Buscar

Prova 3 Vicente Respondida (97)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova 3 Vicente
Cite os constituintes do rim metanéfrico e explique suas partes.
O rim metanéfrico é, no homem, o rim definitivo. Ele é formado a partir do blastema (parte posterior do cordão nefrogênico) e do broto ureteral (prolongamento dorso-caudal do ducto mesonéfrico). A partir do broto ureteral se formam os ureteres, a pelve renal, os cálices maior e menor e os ductos coletores. A partir do mesênquima do blastema se formam os néfrons (túbulos metanéfricos), compostos pela cápsula de Bownmann, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. 
Descreva a origem embriológica das uretras feminina e masculina.
A uretra masculina pode ser dividida em quatro partes, de mais externa para mais interna, a uretra balânica,a uretra esponjosa, a uretra membranosa e a uretra prostática. A uretra balânica se origina do ectoderma cutâneo, a esponjosa se origina da porção fálica do seio urogenital definitivo, a uretra membranosa se origina da porção pélvica do seio urogenital definitivo e a uretra prostática tem origem na porção pélvica do seio urogenital definitivo e na uretra primitiva, derivada do canal vesico-uretral.
Já a uretra feminina é bem mais curta é formada apenas a partir da uretra primitiva e da porção pélvica do seio urogenital definitivo.
Cite e explique as fases da diferenciação sexual.
Existem cinco fases da diferenciação sexual, com a definição em cada uma delas do sexo genético, gonadal, somático, fenotípico e adquirido. 
A definição do sexo genético ocorre pela presença dos cromossomos XX ou XY, sendo basicamente definida pela presença ou não do gene SRY (no cromossomo Y).
A definição do sexo gonadal depende da diferenciação das gônadas em ovários ou testículos, essa diferenciação ocorre por meio da indução que deriva do sexo genético.
A definição do sexo somático ocorre a partir da diferenciação de diversas características por estimulo dos hormônios produzidos nas gônadas diferenciadas. 
A definição do sexo fenotípico é aquela outorgada ao nascimento com base na observação do fenótipo do recém-nascido. 
Por fim, a definição do sexo adquirido é feita durante a vida do indivíduo, aparentemente não depende de fatores genéticos e pode ou não concordar com a definição do sexo fenotípico. 
Esquematização dos componentes da gônada indiferente e os seus derivados no sexo masculino e feminino.
A gônada indiferenciada é formada pelo mesênquima que vem do cordão nefrogênico ou do mesonéfron degenerado; pelos cordões sexuais primários, que são prolongamentos radiais a partir do epitélio celômico; e pelas células germinativas primordiais, que surgem no início desenvolvimento e migram para o saco vitelínico, onde são armazenadas até que se formem as gônadas e para elas migrem. Os derivados de cada um desses componentes nos sexos masculino e feminino estão relacionados na tabela abaixo.
	
	Mesênquima
	Epitélio celômico
	Células germinativas primordiais
	Feminino
	Estroma ovariano
	Cordões sexuais primários (degerneram), reteovari, cordões sexuais secundários, células foliculares
	Ovogôneas
	Masculino
	Células de Leydig, tecido conjuntivo, túnica albugínea
	Cordões sexuais primários, células de Sertoli, túbulos seminíferos, retetestis, túbulos retos
	Espermatogôneas
Descreva a histogênese do tecido nervoso.
Inicialmente, a parede do tubo neural é formada por um epitélio pseudoestratificado, ou seja, todas as células estão em contato com a lâmina basal (lâmina interna, adjacente à luz do tubo) mas nem todas atingem a parte mais externa do tubo (lâmina externa), de modo que existem núcleos em diversos níveis no epitélio.
A proliferação dessas células ocorre com o prolongamento delas até a lâmina externa, durante o qual ocorre a síntese de DNA, regressão da célula até um formato esférico e mitose com eixo paralelo à lâmina interna, o que permite que as duas células filhas permaneçam unidas à ela. 
Com o passar do tempo, ocorre uma modificação nessa proliferação, e o eixo da mitose se torna perpendicular à lâmina interna, de modo que uma das células filhas permanece unida à lâmina interna e a outra se torna livre e recebe o nome de neuroblasto ou neurônio jovem, que projeta prolongamentos para a periferia do tubo. 
São formadas assim três camadas na parede do tubo neural: a camada de células ependimárias no centro, formada pelas células que permanecem aderidas à lâmina, a camada do manto, formada pelos corpos celulares das células do manto, e a cama marginal, formada pelos prolongamentos das células da camada do manto.
Mas as células da parede do tubo neural não formam apenas os neurônios, elas também formam as células da glia. Essas células podem ser divididas em livres ou fixas. As células fixas formam o epitélio ependimario que reveste o canal central da medula e os ventrículos do encéfalo e o epitélio dos plexos coroides. As células livres se diferenciam em astroblastos e oligodendroblastos, que formam os astrócitos e oligodentrócitos, componentes do sistema de sustentação dos neurônios. A micróglia é outro grupo celular presente no tecido nervoso, mas esse não se origina do tubo neural e sim na medula óssea, e migra para o tecido nervoso durante o desenvolvimento. 
Descreva os processos de neurulação.
A neurulação é o processo de formação do sistema nervoso a partir do ectoderma embrionário. 
O processo se inicia quando, por indução da notocorda, surge um espessamento de células no ectoderma, a placa neural. Ocorre então a formação de um sulco na placa neural, o suco neural, e vai se aprofundando ao mesmo tempo em que ocorre a aproximação das suas bordas, as pregas neurais. Com a aproximação das pregas neurais ocorre a fusão dos tecidos iguais por meio de moléculas de adesão específicas, ou seja, o epitélio cutâneo ao redor da placa neural se funde, e o epitélio neural também, formando o tubo neural, independente do resto do ectoderma. Algumas células das pregas neurais se soltam durante esse processo, são as células da crista neural. O fechamento do tubo neural se inicia na altura do 4º somito e se estende nas direções cranial e caudal, sendo o neuróporo (abertura) anterior fechado antes do neuróporo posterior.
A partir do tudo neural se forma o sistema nervoso central, as células da crista neura formam o sistema nervoso periférico e uma série de outros tipo celulares e os placódeos, espessamentos mais tardios do ectoderma, formam os órgãos dos sentido.
Diversos processos ocorrem durante a formação do sistema nervoso em diferentes momentos e em diferentes regiões. São ele: indução, proliferação celular, padrão de diferenciação por região, adesão celular, migração celular, estabelecimento de conexões entre as células, formação da glia e dos neurônios, fixação das conexões e integração funcional.
Mencione ordenadamente as flexuras encefálicas e a sua localização.
A primeira flexura cefálica é a flexura mesencefálica ou facial, ela se localiza no mesencéfalo e ocorre em sentido ventral. A segunda flexura é a cervical ou nucal, ela se localiza entre o rombencéfalo e a medula espinhal, também o ocorre em sentido ventral. A terceira flexura é a pontinha, ela ocorre entre o mielencéfalo e o metencéfalo em sentido dorsal. 
Como se dá a formação do cerebelo?
O cerebelo se forma a partir do lábio rômbico do mielencéfalo. Sua histodiferenciação inclui duas ondas migratórias. A primeira consiste na migração de células da camada do manto para a parte mais externa da camada marginal, formando a camada granulosa externa, essa migração é a responsável pela superfície rugosa do cerebelo. A segunda consiste na migração de células da camada granulosa externa e da camada do manto para a região mais interna da camada marginal, formando a camada granulosa interna. Os neurônios que permanecem na camada do manto formam os núcleos cerebelares, a camada granulosa externa forma a camada molecular (com células em cesto e células estreladas) e a camada granulosa interna forma a camada granulosa (com células de Purkinje, grãos e célulasde Golgi).
Descreva a citodiferenciação do tecido muscular e a formação da placa motora.
(A do tecido muscular a gente ainda não aprendeu...)
A placa motora é formada quando uma ramificação de um neurônio motor, cujo corpo está no corno anterior da medula, encontra uma célula muscular. Esse encontro leva ao aparecimento de vesículas de acetilcolina na fibra nervosa e a formação de invaginações na membrana da célula muscular. Aparecem então receptores para acetilcolina e vesículas de acetilcolinesterase na célula muscular, estando assim completa a placa motora.

Outros materiais