Buscar

Embriologia Resumo Moore 18b Olho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Olho
Resumo
Moore
A primeira indicação do olho e sulco óptico, que se forma no início da quarta semana. O sulco se aprofunda para formar uma vesícula óptica, oca, que se projeta a partir do prosencéfalo. A vesícula óptica entra em contato com o ectoderma da superfície e induz o desenvolvimento do placoide do cristalino, o primórdio do cristalino.
Quando o placoide do cristalino invagina para formar a fosseta do cristalino e a vesícula do cristalino, a vesícula óptica invagina-se para formar o cálice óptico. A retina se forma das duas camadas do cálice óptico (camada pigmentada da retina (externa) e camada neural da retina (interna)).
A retina, as fibras do nervo óptico, os músculos e o epitélio da íris e o corpo ciliar são originados do neuroectoderma do prosencéfalo. Os músculos esfíncter da pupila e dilatador da pupila derivam do neuroectoderma da borda do cálice óptico, e estão na íris. O ectoderma da superfície origina o cristalino e o epitélio das glândulas lacrimais, pálpebras, conjuntiva e córnea. O mesoderma dá origem aos músculos oculares, exceto aos da íris (que vem do neuroectoderma da borda do cálice óptico), e a todos os tecidos conjuntivos e vasculares da córnea, íris, corpo ciliar, coroide e esclera. 
O olho é muito sensível aos efeitos teratogênicos de agentes infecciosos (e.g., citomegalovírus e o vírus da rubéola). Os defeitos mais graves podem resultar da infecção dos tecidos e órgãos por microrganismos durante o período fetal (e.g., o vírus da rubéola e o Treponema pallidum, causador da sífilis). A maioria das anomalias oculares é causado pelo fechamento defeituoso da fissura retiniana durante a sexta semana (e.g., coloboma da íris). A catarata congênita e o glaucoma podem resultar de infecções intra-uterinas, mas a maioria das cataratas congênitas é herdada.

Outros materiais

Outros materiais