Buscar

Aula 05 Profissionais de TI (Pt. 2)

Prévia do material em texto

Curso Redes de Computadores
Professora: Emanoela Lopes
Cenários de Tecnologia da Informação
Aula 5: Profissionais de TI Parte II
1
Profissionais de TI;
AGENDA
2
2.1 Analista e desenvolvimento de sistemas
 2.1.1 Análise e desenvolvimento
 2.1.2 Profissionais de banco de dados
 2.1.2.1 DBA
 2.1.2.2 Administrador de dados – AD
 2.1.3 Profissionais Web
2.2 Gestão e governança de TI
 2.2.1 Gestão de TI
 2.2.2 Governança de TI
2.3 Infraestrutura e suporte
 2.3.1 Infraestrutura
 2.3.2 Suporte
2.4 Novos papéis da TI
Capítulo 2 – Profissionais de TI
3
2.1.1 - Analista de Sistema - Tem contato direto com os clientes, para verificar suas necessidades, requisitos. Depois de análise inicial emite uma documentação, para que o sistema possa ser construído. Abrange várias atividades, que vão desde a identificação inicial das necessidades específicas, documentação e desenvolvimento do software em questão. O profissional deve trabalhar com algumas linguagens de programação do mercado, como Java, C e .NET.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-fortaleza-ce/analista-de-sistemas/622867
4
Analista de requisitos - Analisa a empresa para identificar as especificações para projetos de TI. Sugere propostas de novos processos, mapeamento e análise dos processos existentes. Elabora documentação técnica de especificações de requisitos e prepara o ambiente para que o gestor possa gerenciar o projeto.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
http://www.catho.com.br/vagas/?q=Analista+de+Requisitos&pais_id=31&faixa_sal_id_combinar=1&perfil_id=1&order=score&where_search=1&how_search=2
5
 Analista de negócios – Auxilia na coordenação e moderação de planejamentos estratégicos e na realização de reuniões para estabelecer metas, para que os gerentes abarquem novas ideias ao invés de diminuí-las. 
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
https://www.lovemondays.com.br/vagas/vaga-de-analista-de-negocios-marquise-fortaleza-ce-181321
6
Analista de organização, sistemas e métodos – Executa as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa, informatizados ou não, tendo como objetivo criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas. 
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
http://www.manager.com.br/emprego-analista-de-organiza%C3%A7%C3%A3o-sistemas-e-m%C3%A9todos-em-sorocaba-sp-4005648
7
Analista de business intelligence (BI) – Profissional responsável pela criação de aplicações e análise de dados; a definição de padrões e práticas aperfeiçoadas de desenvolvimento; a elaboração do cronograma do projeto e relatórios gerenciais; a observação de empresas concorrentes; a negociação com usuários.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
https://www.vaganordeste.com.br/2016/07/analista-de-business-intelligence-fortaleza-ce.html
8
Analista de qualidade de software - Profissional que valida o processo utilizado em sua criação e desenvolvimento. Este profissional está envolvido no desenvolvimento do software, participando ativamente do processo de programação e, quando este é finalizado, o analista de qualidade de software tem como responsabilidade a validação e certificação do processo usado no desenvolvimento do programa, de forma a garantir sua qualidade.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
https://www.lovemondays.com.br/vagas/vaga-de-analista-de-qualidade-de-software-stefanini-fortaleza-ce-10748
9
Analista de processos – Analisa e define processos de trabalho, estuda tempos e parâmetros, mapeia fluxos das atividades e identifica falhas, com o objetivo de estabelecer novas estratégias para a solução de problemas no processo de melhoria contínua.
Analista de testes – Visa detectar erros em sistemas, mas não corrigi-los (tarefa do programador), emitindo relatórios com base nos indicadores e facilitar processos de certificação de softwares.
Arquiteto de software – Responsável pelas escolhas dos módulos, da tecnologia, irá pensar na segurança e em como fazer a interface gráfica. Irá analisar a forma de reportar os erros e de gerar a comunicação entre as várias camadas. Depois, ele passará essa análise para o programador e ambos formularão o conceito, para garantir que fatores externos não prejudiquem as funcionalidades principais.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
10
Consultor de TIC – Responsável pela análise de algum problema específico ou não do cliente. Com base nessa análise, o consultor propõe possíveis soluções para resolver os pontos falhos. Um consultor de TI geralmente especializa-se em alguma área da tecnologia da informação. Áreas como segurança, melhoria dos processos, otimização de bancos de dados e desenvolvimento de softwares estão entre as mais requisitadas.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
http://queroworkar.com.br/blog/job/consultor-de-solucoes-em-tic-2/
11
Desenvolvedor de software – Desenvolver softwares, fazer a programação de computadores. O desenvolvedor também pode fazer a manutenção do software em um sistema mainframe ou desenvolvê-lo para o uso em computadores pessoais. Os softwares podem ser simples como controlar o estoque eletronicamente ou mais complexos para serem utilizados em grandes empresas.
Desenvolvedor de games – É necessário ter graduação em desenho industrial, computação gráfica, publicidade, ciências da computação e áreas semelhantes. 
Desenvolvedor de App – Profissional multifacetado, pois terá que compreender as necessidades do consumidor bem como ter conhecimento técnico de desenvolvimento em linguagens específicas nativas.
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
12
Programador- Responsável de escrever rotinas e instruções em linguagens de programação. Ele também executa a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias nos programas já desenvolvidos e visando atender às necessidades dos usuários. Algumas linguagens muito usadas: C; Java; C++; PHP. Nós podemos dividi-lo em quatro categorias: 
Programador desktop – programador de aplicações ou sistemas para ambiente local, ou seja, programas que vão funcionar em um computador dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou MAC. 
Programador Web – responsável por programar websites ou sistemas web.
Programador mobile – é especializado em criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis. Ele pode trabalhar com uma das plataformas Android, IOS, Windows Phone ou Java, entre outras. 
 Programador de jogos – é o responsável por desenvolver partes das instruções lógicas de um jogo digital ou, até mesmo, o jogo completo. 
2.1 Analista e Desenvolvimento de sistemas
13
2.1.2.1 DBA
O administrador de banco de dados (também conhecido como DBA) se dedica a tudo que está relacionado com a administração de bases de dados. É necessário adquirir pleno domínio sobre as tecnologias de banco de dados (como Oracle, SQL Server, MySQL, Postgres e DB2), além de ferramentas de business intelligence.
2.1.2.2 Administrador de dados – AD
Se dedica a estudar os dados e a melhor forma de armazená-los. Além disso, o AD centraliza todas as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos. 
2.1.3 Profissionais Web
Com o surgimento e desenvolvimento da Web, um conjunto de carreiras foi desenvolvido para que estes profissionais fossem classificados. A informática é muito dinâmica e as profissões vão sendo criadas e morrendo. A área da Web hoje representa uma grande possibilidade de emprego.
2.1.2 Profissionais de banco de dados 
14
Analista de sistemas Web – trabalha com o desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos para o comércio e marketing eletrônico, além de portais para Internet e Intranets. O profissional cuidaráda implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para a Internet, entre outras funções.
Desenvolvedor Web – profissional especializado em desenvolver aplicações que funcionam na nuvem. Assim, este profissional cria programas que não necessitam ser instalados no dispositivo para que funcionem. Além disso, desenvolvedor Web é aquele que desenvolve sites, portais, fóruns, lojas virtuais etc. Para atuar como desenvolvedor Web é necessário ter as linguagens de programação(PHP, Java, ASP, .NET), conhecer e entender o funcionamento de banco de dados, sendo, portanto, imprescindível o conhecimento da linguagem SQL. 
.
2.1.3 Profissionais Web 
https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-fortaleza-ce/desenvolvedor/2061629
15
Web designer – Irá cuidar exclusivamente do JavaScript, do HTML e do CSS. Ainda existem os Web designers que são especialistas em flash e que irão colocar o site no ar.
Analista de conteúdo Web – atua na produção de conteúdo, alimenta sites e gerencia redes sociais. Atualiza textos e imagens. Marketing, administração e empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento de um bom planejamento. 
Analista de E-Commerce/E-Business – Realiza a gestão de projetos de comércio on-line, o que envolve a disponibilização de produtos na rede, a venda e cobrança de produtos pela Internet, a logística de clientes a distância e o combate a fraudes. 
2.1.3 Profissionais Web 
16
Webmaster – é a pessoa encarregada do site, que decide a tecnologia que será utilizada, os servidores e a estrutura em geral, bem como possui as senhas para fazer modificações na página. O Webmaster é a pessoa responsável por tomar as decisões quanto aos trabalhos específicos destes profissionais, bem como por assessorar o proprietário do Website quanto a alterações e melhorias. Algumas tarefas: gerenciar ou mesmo fazer a manutenção de um site definir regras para o cadastro do site em buscadores nacionais e internacionais; verificar com frequência se o site está em perfeito funcionamento; administrar um Website.
2.1.3 Profissionais Web 
http://www.infojobs.com.br/vaga-de-webmaster-em-pernambuco__5334726.aspx
17
Se divide em: Gestão de TI e Governança de TI
2.2.1 Gestão de TI
Gerente de desenvolvimento de sistemas – responsável por gerenciar as operações de serviços de tecnologia. Define como os projetos de desenvolvimento de software serão conduzidos, controlar sua qualidade, disponibilizar informações técnicas, alocar líder e equipe em cada projeto, gerir a demanda, acompanhar a criação e o desenvolvimento, gerenciar os recursos.
Gerente de projeto – Gerenciar um projeto em todos seus estágios, sendo o grande responsável por seu sucesso final. Ele pode assumir múltiplas funções e não somente gerenciar o projeto em questão, pois, muitas vezes, é necessário que ele trabalhe em conjunto com a equipe e realize funções diversas. Além de gerenciar e controlar todo o trabalho, ele deve atribuir aos membros da equipe as funções de cada um, repassando os prazos e também orçamentos; identificar, documentar, gerenciar. 
2.2 Gestão e governança de TI
 
18
2.2 Gestão e governança de TI
 
19
2.2.1 Gestão de TI
Gerente de tecnologia da informação – responsável por gerenciar projetos e operações de serviços de tecnologia da informação e comunicação. Em empresas mais novas, o gerente de TI assume a função de prover sistemas e tecnologias para otimizar a gestão.
Gerente de infraestrutura de TIC – coordena as atividades da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da organização, buscando melhorias contínuas nos processos e na qualidade da entrega do serviço prestado. Coordena os serviços de infraestrutura de TI, sua operação, manutenção e melhoria contínua de servidores, impressoras, LAN, WAN, acesso à Internet, VPN, mobilidade, softwares, telefonia fixa, telefonia móvel, help desk, banco de dados, atendimento local etc.
Diretor de TIC – CIO – este profissional explora e aperfeiçoa as tecnologias e faz a conexão entre a ferramenta e a estratégia de negócios, ou seja, ele usa a tecnologia mais apropriada de forma a apoiar a estratégia de negócios da organização, necessitando, para tanto, de uma alta capacidade de gestão, conhecimento e visão estratégica do negócio. 
2.2 Gestão e governança de TI
 
20
2.2.2 Governança de TI
Auditor de sistemas – tem a missão de adotar melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologia e avaliar a adequação dos sistemas de informação utilizados. O profissional apontará falhas na eficiência da empresa, gerando oportunidade de melhorias significativas na produtividade. Melhores práticas como COBIT, COSO, ISO 27001 e ITIL., A formação acadêmica é multidisciplinar: sistemas de informação, ciência de computação, administração com ênfase em TI.
Gerente de segurança da informação – promover a cultura de segurança da informação e comunicações; acompanhar as investigações e as avaliações dos danos decorrentes de quebras de segurança; propor recursos necessários às ações de segurança da informação e comunicações. Dentre as exigências para ocupar o cargo, está o conhecimento dos seguintes padrões e normas: ISO/IEC 27001, 27002, 27005; ISO Guide 73; Nist 800-30; Sarbanes Oxley (SOX); Cobit; ITIL.
Analista de segurança da informação – procura corrigir falhas encontradas nos processos, reduzindo vulnerabilidades e impedindo que dados sensíveis sejam acessados por invasores (internos ou externos à empresa), gerencia equipamentos e softwares que previnam o ambiente contra ataques, como firewall, servidores antivírus, filtros de spam, políticas de senhas etc. 
2.2 Gestão e governança de TI
 
21
Esta área é responsável por manter os sistemas funcionando.
2.3.1 Infraestrutura
Projetista de rede – determina a forma como a empresa se comunica, os tipos de canais que serão utilizados, projetar a qualidade e o balanceamento de carga para que os sistemas possam trabalhar de maneira adequada.
Administrador de rede – atuar no desenvolvimento, configuração e manutenção de soluções e na administração de servidores Linux, Windows, virtualizados ou não, e redes de dados em ambiente data center. Está sob sua responsabilidade realizar manutenção da rede Windows e Linux, responder pela elaboração e execução de projetos VoIP com QOS e integração com PABX, gerenciar e configurar Firewalls, Routers e Switches, responder pelo gerenciamento de servidores (AD, DNS, FTP, File Server, DHCP, DNS e etc.).
Administrador de sistema – diagnosticar erros nos sistemas; instalar e dar manutenção aos diferentes sistemas; programar scripts e programas de pouca complexidade; realizar cópias de segurança (backup) de dados importantes; gerir as contas dos usuários;
2.3 Infraestrutura e Suporte
 
22
2.3 Infraestrutura e Suporte
 
23
2.3.2 Suporte
Analista de suporte – é o responsável pela manutenção dos sistemas operacionais, dos sistemas de gestão e das bases de dados. Os analistas de suporte podem ser divididos por categorias relativas aos seus conhecimentos e experiência.
Analista de suporte técnico – dar suporte técnico aos usuários, em relação a softwares, hardwares, rede, utilização da Internet em sistemas interligados por rede, entre outros, para evitar qualquer tipo de paralisação. Realiza atualizações nos sistemas implantados.
Analista / operador de help desk – help desk significa serviço de apoio a usuários/clientes para suporte e resolução de problemas relacionados à TIC. Este apoio pode ser tanto interno, dentro de uma empresa (profissionais que cuidam da manutenção de equipamentos e instalações dentro da empresa), quanto externo (prestação de serviços a usuários).
2.3 Infraestrutura e suporte
 
24
2.3 Infraestrutura e suporte
 
25
2.3 Infraestrutura e suporte
 
https://br.linkedin.com/jobs/view/301687260
http://queroworkar.com.br/blog/job/operador-de-services-desk/
26
2.3.2 Suporte
Analistade service desk / help desk – o service desk é a evolução do help desk, porque agrega em si mais qualidade e abrangência. O service desk em si é um centro de registro de entrada e saída de pedidos de assistência por parte dos clientes de determinada empresa. Dessa forma, a função de um analista de service desk é proceder ao entendimento do cliente, registrando a sua solicitação e fazendo o tratamento pertinente, para que este receba a assistência pretendida o mais rapidamente possível. 
Analista de storage - mantem as SANs em perfeito funcionamento, garantindo assim que os dados possam ser acessados em qualquer momento em que forem necessários. Dentre as atividades desempenhadas estão a administração das redes, o suporte a seus usuários, a análise de performance e da capacidade das SANs. 
Analista de telecomunicações – responsável pela execução dos procedimentos de instalação, testes e manutenção da plataforma (servidores) de comunicação corporativa, basicamente telefonia, call center, correio de voz e videoconferência utilizando o protocolo IP, garantindo ao máximo a continuidade dos serviços, mesmo em momentos de crise. 
2.3 Infraestrutura e suporte
 
em inglês storage area network, cuja sigla é SAN
27

Outros materiais