Buscar

Lei de Hooke - Relatorio

Prévia do material em texto

Introdução
 Sob a ação de uma força de tração ou de compressão, todo objeto deforma-se. Se, ao cessar a atuação dessa força, o corpo recupera sua forma primitiva, diz-se que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. Em seus estudos a respeito de molas e elasticidade, o físico Robert Hooke, notou que a curva de tensão vs deformação para muitos materiais tinha uma região de comportamento linear.
 Dentro de certos limites, a força requerida para deformar um objeto elástico como uma mola de metal era diretamente proporcional a deformação da mola. A lei de Hooke é a lei que está relacionada à elasticidade de um corpo, utilizada para calcular a deformação sofrida pela força exercida sobre este corpo. Tal comportamento pode ser descrito pela seguinte equação:
 F=-K.∆x eq. 1
Onde:
F é a força exercida em newtons;
K é a constante elástica em newtons por metros;
∆x é a variação do deslocamento em metros.
O sinal negativo significa que a força restauradora devido a mola é no sentido oposto à força que causou o deslocamento. Se a mola é puxada para baixo causará uma extensão da mola para baixo, que por sua vez e=resultará em uma força para cima.
Associação de molas:
Associação em série
Nessa associação uma mola é presa na outra em série, de modo a se obter uma mola maior, e sua constante elástica será menor. Pode ser pensar que uma mola é uma associação em série de várias molas menores. Nesse tipo de associação a constante do conjunto é a soma dos inversos das constantes.
Figura 1: Associação de molas em série.
 eq. 2
Associação em paralelo
Associação em que 2 ou mais molas são postas lado a lado e coloca-se uma superfície sobre elas, de forma simétrica de modo a não a ver desequilíbrio. E então são aplicadas as forças sobre essa superfície. Nesse tipo de associação a constante elástica do conjunto é a soma das constantes das molas. 
Figura 2: Associação de molas em paralelo.
 KR = K1 + K2 eq. 3
Material e Método
Resultado e Discussão
	Peso (N)
	 (m)
	K (N/m)
	0,6
	0,039
	15,385
	1,6
	0,097
	16,495
	2,6
	0,153
	16,993
= = 16,291 N/m
K= = 17,24 N/m
O coeficiente angular da função encontrada a partir do gráfico é 17,54 e corresponde à constante elástica da mola (K). 
tg θ = = K
W= 
W= 
W= - 
A= 
Conclusão
Referências Bibliográficas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes