Buscar

Questões sobre História e Educação

Prévia do material em texto

Ref.: 201704461188
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:
		
	
	os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
	 
	cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
	
	a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
	
	a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
	
	os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.
	
	 
	Ref.: 201704148173
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir de 1964 a educação brasileira passa a ter contornos cada vez mais autoritários. Assinale o item que contempla iniciativas do governo nessa fase: I. A Reforma Universitária, através da Lei n. 5540, que institui currículos flexíveis, cursos parcelados/semestrais e o sistema de créditos; II. O fim dos vestibulares unificados e a democratização do acesso ao ensino superior; III. A extinção da cátedra e a criação de mecanismo de controle burocrático centralizado pelo Reitor.
		
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente a opção I está correta.
	
	Somente as opções II e III estão corretas.
	
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201703502715
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em 1929, a História recebe uma grande contribuição com o chamado "grupo dos Annales". Assinale a única opção que NÃO apresenta ideias compatíveis com os Annales.
		
	
	A necessidade de perceber a História como um diálogo permanente entre passado e presente.
	
	A importância de se aproximar a História das demais ciências sociais para o seu enriquecimento.
	 
	Os Annales priorizaram descrever o documento em si ao invés de problemátizá-lo.
	
	A construção de temporalidades múltiplas não se restringindo ao tempo simples e linear, como demonstrou em especial o historiador Braudel.
	
	O grupo defendeu a utilização de fontes diversificadas, como vestígios arqueológicos, tradição oral, fotos não se limitando às fontes escritas oficiais.
	
	 
	Ref.: 201704127853
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A história escrita como uma grande sucessão de acontecimentos baseados em fatos isolados e grandes feitos é tratada como distante e conveniente à manutenção da ordem. Qual concepção é apontada na descrição acima?
		
	
	Marxista
	 
	Annales
	 
	Positivista
	
	Tomista
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	 
	Ref.: 201703573898
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	1) Em 1929, a História recebe uma grande contribuição com o chamado ¿grupo dos Annales¿. Assinale a única opção que NÃO apresenta idéias compatíveis com os Annales.
		
	
	1 - A necessidade de perceber a História como um diálogo permanente entre passado e presente.
	
	2 - A construção de temporalidades múltiplas não se restringindo ao tempo simples e linear, como demonstrou em especial o historiador Braudel
	 
	4 - Os Annales priorizaram descrever o documento em si ao invés de problemátizá-lo.
	
	5 - O grupo defendeu a utilização de fontes diversificadas, como vestígios arqueológicos, tradição oral, censos, fotos etc não se limitando às fontes escritas oficiais.
	
	3 - A importância de se aproximar a História das demais ciências sociais para o seu enriquecimento.
	
	 
	Ref.: 201704148106
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o cenário no qual estava inserida as mudanças da educação no Brasil na década de 1920, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Um importante movimento de contestação deste período foi a Semana de Arte Moderna.
	 
	A década de 1920 foi marcada pelo início da ditadura militar getulista que deu início as reformas educacionais tecnicistas.
	
	Ao longo dos anos 20, alguns estados brasileiros promoveram reformas educacionais inspirados nos princípios escolanovistas.
	
	No campo educacional, surgiu, em 1924, a Associação Brasileira de Educação, ABE, fundada por Heitor Lira.
	
	Os anos 20 do século XX foram impregnados por diferentes atos políticos e culturais de contestação no cenário nacional.
	
	 
	Ref.: 201704380691
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A disciplina História da Educação compõe o conjunto de saberes fundamentais no desenvolvimento da formação do futuro pedagogo, assim permite a esse professor-pesquisador compreender:
		
	
	O verdadeiro contexto educacional da Roma e da Grécia.
	
	Somente as práticas pedagógicas do Brasil.
	
	Os projetos que acontecem nas escolas da antiguidade.
	 
	O processo educacional experimentado nas diferentes sociedades humanas.
	
	Práticas pedagógicas do mundo ocidental.
	
	 
	Ref.: 201703502721
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Perguntas de um trabalhador que lê: "Quem construiu a Tebas das sete portas? Nos livros constam os nomes dos reis Os reis arrastaram os blocos de pedra? (...) A grande Roma está cheia de arcos de triunfos. Quem os levantou? (...) O jovem Alexandre conquistou a Índia. Ele sozinho? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu, além dele? Uma vitória a cada página. Quem cozinhava os banquetes da vitória? Um grande homem a cada dez anos Quem pagava suas despesas? Tantos relatos. Tantas perguntas". (Bertold Brecht 1898, 1956 ) No poema, há uma forte crítica a uma determinada maneira de se encarar a História. Assinale a única opção coerente com o pensamento de Bertold Brecht:
		
	
	Brecht identifica-se com a concepção dos Annales ao destacar a ação dos reis no processo histórico
	
	Brecht, ao valorizar a ação de Frederico II, sintoniza-se com a visão marxista da História.
	 
	Brecht resgata a importância dos homens simples no fazer histórico, sintonizando-se com o positivismo.
	 
	Brecht mostra afinidade com a concepção marxista ao apontar a importância dos anônimos na construção da história.
	
	Brecht, ao destacar a importância da ação de Alexandre na conquista da Índia, aponta o papel fundamental dos grandes homens, coerente com o positivismo.

Continue navegando