Buscar

EstágioEnsinoMédio Graciele

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
GRACIELE ANNY, 1200446, 02/2015
ESTÁGIO SUPERVISIONADO –
ENSINO MÉDIO: 
PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA 
BELO HORIZONTE
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
GRACIELE ANNY, 1200446, 02/2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
�
Relatório de Estágio
Supervisionado – Ensino Médio:
Planejamento e docência
apresentado ao curso de
Licenciatura em História do
Centro Universitário
Internacional UNINTER.�
BELO HORIZONTE
2017
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................... 4 1. Identificação da escola estagiada........................................................................... 5
2. Concepção pedagógica da escola....................................................................... 5-6
3. Descrição e análise reflexiva das atividades do estágio supervisionado............ 6-7
4. Caracterização estrutural..................................................................................... 7-8
5. Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada......................... 8
6. Caracterização da turma estagiada .................................................................... 8-9
7. Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado ......................... 9
8. Descrição das aulas observadas........................................................................... 10
9. Descrição das atividades de avaliação observadas.............................................. 11
9. Plano de aula................................................................................................... 11-13
Considerações finais................................................................................................. 14
Referencias............................................................................................................... 15
Apêndices ................................................................................................................ 15 Anexos...................................................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
O Estágio deve propiciar aos alunos aprofundamento científico e vivência de práticas profissionais fundamentadas em atitude crítica e criativa, frente à realidade em transformação e deve, em última instância, revelar a íntima relação entre teoria e prática. O Estágio ocorreu pela estagiaria Graciele Anny, aluna da instituição universitária Uninter. 
 O Estágio tem como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação e investigação de aulas nos anos finais do ensino médio, segundos e terceiros anos.
 Tem como objetivo aliar a teoria à prática, no que tange à formação profissional e pedagógica e cumprir a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9394/96 onde é determinada essa exigência.
 A metodologia utilizada nas aulas ministradas pelo o professor Ribamar é a de que o professor é o mediador no processo de aquisição do conhecimento e na interação entre os alunos(as).	
 A organização do relatório tem seu desenvolvimento iniciado com a identificação da escola estagiada; Concepção pedagógica da escola; Descrição e análise reflexiva das atividades do estágio supervisionado; Caracterização estrutural; Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada; Caracterização da turma estagiada; Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado; Descrição das aulas observadas; Descrição das atividades de avaliação observadas, após o desenvolvimento vem as considerações finais, as referências, o apêndice e os anexos.
A REALIDADE ESTAGIADA: ENSINO MÉDIO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA:
 O Estágio Supervisionado Ensino Médio: pesquisa do contexto escolar e observação de aulas foi realizado na Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, situada à Praça Melo Viana, número 37, no bairro Centro, CEP 34.505.300, localizada na cidade de Sabará, no estado Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31) 3671-1693. 
A escola oferta atendimento no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno e cursos técnicos. A instituição atende cerca de 1.200 alunos, desse total 3 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 04 de Maio de 2017 a 18 de Maio de 2017 no período da manhã, sendo observadas as turmas dos 2° e 3° anos. 
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO: 
De acordo com o Projeto Político da escola, a instituição entende educação como dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. 
 A educação é uma ação conjunta entre família e Estado que contribui para a formação total do ser humano. Ela é alcançada na convivência e pela ação completa e qualificada do ser humano pelo conhecimento e apoiada nos pilares aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. 
A instituição entende que ela tem como principal dever, e finalidade da educação, o preparo do educando para o exercício da cidadania, desenvolver plenamente o aluno em ética e qualificação para o trabalho.
A instituição ministra o ensino com base em princípios como: 
( Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
( Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
( Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
( Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
A aprendizagem se da formando a capacidade de interpretação do mundo e de resolver problemas a partir do uso dos conhecimentos construídos e a interconexão entre teoria e prática, e sua avaliação é um instrumento de diagnóstico, de formação e de verificação dos resultados quantitativos e qualitativos durante o processo de educação do aluno. Pode ser utilizado como ferramenta para intervenção e melhoria da qualidade dos resultados da instituição.
Nas palavras do professor Ribamar se faz necessária a compreensão de que o professor é um agente indispensável para que se alcance uma educação contextualizada, ele deve assumir uma postura crítica, e ao mesmo tempo instigante em sala de aula, colocando seus alunos a refletirem sobre os fatos que se passaram no decorrer da história, interrogando sobre quais impactos que tais acontecimentos produziram na realidade atual delas, fazendo-as desenvolver sua capacidade de discernimento e de expressão.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
A parte prática de um estágio certamente é a parte mais prazerosa, se envolver com os alunos, os professores e pedagogos, ver como é de fato a realidade escolar e os problemas enfrentados pelas escolas públicas com relação aos assuntos diários, os alunos e a falta de interesse demonstrada por alguns deles em conhecer, aprender e descobrir. A escola Zoroastro Vianna Passos é grande e tem salas espaçosas, com espaço para todos os aluno e apresenta ser bem conservada.
O professor Ribamar é homem experiente na área educacional seu material e o conteúdo administrado é fornecido pela escola em grande parte e ele utiliza pouco de um livro próprio. Sempre ajuda os alunos com suas dúvidas e explica a matéria após escrevê-la no quadro, incentiva seus alunos a participarem da aula fazendo perguntas para eles sobre a matéria e conversa com eles sobre coisas que gostam de fazer, um ato que demonstra que quer uma amizade com seus alunos, coisa que já tem por ser muito querido.
Uma coisa foi observada e dizer o “como acontece” seria um pouco difícil, mas mesmo com alguns alunos realmente não nos respeitando, cada aluno, inclusive eles,são de diferentes formas especiais e únicos, ainda que não parem quietos eles fazem seu dia ficar especial e lecionar se torna algo que vem de dentro para fora.
Uma coisa que me chamou muita atenção durante o estágio foi que eu entrei após um período de greves e paralizações, o que atrasou minha inicialização, porém eles estavam tentando lidar com diferentes consequências daquilo, como ter que repor aulas no sábado e o atraso de matérias, que ficou muito defasada por falta de dias letivos.
Algo de muito interessante sobre a escola é que ela promove todo o ano um grande evento em que todos os alunos se interagem e participam, o evento funciona como uma gincana e as salas competem entre si, eles realizam várias tarefas diferentes como procurar objetos pela escola, fazer um desfile, um número de dança entre outras coisas. Os alunos se organizam e escolhem um professor para auxiliar a turma durante as tarefas. Pode ser visto como um evento normal mas o diferente da escola Zoroastro é que todos ficam realmente envolvidos com o evento e a escola arrecada muitas doações em forma de alimentos. Infelizmente o meu período de estágio somente deu para ver a animação dos alunos, professores e funcionários pois o evento ocorre próximo ao fim do ano.
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL:
As salas são grandes, arejadas, limpas e com espaço para todos os alunos nela, as mesas e cadeiras estavam em condições aceitáveis, o quadro é branco e ainda de canetas, algumas turmas agitadas e outras nem tanto, vidros das salas em bom estado. A variação está e sempre estará presente de uma sala, turma, professor ou escola para outra, assim como os alunos cada um tem sua própria personalidade, convicção, opinião e vivência.
O espaço é grande, assim como os pátios porém a cantina e pequena é distante das salas, uma quadra de tamanho grande e em ótimo estado, não cheguei a ver a sala de vídeo ou sala de computadores, quatro secretarias, uma sala grande para os professores com um armário muito grande utilizado por eles, dois banheiros feminino e masculino para os alunos, dois banheiros para os funcionários, não cheguei a ver a biblioteca porém havia e um depósito pequeno para materiais de limpeza. O prédio tem a aparência nova, em bom estado e com boa conservação com dois pátios médios e um grande. As partes da escola que eu não consegui observar ficam como a cantina, um pouco distantes, pois a escola é bem grande.
A escola em questão apresenta ter boa gerência e boa organização, funcionários bem preparados e prestativos, todos educados e acolhedores e não apresenta número grande de alunos problemáticos.
CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA:
A equipe pedagógico-administrativa da escola é composta por Leonardo De Souza Lima, como diretor. Giovanda Dos Anjos, Cláudia Gomes, Corlaite, Edna Rodrigues Do Nascimento Moraes, como vice-diretoras. Terezinha Lage Duarte, Sônia Regina, Eva Maria Miranda e Maria Angélica de barros Costa, como orientadoras, na secretária temos Mirma Luiza Fernandes.
Os profissionais estão, à medida do possível, dando assistência uns aos outros e aos alunos, são sempre prestativos, cuidam da escola, da merenda, dos eventos, dos trabalhos dos alunos, auxiliam nos cuidados com os alunos, preocupam-se com o bem-estar deles e interagem bem com os mesmos. Eles estão sempre dispostos a ajudar e a esclarecer dúvidas.
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA:
Foram observadas todas as turmas dos segundos e terceiros anos, sendo quatro turmas diferentes para cada ano, o terceiro ano possuí uma quantidade de aproximadamente 30 alunos em cada sala sendo cerca 18 meninas e 12 meninos, variando por sala. O que contrasta com o segundo ano levando em consideração que o número de turmas são os mesmos porém as salas chegam a ter quase 40 ou 40 alunos.
Os alunos são agitados, alguns copiam e fazem as atividades, outros conversam e brincam, alguns dias são mais calmos, algumas salas são mais calmas. Mas havia muita falta de interesse, atenção e disciplina. Um profissional da educação tem esses desafios para superar, tentando o tempo todo driblar esses desafios querendo como resultado prender a atenção dos seus alunos. 
Os alunos comunicam bem entre si e com os profissionais que proporcionam aos alunos que se aproximem. A maioria dos alunos da escola Zoroastro são de classe média. 
Os alunos veem a história como algo um pouco desinteressante e a maior parte deles não entendem como ela é capaz de os fazer perceber a diferença entre as formas de organização sociais e políticas em contraste com as de que já existiram.
PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO: 
O professor José Ribamar Souza formou-se na UFMG, no ano de 2000, em Licenciatura em História. Ele leciona há aproximadamente 12 anos pelo estado. Ele também é pós-graduado em Projetos sociais na UFMG e Administração e marketing pela Uninter. Antes de ser professor, durante 10 anos, ele deu palestras em vários lugares do país para empresas e tem licença de jornalista e radialista.
O professor utiliza de boas práticas, sempre brincando, aconselhando e sendo atencioso, conversa com todos os alunos esclarecendo dúvidas e estimulando a participação dos mesmos nas aulas perguntando coisas sobre a matéria.
Existe um aluno com necessidades especiais no segundo ano, ele é autista e possui TDAH. O professor Ribamar o trata como um aluno normal e capaz e da liberdade para que ele aprenda de sua forma, sempre quando há dúvidas sobre a matéria o professor responde e explica de bom grado. Esse aluno tem uma professora especial para ele que o auxilia nas dificuldades dele.
DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS E MINISTRADAS: 
Fazer o outro compreender a matéria e ver a sua importância e influência nos dias de hoje certamente não é uma tarefa fácil levando em consideração que a maioria das pessoas consideram história uma matéria “entediante” ou “chata”, a metodologia utilizada condiz com o conteúdo aplicado a partir do momento em que os alunos compreendem o professor e os objetivos do mesmo é alcançado, ainda que parcialmente.
As aulas do professor Ribamar sempre começam com a exposição dialogada da matéria, sem tantos rodeios ou palavras difíceis, que demonstra o pensar no aluno e respeitar seu tempo e conhecimento, mas ao mesmo tempo passa os componentes certos para sua aprendizagem, ele sempre pergunta se existem dúvidas e esclarece as que são ditas, após feita a exposição da matéria ele escreve no quadro a matéria que foi explicada e em alguns casos, quando acha necessário, passa atividade. 
O professor incentivava a interação dos alunos nas aulas questionando-os sobre as matérias das aulas anteriores e da que estava expondo no momento, assim como promovia a interação entre si passando atividades em dupla e trabalhos em grupo. O professor teve uma experiência ruim com filmes e materiais em vídeo e por isso ele utiliza em grande parte o livro didático que é dado pela escola aos alunos para planejar e aplicar suas aulas.
Existe um aluno, nas turmas em que estagiei, que era autista e havia TDAH. No Zoroastro eles tem a professora Silvana Oliveira que é uma professora de apoio e trabalha exclusivamente com o aluno e acompanha as aulas ao lado dele. Todos os professores respeitam o espaço dele, o aluno dá um pouco de trabalho, de acordo com a professora, mas no geral ele é muito tranquilo e faze as atividades normalmente.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO OBSERVADAS E MINISTRADAS:
Por acaso eu entrei pouco antes da semana de provas bimestrais, e presenciei outras atividades de revisão avaliativas. Na aplicação da atividade o professor passou a revisão no quadro, explicou a matéria de prova e esclareceu as dúvidas. Nas provas normais de sala o professor permitiu aos alunos fazer a prova em grupo e com consulta à um trabalho, que foi também em grupo, que ele havia passado.
Na aplicação da prova bimestral eu e o professor auxiliar organizamos a sala, entregamos as provas viradas do avesso e após entreguea todos os alunos eles puderam desvirar e começar, passamos a lista de presença e olhamos a sala até terminarem.
PLANO DE AULA
1) IDENTIFICAÇÃO:
	( a - Graciele Anny ;
	( b -  E. E. Professor Zoroastro Vianna Passos; 
	( c - História; 
	( d -  3° ano; 
	( e -  302; 
	( f - Prof. José Ribamar; 
	( g - 07:40 às 08:30 horas.


2) CONTEÚDO:

  Convencionou-se chamar de “Era Vargas”, um dos períodos mais decisivos do Brasil República. A “Era Vargas” teve início com a ruptura de 1930 que pôs fim a República das Oligarquias e dividiu-se em três períodos: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937); Estado Novo (1937-1945). No decorrer destes ocorreu uma série de eventos marcantes que mudou a estrutura do poder republicano e promoveu mudanças econômicas e culturais. O período foi palco de tensões ideológicas, da elaboração de uma constituição (a de 1934), da limitação da liberdade individual, bem como da criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a qual regula as relações de trabalho até os dias atuais. 
3) OBJETIVOS: 
( Entender a importância da Era Vargas para os dias atuais e a herança deixada para nós brasileiros;

( Introduzir uma nova etapa de desenvolvimento racional dos alunos com relação a história;
( Conhecer uma parte importante da história do país, como sua economia e aspectos culturais da época.
4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA:
 A fundamentação teórica foi trabalhada através de pesquisas de historiadores e o próprio livro didático dos alunos. Os alunos foram orientados a estudarem sobre a temática através do livro didático e o documentário ‘A era Vargas’ do historiador Boris Fausto. A Metodologia adotada foi referente aos estudos da fundamentação teórica das mais diversas teorias, foi utilizado o professor como mediador no processo de aquisição do conhecimento e na interação entre os alunos(as).
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA:
 Introdução: Uma breve explicação da biografia da estagiária Graciele Anny, posteriormente, dando em seguida a explicação da Era Vargas. 
 Desenvolvimento: Dando enfoque nos objetivos propostos, seria contar que a Era Vargas  teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
Governo Provisório -1930-1934
Governo Constitucional – 1934-1937
Estado Novo – 1937-1945
Trabalhar suas maiores contribuições dentro do contexto da história naquele tempo vivido. 
 Finalização: Com toda a explicação e interação professor/ aluno foi feito uma avaliação descritiva no final abordando o Estado Novo.
6) RECURSOS: 
 Foram utilizados os recursos físicos necessários para o bom
desenvolvimento da aula: exposição dialogada, quadro negro, livro didático, matéria previamente preparada.
7) REFERÊNCIAS:
  
 MARTINS. Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: EDITORA Intersaberes, 2012.(FIGURA 1).
9) ANEXOS:
 
FIGURA 1: Livro sobre didática utilizada para embasamento da parte teórica da elaboração do plano de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Estar presente em ambiente escolar se distancia um pouco do teórico, enfrentar os desafios escolares do dia a dia é descobrir algo novo todos os dias e trabalhar algo em você mesmo o tempo todo. 
Os professores da escola Zoroastro são unidos e conversam muito entre si, conversam sobre os alunos e sobre assuntos do cotidiano etc, o que não acontece em todas as escolas e nem acontecia lá alguns anos atrás. A companhia dos colegas de trabalho tornam a profissão mais prazerosa e nos anima à seguir em frente. 
Trabalhar com pessoas tem seu lado bom e ruim ao mesmo tempo, lecionar implica em saber lidar com os problemas escolares de forma simples e racional, mas também nos faz pesar no outro enquanto sujeito próprio e capaz, exige de nós uma inconformidade com o que está ao nosso redor mas também amor ao próximo. 
Os alunos e suas brincadeiras, um mundo onde não adianta apenas chamar a atenção ou xingar, a sala de aula é um espaço que pede ao professor criatividade para fazer com que pessoas criativas prestem atenção, ser didático ou ter didática passa da teoria para a prática. Como já foi exposto por mim antes, uma coisa foi observada e dizer o “como acontece” seria um pouco difícil, mas mesmo com alguns alunos realmente não nos respeitando, cada aluno, inclusive eles, são de diferentes formas especiais e únicos ainda que não parem quietos eles fazem seu dia ficar especial e lecionar se torna algo que vem de dentro para fora.
A teoria auxilia na prática de uma maneira grande e complexa, mas não é tudo sobre a prática. Trabalhar com pessoas, como já foi dito, não é como trabalhar com números que são exatos, cada pessoa pensa, vive e age dentro de um contexto que pertence a ela mesma e apesar da teoria nos explicar e ensinar caminhos corretos e objetivos corretos, quem ler e estudar essa teoria é quem vai entender à seu modo antes de pôr em prática, de acordo com o contexto em que está inserido. Isto significa que as pessoas são complexas demais e variam de uma para outra conforme seu contexto, enquanto a teoria apenas serve como auxilio para a prática, não sendo assim a prática pura.
. 
Referências:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. E.E. PROFESSOR ZOROASTRO VIANNA PASSOS. Sabará, MG. 
CAIMI, F. E. O que precisa saber um professor de história?. Disponível em: < http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9kxi7YdF3WeFkuNW36grSd5jcIDsUmzask5PwfIfrHhCO6azKBdaK5dn9Bdp+eegqHMkoQ1a6UB+SlCHvBi1WJS4HNt6lKDIP3K9zJxK/nJQ > Acesso em: 23 de Maio de 2017.
RUY, L. B. F; AVELINO, R. S. P. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio Disponível em: < http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9rcv0r66ECn4YkRV5TEBn0AOqZ3iVuk40MIz3eqwifg1b6eD/PTuKmF5rSMluWgfGRPxgd3hc5+Ne53NAam9BNH1DPLj8BYy4+KcV1Kza9xs > Acesso em: 23 de Maio de 2017.
 MARTINS. Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: EDITORA Intersaberes, 2012.
Apêndices: 
Não há nenhum documento neste item.
Anexos:
A ficha de frequência foi digitalizada e preenchida pela pedagoga (Terezinha) da instituição estagiada (Zoroastro) e pela estagiaria (Graciele). Ela segue no ava ao lado do relatório.

Continue navegando