Buscar

AD 1 Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Yluana Aparecida Viana Souza.
Polo: BJE.
Matrícula: 15111020157.
AD1 Microbiologia
1 – a) Estragam pois os micróbios na natureza, participam da degradação da matéria orgânica.
 b) João e Alice foram ao mercado comprar frutas, chegando lá compraram uvas, pêras e maçãs. Em casa João guardou suas frutas na geladeira, enquanto Alice deixou as dela sobre a mesa dentro das sacolas. Após dois dias as frutas de Alice estavam totalmente estragadas e as de João não estragaram, observamos então que quando conservadas em baixa temperatura as frutas permanecem boas, agora com calor excessivo elas estragam.
2 – Ao estudarmos mais afundo o corpo humano, logo nos surpreendemos com a quantidade de células, pois ele é composto na sua grande maioria por micro-organismos (procariontes), porém em questão de volume as células eucarióticas são maiores, ajudando com 90% do nosso peso. A maioria das células microbianas é formada por bactérias e cerca de 90% dessas são anaeróbicas.
Na tabela em questão, são apresentados números da microbiota presente no corpo humano, fazendo a comparação com a relação proporcional entre os micróbios aeróbicos e anaeróbicos. E como foi apresentado, em alguns casos como por exemplo o sulco gengival e cólon a 1000 anaeróbios para 1 aeróbio.
3 – a) 4,65 bilhões ---------- 100% x = 390/4,65
 3,9 bilhões ----------- x x = 83,87%
	Os micróbios habitam o planeta Terra há 3,9 bilhões de anos, equivalente a 83,87%.
 4,65 bilhões ---------- 100% x = 0,5/4,65
 0,005 bilhões ---------- x x = 0,1%
	O percentual correspondente ao tempo de existência dos seres humanos é de 0,1% (500 mil anos).
	b) As cianobactérias são os seres fotossintetizantes com clorofila-A, mais primitivos do planeta, tem possibilidade de vida em condições extremas, grandes chances de serem as responsáveis pelo acúmulo de O2 na atmosfera primitiva, e isso ajudou no aparecimento da camada de Ozônio (O3), que é a camada que capta grande parte da UV cósmica, fazendo então com que o ambiente seja favorável para existência de organismos mais sensíveis.
	4) As evidências tem base nos microfósseis e rochas de calcário biogênico que foram encontradas na África do Sul e Austrália, na forma de estromatólitos. Os estromatólitos tiveram origem por corpos calcificados de organismos fotossintetizantes, oxigênio gerado reagia com o ferro solúvel no mar, fazendo com que o óxido de ferro precipitasse. O mar tinha cor de ferrugem e o O2 foi se acumulando na biosfera.
	5 – a)
Membrana plasmática – envolve toda a célula, tem função de permeabilidade seletiva.
Parede – É impermeável a moléculas volumosas, função de definir a forma da célula, é formada por várias camadas de peptideoglicano ou mureína, protege contra pressão osmótica, com espessura de 10 a 20 nm, seu peso equivale a 10% da célula.
Flagelo – Estruturas filamentosas compostas por proteínas, usado para o movimento do micro organismo.
Fímbria – Adere a célula ao substrato.
Pilus F ou fímbria sexual – Relacionado a conjugação, processo de recombinação genética através do contato feito pelos pili.
Cápsula – Também participam do processo de adesão.
Camada paracristalina – Apresenta resistência mecânica aos fatores do ambiente.
Nucleoide –O cromossomo bacteriano enovelado está no nucleoide, protege o material genético.
Plasmídeos – Guarda genes que dão características de adaptação ao micróbio.
Ribossomos – Síntese de proteínas.
Corpúsculo de inclusão – Guarda substâncias de interesse metabólico, são utilizados em caso de carência nutricional.
Endosporos – Desidratados, resistentes a ambientes desfavoráveis que apresentam: calor, radiação, salinidade excessiva, exposição a produtos químicos. O encontro das bactérias em tais ambientes, inicia a esporulação que mantém o material genético e volta a se desenvolver quando o ambiente estiver favorável novamente.
b) Em ambientes que comprometem a sobrevivência de uma bactéria, como por exemplo, calor excessivo, falta de nutrientes ou de água, as mesmas são capazes de desenvolver endósporos, através do fenômeno denominado esporogênese, que é uma estrutura dessecada, onde está apresentado o material genético, resistindo aos ambientes desfavoráveis ela permanece dormente até que essas condições desfavoráveis fiquem favoráveis, para que novamente ocorra o desenvolvimento do organismo. E na figura 8.1 é apresentada as setes fases da esporogênese, em uma bactéria denominada Bacillus.
A primeira fase o material nuclear está duplicado, logo após ele se condensa formando um bastão, na terceira fase inicia uma divisão desigual que originará o pré-esporo, a quarta e quinta fase o pré-esposo passa a ser envolvido por uma parede que começa a se formar e se completa na sexta fase, e finalmente na sétima fase o esporo amadurece e é liberado no ambiente.
Para algumas bactérias a esporulação é um ótimo mecanismo de sobrevivência, algumas podem ficar dormentes por milhares de anos. 
	6 – a) A influência na base das cadeias alimentares é por conta das ações microbianas no planeta, eles participam como formadores da matéria orgânica por processos energéticos onde a fotossíntese ou quiossíntese estão envolvidas. Os seres fotossintéticos agem de maneira mais intensa na superfície do mar formando o fitoplâncton. Em todos os ambientes que tiver água os micróbios constituem parte das cadeias tróficas.
b) Biorremediação que é um processo onde organismos vivos, geralmente plantas, microorganismos ou suas enzimas, são usados tecnologicamente para remover ou amenizar poluentes no ambiente. A forma mais prática para biodegradar moléculas xenobióticas, é o microbiano, pois uma vez que os microorganismos atuais na tarefa de reciclagem grande parte das moléculas da biosfera, está participando dos principais ciclos biogeoquímicos e fazendo a manutenção da vida na Terra. 
7 – Para ganhar “briga” a célula que tiver um repertório maior tem a chance de digerir as enzimas presentes na outra célula e assim usar para sua nutrição e proliferação.
8 – a) as Gram positivas são compostas por uma camada de peptidoglicano, já as Gram negatvias apresentam uma menor quantidade de peptidoglicano, e sua parede não é tão espessa e forte, mas sua estrutura é complexa por conta d amembrana de lipoproteínas, polissacarídeos e fosfolipídios. 
b) Corante hidrofílico se transforma em hidrofóbico.
Referência: Livro de Microbiologia, disponibilizado na plataforma CEDERJ.

Outros materiais