Buscar

Relatório de Estágio em Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
MARIA ISABEL DE JESUS DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
Salvador
2017
MARIA ISABEL DE JESUS DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental – 7º semestre.
Orientador: Profª. Ms Silvia Maria Reis dos Santos
Tutor eletrônico: Salete Regina Lugle
Tutor de sala: Cristiane Ramalho Ribeiro
Salvador
2017
�
sumário
1 INTRODUÇÃO	03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO	04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional	04
	
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO	05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio	05
3.2 A Rotina.................	05
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução		07
4.2 Dados Gerais do Projeto	07
4.3 Referencial Teórico	08
4.4 Planos de Aula da Intervenção	08
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	12
MOSTRA DE ESTÁGIO	12
REFERÊNCIAS	13
�
1 INTRODUÇÃO 
A crescente preocupação com a qualidade de vida envolve a preocupação ambiental, pois a sociedade, por meio da evolução científica e tecnológica, descobriu que as condições ambientais são importantes para a saúde e para o seu bem-estar, tanto em curto, como também em longo prazo. Segundo a Teoria de Gaia (Lovelock 2006), o planeta Terra é um sistema auto-regulador, constituído da totalidade dos organismos, rochas da superfície, oceano e atmosfera estreitamente unidos. Este sistema está em contínuo processo de evolução, com o objetivo da manutenção do equilíbrio das condições de superfície, para que sejam sempre as mais favoráveis possíveis à vida. 
A qualidade do ar nas grandes cidades, a ausência de contaminantes na água e no solo, a preservação da biodiversidade são quesitos que os cálculos econômicos não contemplam, mas que representam a garantia da saúde humana e o bom desempenho do ser humano na realização de suas atividades (Tarantino 2008; Redação Época 2009; Varella 2009). A obra pioneira de Rachel Carson (1962), “Primavera Silenciosa”, representou um marco na ecologia, apontando para os problemas decorrentes da contaminação ambiental, por produtos químicos, procedente das atividades humanas. Posteriormente, o escrito de Colborn et al. (2002), “O futuro roubado”, reuniu as alarmantes evidências, obtidas em estudos de campo, experimentos de laboratório e estatísticas humanas, para tratar em termos científicos, mas acessíveis para todos, o caso deste novo perigo. Sendo assim devemos buscar desenvolver açoes junto a nossas crianças para a conservação do mesmo atraves da sustentabilidade.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
A Escola Municipal Santa Rita foi construido levando em consideração as práticas e necessidades da comunidade escolar, as diretrizes nacionais, normas, regulamentos e orientações curriculares e metodologias do seu sistema. Sistema municipal garantindo assim o acesso e permanencia do aluno na escola; gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, qualidade do ensino, organização e integração curricular, escola/família/comunidade; autonomia de forma duradoura.
A escola trabalha em sua metologia projetos por bimenstre e a efetivação da educação inclusiva, a mesma neste ano de 2017. 
Conteplando assim a sua função social a nível de instituição da educação como um todo, buscando envolver na logistica do projeto a comunidade, ou seja família. 
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O ingresso no Ensino Fundamental necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis. 
Na Idade Média, a criança era considerada um pequeno adulto, que executava as mesmas atividades dos mais velhos. As mesmas possuíam pequena expectativa de vida por causa das precárias formas de vida. O importante era a criança crescer rápido para entrar na vida adulta.
A partir da segunda metade do século XVII, a política escolar retardou a entrada das crianças nas escolas para os dez anos. A justificativa para isso era que a criança era considerada fraca, imbecil e incapaz.criança precisava ser cuidada para uma atuação futura. 
A sociedade capitalista, através da ideologia burguesa, caracteriza e concebe a criança como um ser a-histórico, a-crítico, fraco e incompetente, economicamente não produtivo, que o adulto deve cuidar. Isso justifica a subordinação da criança perante o adulto. Na educação, cria-se o primário para as classes populares, de pequena duração, com ensino prático para formação de mão-de-obra; e o ensino secundário para a burguesia e para a aristocracia, de longa duração, com o objetivo de formar eruditos, pensantes e mandantes. No final do século XIX, difunde o ensino superior na classe burguesa. 
As aspirações educacionais aumentam à proporção em que ele acredita que a escolaridade poderá representar maiores ganhos, o que provoca freqüentemente a inserção da criança no trabalho simultâneo à vida escolar. (...) A educação tem um valor de investimento a médio ou longo prazo e o desenvolvimento da criança contribuíra futuramente para aumentar o capital familiar. (Sônia Kramer, 1992 - p23) 
E por causa da fragmentação social, a escola popular se tornou deficiente em muitos aspectos. O padrão de criança era a criança burguesa, mas nem todas eram burguesas, nem todas possuíam uma bagagem familiar aproveitada pelo sistema educacional. E para resolver esse problema, criou-se os programas de cunho compensatório para suprir as deficiências de saúde, nutrição, educação e as do meio sócio cultural.
Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica. 
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 
O Projeto politico e pedagógico da Escola Municipal Santa Rita foi construido levando em consideração as práticas e necessidades da comunidade escolar, as diretrizes nacionais, normas, regulamentos e orientações curriculares e metodologias do seu sistema. Sistema municipal garantindo assim o acesso e permanencia do aluno na escola; gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, qualidade do ensino, organização e integração curricular, escola/família/comunidade; autonomia de forma duradoura.
A escola trabalha em sua metologia projetos por bimestre e a efetivação da educação inclusiva, a mesma neste ano de 2017. Os projetos foram os seguintes:
Sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Conteplando assim a sua função social a nível de instituição da educação como um todo, buscando envolver na logistica do projeto a comunidade, ou seja família.
A Escola Municipal Santa Rita, possui uma área de 2.889m2 foi construida no ano de 1996, pelo prefeito Pimentel. Através de Conder (Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). Com objetivo de atender aos moradores do conjuto habitacional Parque Santa Rita, com uma população de 3.500 entre casas e arpatamentos.
A instituição funciona atualmente com dois turnos: matutino e vespertino, totalizando486 alunos. Sua estutura é composta de 10 salas, 09 banheiros, 01 sala de professor., uma cantina e biblioteca. Secretaria e direção. Sendo que 03 salas funciona a educação infantil e as demais salas fundamental I. em 1998, houve uma segunda inauguração da mesma pelo gestor Roberto Muniz, que aconteceu noa ano de 1999, com essas mudanças a escola contribuiu muito de forma significativa para a comunidade. Hoje o seu corpo docente é composto por 26 professores 01 coordenador pedagógico, tendo em sua maioria uma especialização que vem contribuindo muito no processo de ensnino e aprendizagem dos alunos, alguns trabalhando 20h e ouitros 40h semanais, encerrando as suas atividades até o dia 16 de dezembro, sendo 12 – 12 a 16 aulas com avaliação final e recuperação.
3. 2 A Rotina Observada 
A observação constitui a primeira fase do Estágio e que ocorreram no período de 03/04/2017, a 05/05/2017, na Escola Municipal Santa Rita, no 2º Ano do Ensino Fundamental, no turno matutino.
O período de observação constitui a primeira fase do Estagio supervisionado. Foi importantíssimo para mim, coletei as informações observadas visto que, todas as anotações e dados colhidos seriam essenciais para a posterior docência, sendo assim, toda atenção seria indispensável. Essa etapa do estágio permite observar e vivenciar a rotina das crianças em ambiente escolar e a construção de conhecimento, diante das atividades propostas pelo planejamento escolar juntamente com a professora responsável. 
As atividades observadas foram as seguintes:
Dia 03/04/2017 das 8h às 12h Neste dia a professora recepcionou os seus alunos com uma musica, logo em seguida em um momento dialogico, a mesma a presentou o projeto e sua importância. Dia 04/04/2017 das 8h às 12h, Neste segundo dia inicialmente suas atividades iniciaram com os alunos fazendo uma volta na Escola e conhecendo o mesmo, o meio ambiente ali inserido, logo em seguida os alunos teriam que desenhar tudo que foi observado e se o verde era algo que estava predominando ou não na escola.
Dia 05/04/2017 das 8h às 12h, Neste terceiro dia de aula, a professora trouxe um video para as crianças sobre aimportancia da conservação do planeta, logo em seguida ela realizou em uma rodinha um momento dialogico sobre o que eles entenderam sobre o video, logo em seguida a professora passou uma atividade relacionada ao vídeo. 06/04/2017 8 às 12h Nesta aula a docente falou sobre a separação do lixo e sua impornatancia, para amanutenção do nosso planeta e iniciou uma prodção destas lixeiraa com os alunos..
07/04/2017 das 8 às12h neste dia a mesma deu continuidade a estas lixeiras junto aos alunos. Achei muito interessante a forma significativa que a mesma envolvia as cranças com essa produçaõ. Essa semana de observação foi muito significativa para mim.
Semana de intervenção:
10/04/2017- Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes); Leitura coletiva do livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco;
Leitura do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a ruá fosse sua, Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;  Procurar em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atiividade de reflexão com a classe. Elaborar cartazes para serem expostos nas dependências da escola;
11/04/2017 Desenvolver atitudes saudaveis sobre a reciclagem
Duração 4h. Os alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel  Atividades em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este ítem, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto; Confecção de trabalhos com materiais recicláveis; Neste dia os alunos faram um   Passeio ecológico com observação da realidade ambiental. Duração 4h
Oficina de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc. Desenhos variados sobre o tema Reciclagem.12/04/2017Duração 4h 
Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente. Estudo das formas geométricas com materiais reciclados.
Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
 Duração 4h
 O problema do lixo no mundo.
Nesta aula irei passar um video mostrando o problema que o lixo traz, logo em seguida irei aplicar uma atividade onde os alunos terão que identificar varios tipos de lixo.D
13/04/2017 Nesta aula os alunos irão confccionar cartazes junto ao professor cortando de revistas atitudes dos homensa que prejudicam e conserva o nosso planeta. Duração 4h 17/04/2017 Nesta aula fizemos uma exposição dos cartazes junto aos alunos vvistando todas as sala, e logo em seguida os mesmos teriam que realizar uma atividade sobre o projeto.18/04/2017 Ao longo de toda essa semana de intervençaõ, fui filmando tudo que foi realizado e produzido pelo aluno. Neste dia que seria a culminancia deste estagio, passei um lindo video para que os alunos pudessem lembrar de tudo que foi trabalhado e realizado com eles, onde os mesmos puderam ser protagonista. Duração 4h.
 
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Introdução
4.2 Dados Gerais do Projeto
Este projeto vem como proposta efetivar sua função social e possibilitar aos estudantes, e familiares e comunidade uma reflexão com: De que forma eu tenho contribuido para a preservação domeio?tenho atitudes e praticas que me fazem ser cidadçao? a Escola como espaço promotor de aprendiizagem interações precisa efetivar funções sociais . Considerando as demandas relacionadas ao meio ambiente, nossas atitudes bem como tema orientador no ano letivo do municipio de Lauro de Freitas. 
- Identificação da instituição: Escola Municipal Santa Rita
- Carga horária: 40h
- Acadêmico (a) esponsável em aplicar o Projeto: Maria Isabel de Jesus dos Santos
- Temática – Sustentabilidade/ conservação do meio Ambiente. 
- Objetivo geral: Desenvolver com os educandos e demais menbros da comunidade escolar,a parti da noção de pertencimento a consciencia sobre boas praticas para a preservação do meio através da sustentabilidade.
- Objetivos específicos: Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·         Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·         Trabalhar conscientização do aluno, alcance a família. O respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·         Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida 
Desenvolver atitudes conscientes em relação ao nosso planeta 
Estimular a criatividade e ludicidade em relação ao material reciclável.
Possibilitar que a
Este projeto deve ser trabalhado na escola em parceria com toda comunidade escolar informando sobre os meios e atitudes conscientes . Cabe a escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando e entendendo melhores formas de se relacionar com a natureza buscando um olhar não apenas para os problemas, mas para suas soluções
- Recursos: Video, material xerocopiado, cartazes, 
- Avaliação: Pretende-se através desse projeto, que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do com o meio onde está inserido. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para os fatores sustentabilidade, conservação. Na oportunidade, pretende-se também que todos os alunos se informem das várias formas de conservação em casa, na escola, na sala de aula e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que as suas atitudes "é fonte de vida" e que essa fonte precisa do meio para existir e ambos merecem carinho e cuidados especiais.
4.3 Referencial Teórico 
Vários são os teóricos que são citadosneste relatório. Dentre eles, podemos citar, RODRIGUES, 2007. Que defende a educação ambiental como sendo importante para a escola, uma vez que uma das funções da escola é formar cidadãos críticos, na idade pré-escolar a criança está formando os seus valores e conceitos. 
“A criança na idade pré-escolar encontra-se em formação inicial de seus conceitos e valores [...], identificando-se e envolvendo-se com sua realidade. Nesse sentido, torna-se essencial que a educação ambiental crítica, dialógica, já faça parte da sua realidade, para que a criança possa criar e se expressar nessas relações, ampliando sua rede de relações e sua visão de mundo [...]”. (RODRIGUES, 2007).
Sabe-se que, para pomover uma qualidade de vida mais saudável e consciente é necessário, despertar hábitos atitudes conscientes , com tudo tratasse de um movimento ienteranacional.
[...] a defesa e a melhoria do ambiente para as gerações presentes e futuras constituem um objetivo urgente da humanidade. Para atingir este objetivo é necessário que se adote com urgência novas estratégias, incorporando-as ao desenvolvimento, o que representa, especialmente nos países em desenvolvimento, o requisito prévio de todo avanço nessa direção. A solidariedade e a igualdade nas relações entre as nações devem constituir a base da nova ordem institucional e contribuir para reunir o mais rápido.
Fortalece-se nesse contexto o papel da escola, tanto pública como privada, e a Educação Ambiental deverá ser desenvolvida segundo o Art. 10º “como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”.
4.4 Planos de Aula da Intervenção
Plano de Aula 1 
- CONTEÚDO Linguagem oral – Contos do dia da árvore e símbolos da árvore. 
- OBJETIVO: Conhecer o significado do dia árvore. 
- DURAÇÃO: 4 HORAS 
- METODOLOGIA: Conversa informal diálogo e questionamento oral através de conversa sobre o símbolo da árvore.
Não se pode educar eficientemente, se os pais, professores se desconhecem; se a educação escolar estiver isolada da educação familiar. 
(REVISTA NOVA ESCOLA) 
Simbologias de árvore 
A simbologia da árvore está carregada de forças sagradas, pois cresce em posição vertical, perde as suas folhas e se regenera por incontáveis vezes, morrendo e renascendo de modo cíclico. Por isso, também a árvore é umsímbolo de fertilidade. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Linguagem oral e uma roda de conversa. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 
Plano de Aula 2 
-CONTEÚDO: Fazer uma árvore, carimbando com as mãozinhas. 
- OBJETIVOS: A criança começa a ter contato com o próprio corpo e percebe 
as possibilidades de articulação que possui. Essas atividades despertam a curiosidade e a criatividade, a liberdade de qualquer criança e o lúdico que existe em cada um. Desenvolver atenção e coordenação motora. 
- DURAÇÃO 4 horas 
- METODOLOGIA: Atividade para estimular coordenação motora. 
-RECURSOS METODOLÓGICOS: Colagem, pintura com tintas guache. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 
Plano de Aula 3 
- CONTEÚDO: Slide a História "A árvore que não queria morrer" 
- OBJET IVOS: Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sen tido d o dia da 
árvore em sua vida. 
- DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Comentar sobre a importância da existência d as árvores 
para os seres vivos. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Tv, figuras, Pen Drives. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação se rá contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 
Plano de Aula 4 
- CONTEÚDO: Apresentado em Slaid o plantio da terra, como plantar uma árvore. 
- OBJETIVOS: Despertar a consciência ecológica dos pequenos. 
- DURAÇÃO 4 horas 
- METODOLOGIA: Despertar nos nossos pequenos educandos em contribuir 
com pequenas ações no processo de preservação. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Tv, figuras, Pen Drives. 
- PROPOSTA DE AVAL IAÇÃO: Avaliação se rá contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 
Plano de Aula 5 
- CONTEÚDO: Coloca DVD Patati Patatá – A Árvore. 
- OBJETIVOS: Compreender a importância da preservação. 
- DURAÇÃO 4 horas 
- METODOLOGIA: Despertar no aluno o interesse em ouvir uma música do 
Patati Patatá 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Tv, CD. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. 
Plano de Aula 6
 
- CONTEÚDO: colorir os desenhos da árvore. 
- OBJETIVOS: Transmitir informações, explorar o mundo das cores e texturas e aprender sobre temas como: dia da árvore, animais e muito mais. 
-DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Reconhecer pelo desenho o que as árvores oferecem para nós. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Atividade de xerocada, giz de cera. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com o professor. 
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção
O período de observação foi proveitoso e tranquilo devido ao acolhimento que a instituição me proporcionou, posso caracterizá-la como um ambiente acolhedor e muito receptivo para a realização do estágio; tive liberdade em sala de aula, para auxiliar a professora na execução das atividades com as crianças participando ativamente da rotina da turma. 
Na primeira semana foi observada a utilização de um horário, com as disciplinas ministradas, para controle do professor, o que serviu de base para a posterior montagem do Projeto que iria utilizar no período de docência.
Considerações finais
O estágio foi muito válido e extremamente enriquecedor. Período em que busquei vincular aspecto teórico com aspectos práticos. Atuando em uma área com a qual já tenho contato, isso me ajudou muito. Também conheci pessoas interessantes e divertidas durante esse tempo. Pude aprender bastante, e aplicar o que já havia aprendido. Acredito que durante esse período, amadureci tanto no lado, profissional, quanto pessoal. 
Foi realmente muito prazeroso, porém é importante salientar que a construção do relatório não foi fácil, requisitou bastante tempo, devido à sobrecarga de outras disciplinas. Mas posso dizer que foi mais um desafio e a vida é assim nos proporciona momento desafiadores. 
É nesse sentido que procuro ampliar meu horizonte com as diversas formas de lidar com os desafios e o conhecimento, propondo novos sentidos e significados para o movimento de ensinar e aprender.
O aprendizado é um modo particular de construção de conhecimentos em uma situação em que há uma intervenção intencional externa. O professor vai apresentar então situações que considera que possam favorecê-lo.
MOSTRA DE ESTÁGIO
A Escola Municipal Santa Rita, funciona atualmente com dois turnos: matutino e vespertino, totalizando 486 alunos. Sua estutura é composta de 10 salas, 09 banheiros, 01 sala de professor. Uma cantina e biblioteca. Secretaria e direção. Sendo que 03 salas funciona a educação infantil e as demais salas fundamental I. em 1998, houve uma segunda inauguração da mesma pelo gestor Roberto Muniz, que aconteceu noa ano de 1999, com essas mudanças a escola contribuiu muito de forma significativa para a comunidade. 
Hoje o seu corpo docente é composto por 26 professores 01 coordenador pedagógico, tendo em sua maioria uma especialização que vem contribuindo muito no processo de ensnino e aprendizagem dos alunos Este projeto vem influenciar nas nossas atitude em relação a conservaçãodo meio ambiente através da sustentabilidade.
Sem dúvida alguma, o meu aprendizado foi imenso. Pelos pontos positivos e também pelos negativos foi uma experiência inesquecível. Enfim, tenho a sensação de que sou vitoriosa, por alcançar os objetivos traçados para este estágio, por transpor as dificuldades encontradas e, sobretudo, conquistar todos os alunos. Sinto que a cada estágio que realizo, adquiro novos conhecimentos, vejo que a educação é algo vivo, palpitante e também em constante mudança e evolução.
REFERÊNCIAS 
PINTO, Gerusa Rodrigues. Escola e Comunidade de Mãos Dadas com a Saúde – Dia-a-dia do Professor. Editora: FAPI, 13ª edição. 23, 2009. Disponível em http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente. htm. 
RANGEL, M. Educação e saúde: Uma relação humana, política e didática. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 59-64, jan./abr. 2009.
RODRIGUES, C. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. 98 p. Dissertação (Mestrado)- UNOPAR. Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007
KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro, Achiamé, 1992.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes