Buscar

Histologia LAB Tecido Sangu neo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �3�
TECIDO SANGÜÍNEO
1- OBJETIVOS
1.1- Confeccionar um esfregaço de sangue periférico seguindo os padrões rotineiros de laboratório.
1.2- Reconhecer as principais células do sangue periférico: eritrócitos, neutrófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos.
1.3- Identificar as particularidades de algumas células à microscopia eletrônica.
2- MATERIAL
2.1- Figura- Confecção e aspecto de um esfregaço de sangue periférico
2.1- Lâmina N(26- Esfregaço de sangue periférico - HE.
2.2- Eletromicrografia N(16- Eritrócito e Eritroblasto
2.3- Eletromicrografia N( 23- Eosinófilo
3- ATIVIDADES
3.1- Confecção de um esfregaço de sangue periférico. 
3.1.1- Colocar uma gota de sangue na extremidade de uma lâmina bem limpa e seca.
3.1.2- Usando outra lâmina (distensora) colocada a 45 graus em relação à primeira, aproximá-la da gota, permitindo que o sangue toque e se espalhe pelo vértice do ângulo. Deslizá-la rapidamente em sentido contrário, com movimento uniforme, mantendo a mesma angulação e o contato entre as duas lâminas.
3.1.3- Secar imediatamente o esfregaço agitando-o no ar.
3.1.4- Rotular o esfregaço, com lápis, na porção correspondente à cabeça do mesmo, para que a lâmina não se perca.
3.1.5- O processo de coloração pode ser variável.
Aspecto - Os elementos celulares do sangue, espalhados em camada única sobre a superfície de uma lâmina, quando fixados e tratados por corantes especiais, adquirem morfologia e coloração adequadas para o estudo microscópico detalhado e preciso. Os esfregaços fornecem uma distribuição irregular dos elementos celulares. As células maiores correspondem à série mielóide, acumulando-se nas margens e cauda da preparação. As células menores correspondem à série linfóide e tendem a uma distribuição central. A cabeça do esfregaço corresponde à parte inicial, onde foi depositada a gota de sangue; a porção média o corpo e a parte final a cauda. Como um todo, é formado por um aglomerado de células na porção inicial, que se espalham uniformemente e gradativamente até a porção final, onde os elementos são vistos isoladamente. Esse é o local adequado para o estudo das células.
OBS.- Veja figuras ilustrativas na próxima página, para facilitar o estudo.
3.2 - Na lâmina 26, de esfregaço sangúíneo, a observação das células só poderá ser realizada com a objetiva de 40 X. Portanto, não utilize a objetiva de 100 X, que necessita de óleo de imersão. Identifique:
3.2.1-Os eritrócitos ou hemácias de coloração avermelhada, por conta da riqueza em hemoglobina que é corada pela eosina. Note sua forma bicôncava e a ausência de núcleo celular. 
3.2.2-Os leucócitos que serão aqui descritos por ordem de freqüência em relação a sua quantidade no sangue:
 Os neutrófilos com núcleo evidente apresentando três (às vezes duas) lobulações. Seu citoplasma possui grânulos que não se coram com tanta intensidade.
 Os linfócitos com pouco citoplasma, núcleo arredondado densamente corado.
 Os eosinófilos com núcleo bilobulado, às vezes semelhante ao neutrófilo, mas dotado de um citoplasma rico em grânulos que se coram intensamente pela eosina. Por esse motivo são chamados de eosinófilos.
 Os basófilos que são células muito dificilmente encontradas, dada a sua porcentagem no sangue periférico ser de zero a 1%. Seu núcleo costuma ser em U ou em J. Seu citoplasma está repleto de grânulos muito densos que, geralmente, obscurecem o núcleo celular. O nome desses leucócitos está relacionado com a intensa basofilia conferida pelos grânulos citoplasmáticos ricos em histamina e heparina.
3.2.3-As plaquetas, pequenas e de forma irregular, que aparecem em acúmulos de corpúsculos corados levemente pela hematoxilina.
Recorde a função de cada um desses componentes celulares sangüíneos.
3.3 - Na eletromicrografia N°16, observe um eritrócito com sua membrana limitante (PM), que encerra material constituído principalmente por hemoglobina (H). Esse pigmento respiratório é notável pela sua densidade, devido a seu conteúdo férrico. O núcleo já foi eliminado e as mitocôndrias desintegraram-se. As poucas partículas que podem ser observadas podem ser restos de ribossomas. Logo abaixo observe um eritroblasto basófilo, comum nos tecidos hematopoiéticos. A diferença para o eritrócito é que ainda possui núcleo (N), algumas mitocôndrias (M) e pequenos grupos de ribossomas (R), separados por um estroma no qual vai se acumulando a hemoglobina (*). Essa eletromicrografia foi realizada a partir de um corte de fígado de embrião de rato.
3.4 - Na eletromicrografia N°23, observa-se um eosinófilo. Note o núcleo bilobulado (N). Veja no citoplasma periférico, várias cisternas de retículo endoplasmático (ER), que possuem material amorfo de baixa densidade e com numerosos ribossomas em sua superfície. Os componentes mais evidentes são os numerosos grânulos (Gr) característicos desse tipo de leucócito. Esses grânulos compostos por uma matriz de densidade média, são discos biconvexos cercados por membrana delgada. Na região equatorial desses grânulos, perceba um ou mais bastões de material denso e cristalóide (*), cuja função ainda não foi determinada. 
_1183307182.unknown

Outros materiais