Buscar

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II 05

Prévia do material em texto

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL II
SDE0654_A5_201501516027_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: GLAUCIA EUZEBIO ROSEIRA QUEIROZ
	Matrícula: 201501516027
	Disciplina: SDE0654 - PROC.TRAB.SER.SOC.II 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Dentre as opções abaixo, qual a alternativa que não representa uma competência do Assistente Social conforme expressa a Lei 8662 de 1993.
	
	
	
	
	
	c) Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
	
	
	b) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;
	
	
	a) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
	
	
	d) Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidade.
	
	
	e) Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional mesmo quando autorizado.
	
	
		2.
		Ao longo da trajetória profissional o Serviço Social sofreu com o estigma da execução, o que foi reforçado sobre tudo pelas demandas postas pelo:
	
	
	
	
	
	Estado no período de sua gênese.
	
	
	Sociedade civil na época de sua gênese.
	
	
	Poder público na contemporaneidade.
	
	
	Terceiro Setor privado na atualidade.
	
	
	Trabalhador na época de sua gênese.
	
	
		3.
		Quando o assistente social , em seu cotidiano profissional, direciona a sua intervenção para a eliminação de conflitos constitui os interesses do:
	
	
	
	
	
	Estado.
	
	
	Poder popular
	
	
	Capital.
	
	
	Profissional.
	
	
	Trabalhador.
	
	
		4.
		(TJRJ ¿ 2004)- Iamamoto (1998) afirma que ¿a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta¿. Apreender a realidade numa perspectiva de totalidade é um esforço metodológico que exige:
	
	
	
	
	
	Organizar idealmente a dinâmica da realidade, articulando as suas expressões empíricas ao todo social;
	
	
	Apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares.
	
	
	Articular de modo coerente todos os aspectos ideológicos, econômicos e sociais presentes na realidade social de forma a favorecer a delimitação do grau de interdependência entre eles;
	
	
	Apreender os nexos causais entre a aparência e a essência dos fenômenos que compõem a realidade social;
	
	
	Articular as múltiplas expressões da realidade social a partir da combinação de movimentos de dedução indução científicos;
	
	
		5.
		Não constitui atribuição privativa do Assistente Social:
	
	
	
	
	
	c) Assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;
	
	
	a) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;
	
	
	b) Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;
	
	
	e) Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.
	
	
	d) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
	
	
		6.
		1-A Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662, DE 7 de junho de 1993) no Art. 4º apresenta como competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;
	
	
	
	
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	
	Apenas as alternativas II e II estão corretas
	
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo marque aquela que não é uma penalidade aplicável conforme expressa o Código de Ética Profissional:
	
	
	
	
	
	c) Advertência reservada
	
	
	b) Advertência pública
	
	
	d) Multa
	
	
	a) Suspensão do exercício profissional
	
	
	e) Expulsão permanente do quadro de profissionais do Conselho
	
	
		8.
		Anette Garret ,autora que se dedicou estudos sobre a entrevista afirma que é preciso escuta, saber ouvir. É preciso garantir o caráter democrático e pluralista. Do contrário não superaremos : ( ) A ótica autoritária . ( ) O adestramento e da prática. ( ) Os limites postos pela relação de poder com usuário. ( ) O integração das classes subalternas na órbita do poder e A sequência CORRETA é:
	
	
	
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	V, F,F, V
	
	
	V, V, V,V.

Outros materiais