharam um papel preponderante na criação do Regime Republicano. 
9. Durante o Governo Republicano Provisório (1889- 1891), o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, põe em prática uma política econômica caracterizada pela emissão de papel-moeda e pelo aumento das tarifas alfandegárias para os produtos estrangeiros, visando promover o crescimento industrial. Essa política ficou conhecida como
a) Plano de Metas.
b) Convênio de Taubaté.
c) Funding-loan.
d) Salvacionismo.
e) Encilhamento.
a formação das almas 
1. UFRN 2013.Na obra A formação das almas, o historiador José Murilo de Carvalho mostra que, após a queda da monarquia, as diversas facções republicanas no Brasil evidenciaram suas diferenças nas disputas em torno da escolha da nova bandeira nacional. Dois símbolos propostos nessa ocasião evidenciam aspectos dessa disputa entre as diferentes facções republicanas e estão reproduzidos a seguir.
Considerando as duas bandeiras propostas como símbolo nacional, é correto afirmar
A escolha do lema que figura no pavilhão brasileiro deveu-se à influência do positivismo entre os militares partidários da República.
A adoção de elementos da bandeira norte-americana foi defendida pelos oficiais militares partidários do federalismo
A adoção da bandeira semelhante a dos Estados Unidos reflete os ideais da corrente dos jacobinos, tendo à frente os grandes produtores de café.
A escolha do lema Ordem e Progresso, que figura no estandarte, evidencia o predomínio político do grupo democrático paulista.

Outros materiais