Buscar

Resenha – Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poliana Lourenço Braga – 16/0072107
Análise Organizacional, Sistemas e Métodos – turma C
Resenha – Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil
	Em entrevista a HSM Management, o empresário Jorge Paulo Lemann conta o que diferencia uma cultura gerencial competitiva e feita para durar, um pouco de sua história como empreendedor e os 18 princípios desenvolvidos por ele e seus sócios, Marcel Telles e Carlos Alberto, que são apontados como responsáveis pelo sucesso de suas empreitadas.
	O texto começa relatando como a cultura importada das grandes empresas internacionais, hoje, abrasileirada, é exportada e vem sendo sinônimo de sucesso. Dos 18 princípios básicos dessa cultura, metade são sobre as pessoas. Outro aspecto que chama atenção é a comum “alegria motivacional” para os brasileiros. Esse costume alegre e comum para nós, em breve acabará fazendo o mercado internacional relacionar a cerveja com samba e futebol ao invés de pubs e bergatens.
	Ao ser questionado, Lemann conta que se arriscar é necessário. AmBev estava consolidada sozinha no mercado nacional, mas mesmo assim ele e seus sócios decidiram dar um passo grande para fora em busca de internacionalização, se tornando InBev, para que não ficassem isolados dentro das grandes consolidações que acontecem no mundo.
	Essa cultura, que deu um susto nos europeus ao perceberem que os “atrasados” brasileiros tinham muito a ensinar, teve origem no Banco Garantia, onde trabalhavam Lemann e alguns sócios. “Foi uma cultura que desenvolvemos copiando pessoas que achávamos eficientes e adaptando a nossa maneira de ser”, de acordo com Lemann. Ele também destaca que para ele pessoas exemplares eram “de um bom senso colossal, simples e equilibradas”.
	Lemann responsabiliza a durabilidade de sua sociedade porque os três sócios tinham plena consciência de que fariam muito mais estando juntos. E não considera que foram corajosos em todo esse tempo, apenas aproveitaram as oportunidades e souberam escolher bem.
	Paixão pelo que faz também é tido como chave para o sucesso, no caso dele, a paixão está na gestão, em juntar forças e gerar resultado. Para Lemann, o melhor perfil não é um apenas, mas é preciso ter sonho grande e capacidade de envolver as pessoas em sua volta.
	Lemann encerra a entrevista bastante otimista com o cenário atual. Para ele, ver empresas familiares abrindo seu capital “é uma das melhores coisas dos últimos anos na economia brasileira”. Quanto ao Brasil e o mundo, Lemann se mostra encantado com as maravilhas que a tecnologia tem proporcionado, a praticidade e a facilidade de comunicação. Os jovens de hoje são melhores do que eles eram quando mais novos, e o Brasil é maravilhoso em termos de oportunidade.

Outros materiais