Buscar

FISIOLOGIA QUIZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA, PSICOFÍSICA E A CIÊNCIA DA MENTE
A quem se atribui o reconhecimento de que o cérebro é o órgão da Inteligência e em que época se originou esse conceito? HIPÓCRATES (460 a.C a 379 a.C.), o reconhecimento de que o cérebro era o órgão da inteligência
Cite os quatro marcos importantes acerca do cérebro durante o período da Renascença. Período importante para os avanços da anatomia cerebral. 1) Descoberta do líquido cerebroespinal; 2) A diferenciação entre a massa branca e a massa cinzenta do córtex; 3) A nomeação de várias áreas do cérebro (como a ponte e o hipocampo); 4) A descoberta de que a imagem na retina era invertida. 
Quem descobriu o microscópio e qual a sua finalidade? No século XVII, uma invenção marcante para a neuroanatomia e a neurofisiologia, descoberto por ANTON VAN LEEUWENHOEK (1632-1723), possibilitando a observação dos neurônios, estudou também tecidos do olho, especialmente a retina.
E hoje, qual o aparelho que permite examinar o cérebro e sua relação com o comportamento? HOJE, o aparelho que os neurocientistas têm à sua disposição, dentre as mais sofisticadas, a OBTENÇÃO DA IMAGEM POR RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA FUNCIONAL, um aparelho que fornece imagens do fluxo do sangue ou de mudanças metabólicas em um cérebro humano intacto, funcionando em um paciente consciente. Isso possibilita a comparação da atividade cerebral com a atividade mental em andamento, como, por exemplo, gravar imagens do funcionamento do cérebro enquanto a pessoa está resolvendo problemas de aritmética ou recitando palavras de uma lista memorizada. 
No que se interessava a PSICOFÍSICA? Qual a sua importância para a PSICOLOGIA? PSICOFÍSICA se interessava em medir as relações entre eventos no mundo físico e a percepção psicológica desses eventos, sendo essencial para o desenvolvimento da Psicologia, uma nova ciência que surgia no final do século XX.
Quem foi Franz Gall e qual foi sua contribuição? Teoria da localização cerebral, famoso anatomista e inventor da frenologia. Afirmava que o cerebelo era a área do cérebro que controlava o comportamento sexual.
Quem foi o primeiro a rejeitar a frenologia? E o que ele descobriu sobre o comportamento sexual? Flourens, observou déficits motores e não mudanças no comportamento sexual.
Quem foi Paul Broca e qual a repercussão de seu trabalho? Neurofisiologista e cirurgião francês, descobriu a área de broca, no lobo frontal, como área importante para a linguagem, no hemisfério cortical esquerdo, é conhecida por estar associada à produção da fala (afasia expressiva), mas não ao entendimento da linguagem (afasia receptiva)
De que trata a Lei Bell-Magendie e por que esse nome? Qual a importância para a Psicologia? Descoberta de que a medula espinal era composta de dois tipos de nervos – nervos sensoriais, na porção dorsal da medula, e nervos motores em sua parte ventral. A ESPECIFICIDADE DO FUNCINAMENTO DA ESPINHA. Lei de Bell-Magendie, porque os créditos da descoberta foram para os dois e dizia que: A informação aferente, vinda dos sentidos para o cérebro, é transmitida pela parte dorsal da medula espinal; a informação eferente, vinda do cérebro para os efetores motores, é transmitida pela parte ventral da medula. Esta descoberta dos sistemas neurais separados mostrou-se importante para muitas áreas da neurofisiologia e, muito mais tarde, para a psicologia científica baseada nos experimentos de estímulo-resposta. 
Explique a frase “o nervo de cada sentido parece ser capaz apenas de determinado tipo de sensação”, quem foi seu autor? Explica a “descoberta da lei das energias específicas dos nervos, 1826, Johannes Müller (1801-1858), QUE SUSTENTA QUE CADA NERVO SENSORIAL TRANSPORTA APENAS UM TIPO DE INFORMAÇÃO SENSORIAL, INDEPENDENTEMENTE DE COMO O NERVO SEJA ESTIMULADO. Um nervo de cada sentido não pode tomar o lugar de outro sentido. Por exemplo, “ ver alguma coisa” poderia se dever à estimulação tanto pela luz quanto por uma pressão no olho. Em ambos os casos, o nervo óptico teria sido estimulado e o efeito foi uma experiência visual.
Cite todas as invenções de Helmholtz. Oftalmoscópio, um aparelho para a observação da retina, ainda usado em exames oftalmológicos nos dias de hoje. Oftalmômetro, aparelho usado para medir a curvatura do olho. O cronômetro, desenho, mas não concluiu, o telefone.
Explique de que se tratava o trabalho sobre condução nervosa. A condutância nervosa era claramente mensurável. Algum tempo depois, os primeiros trabalhos de pesquisa psicológica de Wundt envolveram a medição da velocidade dos processos mentais, pesquisa que não teria sido feita sem a descoberta de que a velocidade de transmissão nervosa era mensurável.
Qual a área de interesse dos fisiologistas? Investigação dos órgãos dos sentidos.
Explique: “para entender a mente, alguém deveria aprender tudo a respeito dos sentidos. Fisiologia dos sentidos. EXISTE FUNÇÃO SENSORIAL NO CÉREBRO.
E o que foi inventada nesta época que é utilizada até hoje? Escala Optométrica, 1862, Snellen. Demonstrava que a acuidade era melhor para imagens em determinadas áreas da retina do que em outras.
Diferencia a teoria da visão das cores de Young-Helmholtz e de Hering. Nos anos 1960 descobriu-se que a teoria de Young-Helmholtz explicava a visão das cores no nível da retina, enquanto a teoria do processo oponente explicava melhor como a informação das cores seria processada no corpo geniculado lateral do tálamo, uma importante estação retransmissora entre o olho e o córtex visual no cérebro.
Esta afirmação é correta? “O cérebro seria capaz de discernir, pela informação recebida de regiões diferentes da membrana, se um som é de alta ou baixa freqüência”. Sim. Envolvia a natureza das freqüências do som.
Diferencie a teoria da ressonância de HELMHOLTZ, (ou teoria do local) de teoria da freqüência, de RUTHERFORD. VEJA NA PÁGINA 23.
O MUNDO FÍSICO E O MUNDO PSICOLÓGICO SÃO A MESMA COISA? NÃO
Quem é o defensor dessa idéia: “seria possível medir, com grande precisão, as relações entre o mundo físico e o mundo psicológico. GUSTAV FECHNER.
Explique “o que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de penas?”. Seria o campo da psicofísica, medir as relações entre os estímulos do mundo externo (eventos físicos) e a percepção desses estímulos (eventos psicológicos).
 Quem estudou o limiar entre dois pontos para a sensibilidade tátil. Explique como funciona. Weber (pág. 24) . Sentido do tato. Limiar de dois pontos para a sensibilidade tátil. 
Como se dá a percepção da pressão sobre a pele? Exemplifique. Pág. 25.
Qual foi o insight de Fechner e por que ele contribuiu para o convencimento de que a psicologia científica seria viável? A linguagem, na audição e nos outros sentidos, reflete a consciência de que os mundos físico e psicológico não são a mesma coisa. Por exemplo: INTENSIDADE LUMINOSA (EXPRESSÃO DA FÍSICA) BRILHO (PSICOLÓGICA); INTENSIDADE DO SOM (FÍSICA), ALTURA (PSICOLÓGICA). Descobriu-se ainda que certas partes do cérebro estavam ligadas a comportamentos específicos, que os nervos tinham funções específicas e conduziam suas mensagens a uma velocidade mensurável. Preparando o terreno para uma psicologia experimental, fornecendo para a nova ciência as ferramentas de que ela necessitava para esclarecer as questões sobre sensação, percepção, pensamento, memória e aprendizagem.

Outros materiais