Buscar

Discursiva LUDICIDADE E METOD. INFANTOJUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)   Analise o seguinte trecho de texto:
‘’ As crianças brincam desde sempre e, por isso, criam e se autocriam. Já no útero materno iniciam a fazer seus movimentos, procurando aqueles que lhes deem mais conforto. Após o nascimento todos os seus gestos expressam seu caminho para a vida’’.
Segundo o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional e social. Destaque os aspectos positivos e relevantes da ludicidade desenvolvida em sala de aula.
RESPOSTA:
Para que o lúdico tenha fins pedagógicos é fundamental que os professores saibam organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído.
Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém esta jogando esta executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo.
O jogo é o meio básico para promover o desenvolvimento físico motor. O equipamento utilizado e os espaços pensados para o jogo são fundamentais na motivação de diferentes tipos de jogos motores. A introdução de jogos estruturados para o estímulo ao desempenho físico-motor nunca foi tão importante quanto hoje em dia, em que o tempo para o jogo infantil se vê comprometido por atividades sedentárias, como assistir televisão e brincar com jogos no computador.
2)   Atente para a seguinte situação:
‘’ A literatura infantil, nessa medida, é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela da conta de uma tarefa a que está cultura a de ‘’ conhecimento do mundo e do ser’’ [.de c..]
E vai mais além  propicia elementos para uma emancipação pessoal, o que é a finalidade implícita do próprio saber’’.
Em função da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro – base METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL  sobre a classificação da literatura infantil como pedagógicas ou emancipatórias , responda, de forma sucinta, á seguinte questão.
Aponte ás particularidades que diferenciam as obras literárias que apresentam um caráter pedagógico daquelas que apresentam um caráter emancipatório
RESPOSTA: 
São pedagógicas aquelas que têm como objetivo maior ensinar algo a criança para um determinado comportamento. Já as narrativas emancipatórias  alimentam a criatividade, a curiosidade e a fantasia do leitor, propondo-lhe diferentes perspectivas sobre a realidade e o mundo que o circunda. PG87
3)   Leia atentamente o seguinte extrato de texto:
‘’ O professor de Educação infantil [...] identifica no seu grupo de crianças uma ou mais crianças que não conseguem ou têm dificuldade  para realizar algumas  atividades com facilidade. Em alguns casos, o professor pode estar diante de uma criança cuja dificuldade de ordem psicomotora é vista como um insucesso’’.
Segundo o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , discorra sobre lateralidade.
RESPOSTA: 
A lateralidade se caracteriza pela habilidade de identificar partes do corpo do lado direito e esquerdo , mas também das partes superior e inferior. Assim, a criança que tenha dificuldade nessa habilidade não tem independência de movimentos da parte superior e inferior ou seja, não consegue coordenar os movimentos de ambas as partes do corpo,o que interfere também na sua atenção e concentração durante a aula.
4)    Leia o seguinte extrato de texto:
‘’ Os objetos tem uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito ás ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento’’. 
De acordo com o livro – base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA , resuma a perpectiva de Vygotsky sobre o jogo de regras.
R: Os jogos de regras possuem conteúdos inerentes e podem auxiliar em várias áreas do currículo escolar.
As situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois, em situações de brincadeiras, as crianças imitam papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social. 
Toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
5)   Considere o extrato de texto a seguir:‘’Pode – se perguntar, pois, por que o discurso didático esvazia o texto literário de seu potencial, congelando – o em definições e classificações, ou usando o conhecimento,  ensinar regras morais [...]. Em nome da literatura, tais procedimentos, muito usados nos livros didáticos, como já analisado por Magda S. ‘’ escolarização inadequada’’, acabam por deformar o leitor ou afastá – lo do texto definitivamente’’.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro – base METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL responda de forma sucinta, á seguinte questão:No que consiste o fenômeno que foi apresentado no livro – base como a ‘’ literatura escolarizada’’? Explique esse fenômeno , apresentando suas particulares no processo de ‘’literatizar a escolarização infantil ‘’ , apresentando as diferenças entre ambos.RESPOSTA: 
A literatura é extremamente importante na formação dos leitores, pois, ao mesmo 
tempo em que transforma e amplia ideias, instiga sentimentos e sensações. Com isso, as 
escolas têm o dever de incluir e incentivar a literatura, para auxiliar seus alunos no 
conhecimento não apenas das obras literárias, mas também na sua cognição e nas suas 
emoções. 
A maneira pela qual a escola toma para si a literatura infantil faz dela uma literatura 
escolarizada
Sendo assim, o professor pode criar uma forma pedagógica, didática, para trabalhar a 
literatura, tornando-
a algo interessante, que faça com que os alunos tenham prazer em estudá-la. É necessário não ficar apenas na leitura e exercícios mecânicos relacionados aos textos 
literários, é importante que o educador elabore dinâmicas e atividades ligadas à prática que 
realmente façam sentido para o educando.

Outros materiais