Buscar

ELISA: Detecção de Antígenos e Anticorpos

Prévia do material em texto

Elisa
É um dos métodos imunológicos mais utilizados para quantificar a concentração de antígenos e anticorpos, por apresentar grande sensibilidade e especificidade.
O teste de ELISA é responsável pela detecção de diferentes doenças infecciosas, uma vez que a maioria dos agentes patológicos leva à  produção de imunoglobulinas. Também pode ser utilizado no diagnóstico de doenças auto-imunes ou alergias.
ELISA indireto é um exame imunoenzimático na qual se pesquisa anticorpos específicos do respectivo antígeno fixado a fase sólida., onde um antígeno que encontra-se aderido a um suporte sólido (placa de ELISA) é preparado e, em seguida, colocado sobre os soros que estão sendo testados, em busca de anticorpos contra o antígeno. Caso estejam presentes anticorpos no soro, específicos para o antígeno em questão, haverá a formação da ligação antígeno-anticorpo que, por conseguinte, é detectada pela adição de um segundo anticorpo dirigido contra imunoglobulinas da espécie que está sendo pesquisada, a qual é ligada a peroxidase. Este anticorpo anti-IgG, ligado à enzima recebe o nome de conjugado. Quando adiciona-se o substrato apropriado para a enzima (ou seja, H2O2 dissolvida em uma substância química eu dá uma reação colorida quando H2O2 é desdobrada), os locais onde ocorre a reação antígeno-anticorpo, que apresentam uma coloração característica, sendo que esta coloração varia de acordo com o substrato.
No ELISA sanduíche nesse método, o anticorpo de um antígeno particular é, inicialmente, adsorvido no well. Depois, o antígeno (soro, urina ou outra solução contendo o antígeno) é adicionado e se liga ao anticorpo. Finalmente, um segundo e diferente anticorpo ligado à enzima é adicionado. Nesse caso, a intensidade da reação é proporcional à quantidade de antígeno presente. Logo, permite mensurar até pequenas quantidades de antígeno.
O ELISA de competição de anticorpos serve tanto para a pesquisa de anticorpos e para pesquisa de antígenos. Na fase sólida é fixado anticorpos ou antígenos, são utilizadas duas soluções: uma com soro o paciente e outra com soro sensibilizado com cromógeno (esse soro não é do paciente). O cromógeno é uma substância que ao identificar a ligação antígeno-anticorpo libera cor

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes