Buscar

AV2 ADM 2 period

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Avaliação:  GST0580_AV_201508522741      Data: 18/06/2016 09:59:55 (A)      Critério: AV 
	Aluno: 201508522741 - PATRICIA DA SILVA FREITAS 
	Nota da Prova: 1,8      Nota de Partic.: 0 
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 243988)
	Aula 1: Fundamentos da Administração
	Pontos: 0,8  / 1,0 
	Para um melhor entendimento do papel do administrador é necessário conhecer os três níveis organizacionais. Como são denominados estes níveis e quais são as suas características principais?  
		
	
Resposta: Estrategico corresponde a uma organização e a cúpula de uma empresa. Tatico e a parte gerencial da empresa. Operacional é o chão da fabrica e responsavel pela realização e execução de tarefas a serem realizadas.
	
Gabarito: O nível estratégico corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro. O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis. O nível operacional representa o - chão de fábrica. É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 576744)
	Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. Realmente, o que existe em comum nas organizações, sejam elas de que tipo forem, é o processo de transformação que se constitui a base da área de administração de operações. O que pode diferenciar uma organização de outra é a natureza dos bens produzidos. Qual a diferença entre as organizações de manufatura e as organizações de serviços?
		
	
Resposta: Toda empresa necessita de um administrador pode ser ela governamental, industrial ou terceirizada.
	
Gabarito: Organizações de manufatura: são aquelas responsáveis por produzir bens tangíveis (por exemplo, fabricantes de mesas, de geladeiras ou de carros). Organizações de serviços: são responsáveis por produzir bens imateriais, os chamados serviços (por exemplo, hospitais, universidades, salão de cabeleireiros).   
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 693590)
	Aula 1: Ambiente
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A definição da "missão da empresa", isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois, 
		
	
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores. 
	
	procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo. 
	
	define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
	
	estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas. 
	
	agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação. 
	
	 4a Questão (Ref.: 642214)
	Aula 2: Planejamento
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Fazer a coisa de forma correta, utilizando o mínimo de recursos possíveis. Tendo o foco nos meios, isto é, na utilização ponderada e econômica dos recursos organizacionais. A realização das tarefas de maneira inteligente e aproveitando ao máximo os recursos disponíveis refere-se a (o):
		
	
	Eficácia 
	
	Organização 
	
	Efetividade
	
	Eficiência
	
	Planejamento
	
	 5a Questão (Ref.: 582480)
	Aula 3: Planejamento Tático
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As principais características do planejamento tático são: I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. II - Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo. III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo. IV - São materializados em planos de Produção, Financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos, etc. 
		
	
	Somente a II está ERRADA
	
	Somente a IV está ERRADA 
	
	Somente a III está ERRADA 
	
	Somente a I está ERRADA 
	
	Todas estão CORRETAS 
	
	 6a Questão (Ref.: 231958)
	Aula 4: Organização
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo o crescimento organizacional, as empresas precisam se estruturar por departamentos para melhorar suas operações junto ao mercado. Os tipos de departamentalização mais frequentes são: 
		
	
	empresarial, por base territorial, por produtos ou serviços, por processo, por clientela. 
	
	funcional, por base operacional, por produtos ou serviços, por processo, por clientela. 
	
	funcional, por base territorial, por produtos ou serviços, por processo, por clientela. 
	
	funcional, por base territorial, por unidade, por processo, por clientela. 
	
	funcional, por base territorial, por produtos ou serviços, por processo, por divisão. 
	
	 7a Questão (Ref.: 753260)
	Aula 5: Aula 5 Abordagem Comportamental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre abordagem comportamental, pode-se dizer que: 
I - A abordagem comportamental definiu um novo enfoque as teorias organizacionais, passando a dar ênfase nas pessoas. 
II - Um dos principais expoentes desta teoria foi Douglas McGregor, que desenvolveu uma das primeiras teorias para o entendimento do comportamento das pessoas. 
III - Segundo McGregor existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum: o estilo da teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, na administração consultiva e na auto avaliação de desempenho.
		
	
	Somente a afirmativas III está correta. 
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	Somente a afirmativas II está correta. 
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
	
	 8a Questão (Ref.: 584275)
	Aula 6: Controle
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Controle é o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais. Constitui uma atividade cíclica e contínua e envolve quatro fases sequenciais. Dentre as afirmativas a seguir, identifique aquela que contém as fases na ordem correta. 
		
	
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado.
	
	Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Mensuração do desempenho a ser controlado e Tomada de ação corretiva para ajustaro desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Mensuração do desempenho a ser controlado; Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado;
	
	Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado; Comparação do desempenho atual com o desempenho esperado ;Estabelecimento dos padrões que deverão nortear o processo e Mensuração do desempenho a ser controlado; 
		
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 660943)
	Aula 7: ADMINISTRAÇÃO / ÁREAS FUNCIONAIS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Área de Operações é uma das principais áreas da organização. Das opções apresentadas, assinale a que NÃO corresponde a uma das atividades desmpenhadas por essa área.
		
	
	Organização do Trabalho
	
	Administração de Estoques
	
	Planejamento do Produto
	
	Remuneração e Compensação
	
	Planejamento da Produção
	
	 10a Questão (Ref.: 701000)
	Aula 9: Orientação de funcionários
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Trata-se de um processo de adaptação do indivíduo ajuda a reduzir a ansiedade inicial, faz com que o funcionário compreenda a empresa de modo mais abrangente e conheça as expectativas em relação ao seu desempenho e seu comportamento. Além disso, esclarece dúvidas específicas, deixa claras as responsabilidades do funcionário e a forma como seu desempenho será avaliado. Como é denominado este processo?
		
	
	Treinamento de novos funcionários
	
	Aculturação organizacional
	
	Desenvolvimento de R.H.
	
	Avaliação de desempenho
	
	Orientação aos novos funcionários
		Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes