Buscar

Histologia LAB Tecido Conjuntivo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �2�
 TECIDO CONJUNTIVO I
 Células
1- OBJETIVOS
1.1-Analisar os distintos componentes do tecido conjuntivo: substância fundamental, células e fibras.
1.2-Compreender o conceito morfofuncional do tecido conjuntivo vascular.
1.3-Relacionar a estrutura do tecido conjuntivo com suas funções nutridoras, defensivas, imunitárias, etc.
1.4-Estudar a estrutura das células do tecido conjuntivo.
1.5-Estudar algumas das técnicas histológicas especiais que se empregam classicamente para estudar o tecido conjuntivo.
2- MATERIAL
2.1-Lâmina Nº 06 - Tecido conjuntivo frouxo e denso - Glândula mamária inativa - Humana - HE- 
2.2-Eletromicrografia Nº 21 - Tecido conjuntivo frouxo 
2.3-Lâmina Nº 09 - Tecido conjuntivo subcutâneo - Rato - Método de extensão - Tionina
2.4-Eletromicrografia Nº 27 - Mastócito
2.5-Lâmina Nº 10 - Macrófago - Fígado - Tinta Nanquim-Hematoxilina
2.6-Lâmina Nº 11 - Linfócitos, plasmócitos e macrófagos - Linfonodo - HE
2.7-Eletromicrografia Nº 33 - Plasmócito
3 - ATIVIDADES
3.1-Na lâmina Nº06 de glândula mamária inativa, observam-se estruturas canaliculares constituídas por um epitélio glandular. Tais estruturas canaliculares se dispõem em grupos no interior de áreas delimitadas, de forma mais ou menos nítida, por bandas de tecido conjuntivo fibroso. Entre as estruturas tubulares, visualizamos claramente um tecido conjuntivo frouxo muito celular. Neste tecido conjuntivo frouxo há uma substância fundamental amorfa entre as células, o que constitui uma das suas principais características morfológicas. Observe o aspecto que adquire o material colágeno nas preparações simplesmente coradas com HE, onde as fibras aparecem como estruturas coradas com a eosina. Note que o material elástico não é evidenciado nesta preparação, como tão pouco o é a trama de fibrilas reticulares. Além disso, há abundantes estruturas vasculares, que constituem uma verdadeira unidade morfológica e funcional com o tecido conjuntivo frouxo. Observe que a densidade de fibras e de células do tecido conjuntivo é variável em diferentes zonas do corte, o que confere ao tecido conjuntivo um polimorfismo característico. Identifique entre os feixes de fibras colágenas, os núcleos de fibroblastos, densamente corados e de forma fusiforme. Note que não é visto o citoplasma dessas células. Medite acerca da relação existente entre os fibroblastos e as fibras colágenas.
3.2-Na eletromicrografia Nº21, de tecido conjuntivo frouxo, observe que, entre as células epiteliais (Ep) e o conjuntivo, existe uma membrana basal (BM). Também são observadas fibras de músculo liso (SM) e uma arteríola (Ar) com uma luz forrada por células endoteliais (En). Perto do vaso podem ser identificadas secções transversais de fibras nervosas (NF) envoltas pelo citoplasma de uma célula de Schwann (SC). O núcleo (N) de fibroblasto está cercado por uma delgada camada de citoplasma que pode se estender na substância fundamental como processos delgados e aplanados (F). Ao redor do fibroblasto e longe dele, encontram-se numerosas fibrilas colágenas (Co). Em detalhe no círculo, observa-se a estriação transversal presente nestas fibrilas colágenas.
3.3-Na lâmina Nº09, de tecido conjuntivo subcutâneo, comece por reconhecer, com o menor aumento, a substância fundamental amorfa, as fibras e as células. Observe também a presença, em certas zonas, de vasos sangüíneos. No maior aumento, identifique os seguintes tipos celulares:
a)Fibroblastos: são abundantes, apresentam núcleos de aspecto variável segundo incidência da observação. Recorde que estamos na presença de um estendido e não de um corte e, portanto, as células se observam inteiras. Quando observados de frente, os fibrócitos são células de citoplasma pouco tingido e de núcleo pálido e ovalado, com cromatina disposta em finos grânulos, e um ou mais nucléolos. Quando observados de perfil (devido ao fato de que o fibroblasto é uma célula aplanada), adotam um aspecto fusiforme. 
b)Macrófagos: aparecem como células de núcleo arredondado, com identações na maioria dos casos. Com esta técnica não são facilmente reconhecíveis.
c)Mastócitos: dispõem-se fundamentalmente ao redor dos vasos sangüíneos em acúmulos característicos. São células grandes. Nesta preparação reconhecemos facilmente por apresentarem um citoplasma abarrotado de granulações grandes, bem evidentes, tingidas (metacromaticamente) na cor púrpura com a tionina. O núcleo (corado ortocromaticamente) é pequeno e se encontra coberto pelas abundantes granulações púrpuras. Recorde o significado de orto e metacromasia e as razões físico-químicas que explicam ambos fenômenos. Recorde também a natureza química da secreção contida nos grânulos dos mastócitos.
3.4 -Na eletromicrografia Nº 27, observe a ultraestrutura do mastócito. Repare a inexistência de uma membrana limitando os grânulos de secreção, não polarizados, de células livres, diferentemente de outras células secretoras (nos epitélios glandulares, por exemplo), nas quais a secreção está limitada a um pólo celular.
3.5-Na lâmina Nº10, identifique com os aumentos médio e grande, a presença de macrófagos (fagócitos), reconhecidos pela presença de granulações escuras no interior dos seus citoplasmas correspondendo ao corante captado por estas células. Neste caso, a tinta Nanquim atua como corante vital. Recorde o significado de corante vital e supra-vital.
3.6-Na lâmina Nº11, que representa um corte de linfonodo, identifique apenas as seguintes células: linfócitos, plasmócitos e macrófagos.
3.7-A eletromicrografia Nº33, corresponde a um plasmócito. Observe que se repete o padrão de sistemas membranosos intracelulares comuns a células que secretam proteínas. A basofilia do citoplasma observada ao microscópio óptico, se deve à presença de numerosos ribossomos associados à superfície de cisternas e vacúolos do retículo endoplasmático. O complexo de Golgi justanuclear está constituído por um agregado de elementos de paredes lisas e numerosas vesículas. Seu grande volume reflete a atividade secretora da célula. A cromatina do núcleo está condensada abaixo da membrana nuclear conferindo ao núcleo o aspecto de roda de carroça.

Outros materiais