Buscar

Histologia LAB Sistema End crino 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �2�
SISTEMA ENDÓCRINO I
1 - OBJETIVOS
1.1-Identificar as partes que dividem a hipófise, considerando sua diferente origem embriológica.
1.2-Analisar a estrutura microscópica da adeno e neurohipófise:
1.3-Correlacionar os tipos celulares da adenohipófise com os diferentes tipos de hormônios secretados;
1.4-Estudar a estrutura microscópica das ilhotas de Langerhans e a ultraestrutura dos seus principais tipos celulares.
2 - MATERIAL
2.1-Lâmina Nº 61 – Hipófise - Humana - PAS - H - Orange G.
2.2-Eletromicrografia Nº 57 - Células do lóbulo anterior da hipófise.
2.3-Lâmina Nº 62 – Pâncreas – Coelho - Hematoxilina crômica - Floxina.
2.4-Eletromicrografia Nº 13 - Células pancreáticas endócrinas.
3 - ATIVIDADES
3.1-Na lâmina Nº61 de hipófise, pode-se distinguir a olho nu, ou com a objetiva de menor aumento, que é um órgão maciço e constituído por duas regiões diferentes, no que diz respeito a seu aspecto e extensão. Existe uma região mais extensa e bem corada, formada por pequenos aglomerados ou acúmulos de células separadas por uma pequena quantidade de tecido conjuntivo e que constitui a adenohipófise. Nessa lâmina, é observável o denominado lóbulo anterior no qual podem ser identificados três tipos celulares em relação a sua coloração: amarelas, vermelhas e claras. Também é possível reconhecer facilmente outra região, mais pálida e de aspecto fibrilar, que corresponde à neurohipófise. Na periferia, o tecido conjuntivo condensa-se, constituindo a cápsula. Analise no maior aumento cada uma das regiões anteriormente descritas. As células do lóbulo anterior se dispõem em ninhos ou grupos grosseiramente arredondados, de tamanho desigual e que se encontram rodeados por escassa quantidade de tecido conjuntivo no qual podem ser identificados capilares fenestrados, amplos, em grande quantidade e cheios de hemácias, constituindo ampla rede vascular ao redor das células secretoras. As células coradas em vermelho são as células PAS + (tireotróficas, gonadotróficas e corticotróficas) e se encontram em pequeno número. As células redondas coradas em amarelo ou laranja são as células Orange G + (somatotróficas e mamotróficas). Essas células são maiores e em maior quantidade. Por último, identifica-se um terceiro tipo de célula, constituído por células claras (cromófobas), redondas, localizadas entre as vermelhas e amarelas. Note que a distribuição em grupos celulares não é regular, podendo-se ver que um ou outro tipo celular predomina em determinadas regiões. Observe agora a neurohipófise e constate a presença de fibras nervosas que conferem o aspecto fibrilar à região. Sua visualização é difícil porque a preservação não é boa. Entretanto, podem ser vistos núcleos de células endoteliais e de pituicitos sem diferenciá-los. Constate a ausência de corpos de neurônios.
3.2-A eletromicrografia Nº57 mostra três tipos celulares diferentes da adenohipófise: somatotróficas, corticotróficas e mamotróficas. Observe a forma e o tamanho dos seus grânulos de secreção.
3.3-Na lâmina Nº62 identifique o corte de uma glândula (pâncreas) na qual podem ser observados inúmeros ácinos (pâncreas exócrino). Entre os grupos de ácinos são vistas formações arredondadas ou ovais, mais claras com essa técnica de coloração, que correspondem às ilhotas de Langerhans (pâncreas endócrino). Em maior aumento repare que as ilhotas estão formadas por cordões celulares densamente agrupados e rodeados por capilares sangüíneos. Note a inexistência de ductos excretores nestas ilhotas. Analise os tipos celulares dentro das ilhotas. Reconheça que a maior proporção corresponde a células coradas em azul claro (células () e que em geral ocupam o centro da ilhota. Na periferia de algumas ilhotas, podem ser identificadas células coradas em rosa que correspondem às células (. Note que essas células se encontram em pequeno número.
3.4-Na eletron-micrografia Nº13, porções de duas células exócrinas acinosas pancreáticas, escuras, com sistema de membranas intracelulares (RE) e ribossomos associados contrastam com o citoplasma pouco corado das células endócrinas pancreáticas. Essas últimas caracteristicamente encontram-se perto dos capilares sangüíneos (cp). Note que o endotélio (En) forma uma delgada, mas completa, camada celular. Observe a existência de uma membrana basal (BM) que sempre constitui parte da barreira entre o sangue e o tecido endócrino. Observa-se ainda, uma célula beta na qual não são vistos os grânulos de secreção, os quais podem ter sido dissolvidos durante a preparação do material. No citoplasma que rodeia o núcleo esférico (N) existem poucas cisternas do retículo endoplasmático rugoso (ER(), mitocôndrias esféricas (M) e um número considerável de vesículas do retículo endoplasmático liso (SER). Veja que as células alfa contem densos grânulos de secreção (SD) rodeados por membrana. A citoarquitetura dessa célula é semelhante à da célula beta, mas os núcleos são de contorno menos regular (*).

Outros materiais