Buscar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I 02

Prévia do material em texto

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
SDE0663_A2_201501516027_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: GLAUCIA EUZEBIO ROSEIRA QUEIROZ
	Matrícula: 201501516027
	Disciplina: SDE0663 - PESQ.EM SERV. SOC. I 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O compromisso ético político na dimensão investigativa da profissão é manifestado pela busca de fomentar novos conhecimentos que privilegiam e tenham impacto nas condições de existência do _________________ que é o usuário do Serviço Social.
		
	
	
	
	
	objeto
	
	
	sujeito
	
	
	matéria
	
	
	metodologia
	
	
	cartilha
	
	
		2.
		É possível perceber que o assistente social precisa ter uma postura _______________, a qual se materializa no trabalho de ________________. Para se ter uma leitura da realidade.
		
	
	
	
	
	Investigativa / pesquisa;
	
	
	Individualista / pesquisa;
	
	
	Crítica / grupo;
	
	
	Ética / campo;
	
	
	Pesquisa / investigação;
	
	
		3.
		A pesquisa é um procedimento que tem como característica, exceto:
		
	
	
	
	
	reflexivo
	
	
	crítico
	
	
	controlado
	
	
	ahistórico
	
	
	sistemático
	
	
		4.
		É possível afirmar que a ________________________ está relacionada com a prática profissional, pois a mesma está inerente a relação teoria/prática, o que permite compreender criticamente os fenômenos sociais para fundamentar a intervenção.
		
	
	
	
	
	pesquisa
	
	
	questionário
	
	
	reunião
	
	
	survey
	
	
	entrevista
	
	
		5.
		Do ponto de vista de seus objetivos a pesquisa (Gil, 1991) pode ser: a) ________________________: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. b) ________________________: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. c) ________________________: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o ¿porquê¿ das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto. Assinalar a única alternativa que preenche corretamente as lacunas dos textos acima:
		
	
	
	
	
	a. Pesquisa Descritiva b. Pesquisa Exploratória c. Pesquisa e Explicativa
	
	
	a. Pesquisa Descritiva b. Pesquisa e Explicativa c. Pesquisa Exploratória
	
	
	a. Pesquisa Exploratória b. Pesquisa Descritiva c. Pesquisa e Explicativa
	
	
	a. Pesquisa Explicativa b. Pesquisa Exploratória c. Pesquisa Descritiva
	
	
	a. Pesquisa e Explicativa b. Pesquisa Descritiva c. Pesquisa Exploratória
	
	
		6.
		Assinale a alternativa que apresenta a importância da pesquisa em serviço social.
		
	
	
	
	
	Para fortalecimento da Doutrina Social da Igreja.
	
	
	Para compreensão dos fenômenos psíquicos.
	
	
	Para a desconstrução da questão social.
	
	
	Para a leitura da realidade.
	
	
	Para o ajustamento do usuário a realidade.
	
	
		7.
		O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque? (ENADE ¿ 2013)
		
	
	
	
	
	o campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
	
	
	ao assistente social, como membro de equipe, cabe a tarefa da pesquisa, enquanto, aos outros profissionais, cabe a sistematização e elaboração da política.
	
	
	a pesquisa da realidade social é uma atribuição privativa do assistente social.
	
	
	as informações sobre a realidade social, produzidas pelos institutos oficiais de pesquisa, não são disponibilizadas para a sociedade.
	
	
	o assistente social, no seu processo de formação profissional, dispõe de referencial teórico que lhe possibilita apreender a questão social na realidade fragmentada.
	
	
		8.
		O assistente social, ao desenvolver uma pesquisa, deve partir da compreensão de que:
		
	
	
	
	
	a pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa
	
	
	a metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador.
	
	
	a pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o sujeito busca confirmar uma realidade
	
	
	A pesquisa é essencialmente quantitativa à medida que a realidade social é permeada por indicadores.
	
	
	a pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual.

Outros materiais