Buscar

Algumas Respostas da Prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5. 5 funções são:
- proteção mecânica: protege o ovócito de agressões físicas por formar essa camada glicoproteica de filamentos ao redor do ovócito.
- reconhecimento de espécie: a parte glicídica da ZP3 reconhece receptores da membrana plasmática dos espermatozoides pertencentes a espécie referente e só assim permite a ligação.
- filtro iônico: funciona como um filtro regulando o meio do ovócito permitindo o ambiente adequado para a fertilização.
- reação acrossômica: as glicoproteínas ZP2 e ZP3 são responsáveis por ligações e reações que vão desencadear a reação acrossômica como por exemplo a parte proteica do ZP3 com a membrana plasmática do espermatozoide acarretando no aumento da permeabilidade dela e posteriormente fusão da membrana plasmática do espermatozoide com a membrana externa do acrossomo.
- evitar a polispermia – após a fertilização do espermatozoide ocorre mudanças estruturais na zona pelúcida devido a ação dos grânulos corticais.
7. O complexo de linha primitiva é formado pela migração das células do epiblasto para a região caudal formando esse espessamento opaco. Essa migração é gerada por quimiotaxia do centro organizador no hipoblaso. O espessamento ocorre devido ao aumento de tamanho das células como também por estarem mais unidas, “apertadas”. No enando as células só vão migrar se possuir a proteína NHK1. Esse espessamento é dividido em duas regiões: linha primitiva (posterior) e o nó primitivo (anterior).
Após sua formação ocorre o processo de invaginação do complexo. A rede de microfilamento, na região apical das células do complexo, se contrai diminuindo o tamanho de sua região superior formando células prismáticas, células “em garrafa”. Essas células vão se deslocar para baixo tanto pela sua alteração estrutural como pela estrutura do complexo.
Agora a linha primitiva é denominada de sulco primitivo e o nó primitivo de fosseta primitiva. Essas estruturas formarão os mesodermas intraembrionários e o endoderma intraembrionário.
8. Mesoderma lateral é originado de células do sulco primitivo
Mesoderma axial ou notocorda é originado de células da fosseta primitiva

Outros materiais