Buscar

Embriologia Aula Sistema Esquelético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema esquelético
Aula escrita
Sistema esquelético é o sist que possibilita os movimentos do corpo.
Todo o sist esquelético tem origem na célula mesenquimal. Esqueleto axial (crânio, coluna vertebral, costelas, esterno) e esqueleto apendicular (peitoral e pélvico).
Quais os tecidos que compõem o sist esquelético?
Cartilaginoso, conjuntivo, ósseo e muscular
O osso faz o movimento alavancar.
Célula mesenquimal  fibroblasto  tecido conjuntivo propriamente dito (fascias, aponeuroses, tec conjuntivo frouxos, tendões, ligamentos, endomisios, perimísios, substancias fundamentais amorfas são presentes e responsáveis pela adesão)
O fibroblasto não é uma célula terminal pois entra em mitose constantemente estimulado por fatores de crescimento, etc. Se diferencia também em células de gordura.
O conjuntivo propriamente dito vai se originar de um fibroblasto, 
	Cel mesenquimal  condroblasto  condrocito  cartilagem
O condrocito não é célula terminal, entra em mitose.
	Cel mesenq  osteoblasto  tecido ósseo
	Cel mesenquimal  mioblasto  tecido muscular  produção da lamina basal
-Os quatro tipos de células surgem simultaneamente
	Cel mesenquimal  hemangioblastos  células endoteliais e sanguineas
4 tipos de células produzem lamina basal, são elas: adipocitos, miocitos, células de schwann, epitelial.
Inicialmente tem-se uma matriz mesenquimal que vai se diferenciar em fibroblastos e condroblastos. A secreção dos condroblastos são substancias amorfas.
O osteoide a medida q está sintetizando matriz óssea vai invadindo a cartilagem, que conforma já a estrutura óssea que se formará. Com essa invasão, começam a ocorrer mortes de condrócitos, deixando espaços “vazios” rodeados de matriz óssea. Esses espaços são ocupados por hemangioblastos que formarão, assim, a medula óssea. Concomitantemente, há a formação dos mioblastos externamente.
O comprimento do músculo é feito por únicas fibras musculares que vão da parte distal até a mais proximal, sendo estriadas e multinucleadas com 100micrometros de diâmetro, composto por em torno de 50.000 miofibrilas (formando as bandas A, I ...). Inicialmente cada mioblasto, já em processo de diferenciação, sofre um aumento de comprimento; juntamente com seu núcleo que se alonga movimentando-se para a periferia do citoplasma. Nesse processo de elongamento, ocorrem as fusões dos mioblastos, com expansão do citoesqueleto. Obs.: Esse processo se dá para formação do sist- esquelético; o tecido muscular cardíaco possui diferenciação característica; o tec muscular liso é formado por fusão de miofribilas). 
Considere que o desenvolvimento do sistema esquelético ocorre simultaneamente. Assim, são esses processos seqüenciais de formação:
Conjuntivo e condroblasto
Osteocitos (invasão, produção de matriz)
Formação do osso
Tecido muscular liso n forma os sarcomeros, sem estriações, é sem associado com..... e com grande capacidade de regeneração (útero/gravidez, p ex). 
Ao longo do envelhecimanto vamos perdendo o pool das células
A regeneração de um tec musc esquelético é dificultada; se tiver contato é quase tranqüilo, mas se houve rompimento por estiramento é muito dificultada; exige fisioterapia, imobilização... tudo tem que se proliferar, absorver, há região de hematoma.
Em relação ao tec musc cardíaco não há mioblastos associados ao coração, se há não exixtem fatores que estimulem diferenciação, proliferação, e regeneração nesses tecidos, a única maneira é com células troncos.
A origem das células mesenquimais responsáveis pela formação do sistema esquelético é dos somitos, da crista neural também.
Inicialmente as células do mesoderma vão começar a produzir membrana basal e expressar fatores de proliferação na região central, isso é o inicio da formação dos somitos. Algumas células mesodérmicas migram e se organizam em grupos na região celular. Dentro da massa de células mesodérmicas que migraram existem grupos de células, o conjunto do grupo de células é o somito. O somito é regionalizado: ventralmente há o esclerotomo, na região dorso-medial está o miotomo medial, dors0-central está o dermatomo e por ultimo tem-se na região drso-lateral o miotomo lateral; essa regionalização ocorre em todos os somitos. O somito será desmontado e cada região assumirá uma localização.
Esclerotomo: forma cartilagem para formação do esqueleto axial (vértebras, costelas, esterno); vai envolver a notocorda; possui uma região mais densa e uma menos (frouxa), cada corpo de vértebra será formado pela parte mais densa de um esclerotomo e pela menos densa (frouxa) de outro; na formação do esterno as células migram postero anteriormente e formam uma placa de cartilagem. Formação de cartilagem e posteriormente de osso. Conjuntivo proprimanete dito
Miotomo medial: só forma músculos; vertebrais, intercostais, todos associados com o esqueleto axial.
Miotomo lateral: músculos relacionados com a parede do corpo e membros
Dermatomo: derme

Outros materiais

Outros materiais