Buscar

Prova TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo sobre o referencial teórico:
O Livro de Clara Pellegrino Mosimann e Sílvio Fisch, Controladoria Seu papel na Administração de Empresas, foi de fundamental importância para desenvolvimento do artigo, pois ele objetivou definir o papel exercido pela Controladoria no processo de Gestão empresarial, bem como seu surgimento e evolução no decorrer dos anos. Assim como os demais autores, Ivan Ricardo Peleias, Clóvis Luis Padoveze, Aline Bonatto, César Volnei Mauss, Silvio Aparecido Crepaldi ente outros, eu busquei nesse trabalho apresentar uma visão da atividade de Controladoria, apresentando aspéctos teóricos que a fundamentam como ciência e ao mesmo tempo, desenvolver todos os conceitos e técnicas para sua aplicação. 
Metodologia
Quanto a metologia o procedimento utilizado foi a pesquisa experimental, em que foi determinado o objeto de estudo Controladoria, as variáveis que a influenciam, definindo as formas de controle e observação dos efeitos que as variáveis a produzem. A metodologia quanto aos objetivos, foi uma pesquisa explicativa objetivando identificar fatores que determinaram o objeto do estudo, explicando o porquê das coisas, como se iniciou e como foi sua evolução.
Considerações finais do trabalho
O resultado desse trabalho foi muito satisfatório, pois os assuntos abordados são extremamente importantes para o desenvolvimento das atividades de Controladoria e pude reforçar meus conhecimentos sobre isso. No final, identificamos o papel da controladoria dentro das organizações, sua evolução ao longo dos anos, seu crescimento e as áreas de abrangência. O objetivo foi fielmente atingido e aprendemos que a controladoria ao disponibilizar instrumentos de controle de gestão, influenciam mudanças comportamentais e estruturais nas organizações, no sentido de otimização dos resultados econômicos e assim contribuir para uma gestão eficácia.
O problema em harmonia com os objetivos
O meu problema foi: Da Contabilidade à Controladoria, a evolução essencial. O título alinhado aos objetivos do trabalho, teve o intuito de apresentar a forma como a contabilidade e a controladoria, um dos ramos da administração, vem desempenhando uma grande influência na área contábil como um todo. A controladoria visa facilitar o gerenciamento e processos nas áreas contábeis, administrativas e na gestão empresarial. Com isso pudemos conhecer a área, onde ela pode atuar e os benefícios que podem trazer para uma gestão de excelência.

Outros materiais