Buscar

AV2 - Ética na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504696632)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Ele considera que toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. Ofereça argumentos que conceituem a noção de ética para a filosofia.
	
	
Resposta: caracateriza-se pela retidão dos atos, visando o bem estar comum e o cumprimento das leis e normas de determinada sociedade.
	
Gabarito: O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, definiu-se com frequência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles, o campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana. Ao longo da História da Filosofia, a ética, englobando o conceito de realidade moral, chega ao significado de "ciência que se ocupa dos objetos morais em todas as suas formas, a filosofia moral" (FERRATER MORA: 1965,595). 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Baseados nos hábitos e costumes construídos pelo homem.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201504696661)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Maria é uma criança que nasceu de uma gestação complicada. Sua mãe é alcoólatra e vive em uma comunidade de baixa renda. Durante a gestação se alimentava mal e bebia muito. Maria nasceu com raquitismo e disfunção neurológica que pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Ela é considerada uma criança com necessidades especiais e precisa de atenção especial no dia-a-dia; sua avó é quem cuida dela. Ofereça argumentos acerca das discussões bioéticas para atendimento a pacientes especiais correlacionando com a sentença.
	
	
Resposta: Com os problemas de saúde apresentado pela criança e a risco social no seu seio familiar devido ao alcoolismo de sua mãe e falta de recusrsos financeiros, Maria deverá ser inclusa em um plano de assistência a saúde(CRIANES) para que ela possa ser tratada e assistida no que for necessário para que venha a ter uma vida plena.
	
Gabarito: A definição de paciente especial, segundo Fourniol (1998), diz respeito a todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional - alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa - e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNE¿s. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas e contam com psicólogos que auxiliam na elaboração de procedimentos, dinâmicas, no entendimento dos sentimentos do paciente e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos. O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais, se dividem em três grupos: Crianças com necessidades especiais de saúde, idosos e pacientes psiquiátricos. Maria tem direito a atendimento de saúde e educação especializado e sua avó deve ter suporte e ser orientada quanto aos cuidados necessários para a manutenção da vida e o desenvolvimento de Maria.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201505282875)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Marque a alternativa correta que estabelece as características da moral. 
	
	
	Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
	
	A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população
	
	A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários
	
	A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na saociedade.
	
	A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201505336571)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista. Isso implica em:
	
	
	Valorização da vida humana diante dos avanços da ciência.
	
	Priorização das inovações tecnológicas em detrimento da vida humana.
	
	Empreender para que o avanço da medicina possa se dar mediante a desvalorização da vida humana.
	
	Determinação de regras para que pesquisas com seres humanos possam ser cruéis e degradantes.
	
	Colocar em primeiro lugar a ciência e as inovações tecnológicas sem importar as consequências para a vida humana.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201504832826)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
	
	
	O reitor da universidade ganhará prestígio junto ao comité de bioética do Governo.
	
	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
	
	Todas as pesquisas desenvolvidas ganharão bolsa de incentivo do CNPQ.
	
	A universidade ganhará prestígio junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Federais.
	
	A Universidade vai investir nos alunos e vai ganhar retorno financeiro.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201504886829)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
	
	
	Direitos fundamentais
	
	Direitos estratégicos
	
	Direitos exclusivos
	
	Direitos filiados
	
	Direitos integrais
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201504832836)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
	
	
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade. 
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201504735893)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em abril de 2010 o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova versão do Código de Ética Médica. No Capítulo I - Princípios Fundamentais, lê-se, no item XII:
"Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticose terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados".
A disposição acima refere-se ao processo conhecido por:
	
	
	suicídio assistido
	
	distanásia
	
	mistanásia
	
	ortotanásia
	
	obstinação terapêutica
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201504839689)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Maria atua no setor de pediatria de um hospital e a equipe da qual faz parte se reúne duas vezes por semana para discutir os casos mais urgentes. O trabalho é integrado e interdependente. Já sua amiga Ana, atua em outra unidade hospitalar também no setor de pediatria, mas cada profissional trabalha de forma isolada , sem reuniões periódicas , interação ou trocas de saberes. Diante do exposto é correto afirmar que Maria e Ana atuam, respectivamente, em equipes do tipo:
	
	
	Multidisciplinar, Interdisciplinar
	
	Interdisciplinar, Multidisciplinar
	
	Interdisciplinar, Interdisciplinar
	
	Multidisciplinar, Multidisciplinar
	
	Multiprofissional, Multipessoal
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201504839694)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Bruna nasceu com uma série de complicações de saúde que requerem cuidados médicos permanentes. Ela se encaixa na caracterização de uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados, seja de forma temporária ou permanente, e que apresentavam múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependência dos serviços de saúde em diversas especialidades e que recebe a denominação de:
	
	
	CRIANES
	
	CRIANEXC
	
	CRIAM
	
	CRIAES
	
	CRIANUSC

Outros materiais