Buscar

Histologia LAB Tecido cartilaginoso e sseo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �2�
 TECIDO CARTILAGINOSO
 E ÓSSEO
1- OBJETIVOS
1.1-Analisar a estrutura dos diferentes tipos de tecidos cartilaginosos.
1.2-Analisar a estrutura do tecido ósseo composto.
1.3-Correlacionar a estrutura com as funções de tais tecidos.
1.4-Estudar alguns aspectos ultra-estruturais.
2- MATERIAL 
2.1-Lâmina N(14 - Cartilagem hialina - Laringe – Cão - H.E.
2.2-Eletromicrografia N(15 - Condrócitos.
2.3-Lâmina N(15 - Cartilagem elástica - Laringe - Cão - Fuccina-Resorcina Weigert
2.4-Lâmina N(16 - Cartilagem fibrosa - Coluna Vertebral - Tricrômico de Marson
2.5-Lâmina N(17 - Osso compacto - Cão - Desgaste - corte transversal - Prata Safranina.
3- ATIVIDADES
3.1-Lâmina N(14-Topograficamente trata-se de uma secção de laringe, apresentando segmentos de cartilagem hialina. Na periferia desta cartilagem reconheça o pericôndrio constituído de tecido conjuntivo fibroso. Na camada interna desse tecido, naquela voltada para a cartilagem, observe a progressiva transformação de fibroblastos em condroblastos, e estes em condrócitos (crescimento aposicional da cartilagem). No maior aumento, no tecido cartilaginoso, veja os condrócitos no interior de cavidades (lacunas) as quais se mostram rodeadas por um anel de matriz intercelular intensamente basofílica, constituindo a denominada cápsula. A matriz também se apresenta um pouco mais basofílica nas vizinhanças e entre os condrócitos em grupos (matriz territorial). A menor basofilia se encontra nas regiões da matriz mais afastada dos condrócitos isolados ou em grupos (matriz interterritorial). Explique porque os condrócitos apresentam-se distorcidos, retraídos. Observe a disposição dos condrócitos em grupos isogênicos e lembre o mecanismo de formação (crescimento intersticial da cartilagem). Ao nível da substância fundamental, observe o aspecto homogêneo da mesma e recorde sua composição química e as suas propriedades tintoriais.
3.2-Na eletromicrografia N(15 observam-se detalhes ultraestruturais de condrócitos incluídos na matriz cartilaginosa traqueal. Os limites das células são irregulares e o retículo endoplasmático rugoso (granular) é bem desenvolvido.
3.3-Lâmina N(15 - Secção de laringe onde se observam segmentos de cartilagem elástica e hialina. A cartilagem elástica apresenta-se com número de células proporcionalmente maior e exibe numerosas fibras elásticas coradas pela Fuccina-Resorcina, dispostas em forma de rede entre os condrócitos, sendo mais visíveis nas bordas da cartilagem ligadas ao pericôndrio. Algumas lacunas estão dispostas em pares separadas por fina placa de matriz. Isto reflete o crescimento intesticial da cartilagem: as células se afastaram uma da outra e secretaram a placa de matriz cartilaginosa entre as duas lacunas. Com a continuação da secreção da matriz, as células ficam ainda mais separadas entre si.
3.4-Na lâmina N(16, observe entre os corpos vertebrais (tecido ósseo esponjoso) a presença de cartilagem fibrosa corada predominantemente em azul pelo Tricrômico de Marson, em virtude da presença de tecido conjuntivo denso colagenizado, onde há riqueza de fibras colágenas dispostas em feixes irregulares. Portanto, o tecido tem uma aparência fibrosa e com poucos fibroblastos (núcleos alongados). A substância fundamental é escassa, misturando-se ao tecido conjuntivo fibroso. Os condrócitos são observados em lacunas e dispostos em grupamentos alongados ou em fileiras de uma só célula.
3.5-Na lâmina N(17 o que se observa na realidade é a estrutura mineral do tecido ósseo compacto de uma secção transversal de diáfise de osso longo. Topograficamente reconheça a disposição em lâminas paralelas característica do tecido ósseo compacto. Identifique os ósteons ou sistemas de Havers, de tamanhos variados, e os sistemas fundamentais: intersticial, interno e externo. No ósteon, identifique o canal de Havers de localização central. Eventualmente, perceba as comunicações entre os canais de Havers adjacentes, que podem representar os canais de Volkman. Observe a presença de lacunas vazias, achatadas, paralelas e concêntricamente entre as lâminas (lamelas) de matriz óssea (substância fundamental e fibras colágenas paralelas) mineralizada. No tecido vivo cada lacuna contém um osteócito. No maior aumento, identifique os canalículos (em negro) dispostos radialmente em relação ao canal de Havers. No tecido vivo, tais canalículos estão ocupados pelos prolongamentos dos osteócitos. Lembre o papel que desempenham tais estruturas. Na periferia do ósteon, pode-se reconhecer uma linha cementante, não mineralizada.

Outros materiais