Buscar

Educação Infantil: Diretrizes e Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201703569902
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A política nacional de Educação Infantil recomenda aos Estados e Municípios a adequação e elaboração de planos de educação de acordo com as políticas orientadoras da Educação Infantil. Uma das recomendações consiste em que:
		
	
	As instituições de Educação Infantil ampliem gradativamente para tempo integral o atendimento das crianças pequenas, de acordo com o desejo de educadores e gestores.
	
	As instituições de Educação Infantil considerem apenas a demanda atendida em anos anteriores para definirem sua forma de funcionamento.
	 
	As instituições de Educação Infantil ofereçam, no mínimo, 4 horas diárias de atendimento educacional, ampliando progressivamente para tempo integral, considerando a demanda real e as características da comunidade atendida nos seus aspectos socioeconômico e cultural.
	
	As instituições de Educação Infantil ofereçam, no mínimo 6 horas diárias de atendimento educacional, considerando a demanda real e as características da comunidade atendida nos seus aspectos socioeconômico e cultural.
	
	As instituições de Educação Infantil programem, no mínimo, 3 horas diárias de atendimento educacional, ampliando progressivamente mais 1 hora-mês esse atendimento.
	
	 
	Ref.: 201703654121
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O código de 1927, primeiro conjunto de leis voltado especificamente para crianças no Brasil, foi o marco da infância brasileira desigual, onde o foco verdadeiro era defender a sociedade do "menor infrator". A respeito desse período está CORRETO afirmar que:
		
	
	¿o menor infrator¿ era obrigado a cumprir pena a partir da liberdade assistida e da semiliberdade.
	
	aconteceu o inicio da luta pelos direitos da infância e juventude brasileira.
	 
	foi marcado pelo autoritarismo de uma politica centralizadora caracterizada pela exclusão total ou parcial e a inexistência da cidadania infantil.
	
	surgiram as rodas dos expostos.
	
	as creches e pré-escolas passaram a ser direitos das crianças.
	
	 
	Ref.: 201704597500
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
I. Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais.
II. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
III. Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
IV. Promovendo a desigualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	I, II, III e IV
	
	I e II
	
	I e IV
	 
	I, II e III
	
	II e IV
	
	 
	Ref.: 201704598941
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale as alternativas que expressam os princípios que embasam o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil.
I. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
II. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
III. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
IV. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
São verdadeiras as alternativas:
		
	 
	I, II, III e IV.
	
	apenas II, III e IV.
	 
	apenas I, II e IV.
	
	apenas I e III.
	
	apenas I, II e III.
	
	 
	Ref.: 201703569884
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As propostas pedagógicas da educação infantil devem respeitar os princípios defendidos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, que são: Princípios Éticos, Princípios Políticos e Princípios Estéticos. Sabendo disso, uma pré-escola pública reitera esses princípios em sua proposta pedagógica. Uma de suas ações pedagógicas se vê no projeto didático intitulado "Eleições na Mata", com a participação de todas as crianças (3-5 anos), professoras e profissionais da unidade. Esse projeto é organizado em várias etapas (reformuladas todos os anos) e que culmina sempre com um teatro, em que as professoras são as personagens (passarinho, peixinho, leão, macaco...), cada um com sua plataforma política. Ao fim da peça, todas as crianças se organizam em fila para votar no animal que escolheram para Prefeito da Mata. Terminada a votação, contam-se os votos e elege-se o prefeito do ano. A partir da situação exposta, é correto afirmar que:
		
	 
	o projeto didático da instituição está em consonância com a proposta pedagógica da unidade e com as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.
	
	os princípios defendidos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não podem ser traduzidos por projetos nas escolas.
	
	a proposta pedagógica da unidade é um documento de regulação que apenas reitera artigos das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.
	
	os princípios previstos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não podem ser tratados do modo como a instituição trabalha.
	
	uma prática pedagógica que concretize os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil não se realiza por projetos didáticos.
	
	 
	Ref.: 201704601852
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
I- Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
II - Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
III -Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
É CORRETO APENAS O QUE SE AFIRMA EM:
		
	
	I
	 
	I, II e III
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	 
	Ref.: 201703568762
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao surgimento da Educação Infantil, assinale as assertivas abaixo com V para verdadeiro e F para falso:
I. Historicamente, no Brasil, a Educação Infantil tem sido encarada de diversas formas: como função de assistência social, como função sanitária ou higiênica e, mais recentemente, como função pedagógica.
II. No contexto de pós-segunda Guerra mundial, surge a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. A ONU promulga, em 1959, a Declaração dos Direitos da Criança em decorrência da Declaração dos Direitos Humanos, esse é um fator importante para a concepção de infância que permeia a contemporaneidade, e que tem a criança como sujeito de direitos.
III. Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil esteve sob a responsabilidade da família e das instituições escolares, especificamente creches, durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
IV. No Brasil a creche foi criada exclusivamente com caráter pedagógico, o que diferenciou essa instituição das demais criadas nos países europeus e norte-americanos, que tinham nos seus objetivos o caráter assistencialista.
		
	
	V - F - V - F.
	 
	F - F - V - V.
	
	F - V - F - F
	
	F - V- F - V.
	 
	V - V - F - F.
	
	 
	Ref.: 201704312323
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser voltada para ações de:
		
	
	Assistencialismo e Guarda.
	 
	Educação e Cuidado.
	
	Educação e e Guarda.
	
	Controle Motor e Cuidado.
	
	Fantasia e Guarda.

Outros materiais