Buscar

Aula 2 Direito Civil II Contratos Classificação Nat. Jurídica Contratual

Prévia do material em texto

Direito Civil II – Contratos
Professor João Guilherme Assafim
Aula 2 – Classificação dos Contratos / Natureza Jurídica Contratual
Bilateral/Unilateral
Bilateral: 
Obrigações recíprocas para ambas as partes (sinalagmáticos). Os direitos e deveres são distribuídos em igual forma quanto ao cumprimento do objeto principal.
Unilateral: 
Os direitos e deveres não são distribuídos em igual forma quanto ao cumprimento objeto principal, ou seja, a carga contratual não é igualmente distribuída de acordo com a força vinculante pactuada, como assim ressalta a doutrina. A doutrina majoritária supostamente não admite a classificação dos contratos plurilaterais.
Gratuito/Oneroso
Oneroso: 
Ambos os agentes vão auferir vantagens econômicas com o cumprimento do objeto principal.
Gratuito: 
Apenas um dos agentes será beneficiado diretamente no contrato auferindo vantagens econômicas.
Comutativo/Aleatório
Comutativo: 
Ambos os agentes tem pleno conhecimento do conteúdo contratual quanto ao cumprimento imediato do objeto principal.
Aleatório: 
Um dos agentes cumpre sua prestação de forma imediata do objeto principal e em contrapartida apenas terá ciência das possíveis prestações que pode vir a receber. Depende diretamente de um evento futuro e incerto (leia-se: baseado na sorte) e caso este ocorra o agente poderá receber a contraprestação total ou parcial ou nenhuma delas, caso este evento futuro e incerto não ocorra durante o período de vigência contratual, ocorrendo inclusive o cumprimento da fase de quitação do contrato.
Típico ou Nominado/Atípico ou Inominado 
Típico: 
Trata-se do contrato descrito e conceituado pela lei.
Atípico: 
O Contrato atípico não possui referência direta na lei. Surge com os costumes da população e para que tenha validade deverá apenas preencher os chamados requisitos de validade do negócio jurídico.
Consensual
As partes utilizam de suas Autonomias de Vontade para celebrar o negócio jurídico denominado de contrato. 
Esta classificação confirma a corrente doutrinária que justifica o consentimento como pressuposto de todo e qualquer contrato, que afeta diretamente a sua validade e eficácia.
Contrato Real
Ligado aos modos de aquisição de propriedade, como também aos contratos que apenas repassam a posse direta de bens suscetíveis de transcrição de título. Para o cumprimento da classificação real, deverá ocorrer a chamada tradição (por meio da entrega simbólica das chaves), para que o contrato tenha a validade e a eficácia plena.
Solene/Não Solene
Solene: 
Contrato pelo qual os agentes tem o dever de cumprir todos os requisitos de forma prescritos na lei.
Não solene: 
Possui formação livre. Depende exclusivamente da vontade das partes.
Principal/Acessório
Principal: 
 Contrato que só depende dele mesmo para sobreviver no mundo negocial.
Acessório: 
Depende diretamente (da força vinculante) de um contrato principal, quando estiver vinculado ao instrumento original principal (por exemplo: Instrumento Principal de Locação e Contrato acessório de caução, fiança, etc.).
Prazo Determinado/Indeterminado
Determinado: 
Deverá ocorrer o cumprimento de todos os direitos e deveres (validade e eficácia) do contrato dentro do prazo estipulado pelas partes, até que seja confirmada a quitação plena do contrato. 
Pela regra geral, apenas nos contratos com prazo determinado podemos utilizar de cláusula penal.
Indeterminado: 
Os direitos e deveres são cumpridos pelas partes ao longo do tempo, sem qualquer fixação de prazo.
Execução Instantânea/Por Duração
Execução instantânea ou automática: 
Os agentes cumprem suas prestações do objeto principal de forma integral e imediata. 
Continuada ou Por duração: 
O cumprimento de prestação do objeto principal é fracionado ao longo do tempo de vigência do contrato. 
Pessoal/Impessoal
Pessoal: 
O Contratante celebra o contrato por entender que apenas o agente contratado possui condição técnica vinculada ao seu direito personalíssimo para cumprir a obrigação de fazer.
Impessoal:
Pouco importa quem cumpre a obrigação de fazer. A obrigação de fazer tem que ser concluída dentro do prazo pactuado pelas partes, caso contrário, comete ato ilícito.
Preliminar
 Também denominado de promessa de contratar. Contrato pelo qual as partes se vinculam com adiantamento de valor denominado de sinal, tendo ainda em sua força vinculante a possibilidade de celebração em data certa e futura de um contrato principal. Caso este contrato não seja celebrado, não há que se falar em ato ilícito, uma vez da existência das chamadas cláusulas de arrependimento.
Autocontrato 
É o contrato consigo mesmo. Pelo fato de um agente constar como contratante e contratado (utilizando geralmente de procuração e informação privilegiada), o autocontrato geralmente pode ocultar possíveis fraudes, entendimento este da doutrina e jurisprudência. 
Paritário/Adesão
Paritário: 
As agentes negociam todo o período de formação e conclusão contratual de forma equilibrada, utilizando de igual forma o poder de informação, econômico e de barganha, ou seja, possui igualdade na utilização do consentimento das partes.
Adesão: 
Um dos agentes elabora a oferta e o contrato, cabendo apenas o outro agente aceitar ou recusar, não utilizando este último do seu consentimento de forma igualitária ao consentimento do agente que redigiu a oferta e o contrato, contratos estes denominados de adesão/consumo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes