Buscar

avaliando 1,2,3,4 cinesioterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CINESIOTERAPIA
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 21/04/2017 16:56:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502037231)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, gerando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
	 
	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
	
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501863483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I - Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II - Nos exercícios passivos, preferencialmente, não deve haver contração muscular voluntária. III - Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV - Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V - Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II, V
	
	I, II, IV
	
	II, III, IV
	
	I, II,III
	
	II, III, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501537694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	
	trabalho linear.
	
	amplitude de movimento passiva.
	
	artrocinemática.
	
	hipermobilidade.
	 
	osteocinemática.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501323160)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O esqueleto é tanto mais maleável quanto menos ossificado está, ou quanto mais jovem seja o indivíduo. Eliminando as deformidades de origem traumática, senil ou infecciosa, podemos dizer que toda deformidade óssea tem origem entre o nascimento e os 20 anos de idade, e com frequência entre os 7 e 14 anos, sendo este período de idade aquele em que a morfologia e a postura definem-se para o futuro. Assinale a alternativa FALSA.
		
	
	Por isso é necessário tratar, na adolescência, as alterações que poderão tornar-se ósseas e fixas.
	
	Porém, por outro lado e pela mesma razão, (maleabilidade) favorece a correção
	 
	No adulto, quando tratarmos de uma deformidade, vamos visar um tratamento somente postural; o objetivo será sempre o de reduzir totalmente as deformidades.
	
	A plasticidade do esqueleto, nessa época, por um lado pode facilitar a má formação
	
	O tratamento preventivo é mais fácil, mais rápido e de melhor prognóstico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501541268)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lesão no joelho, ocorre com elevada frequência durante a prática de esportes que exigem mudanças bruscas de velocidade, direção e impacto, Diversas forças podem ocorrer na articulação durante gestuais como correr, saltar e chutar.. A contração muscular do quadríceps promove:
		
	 
	Forças de compressão e cisalhamento patelo femural
	
	Forças de tração e cisalhamento patelo femural
	
	Forças tensivas patelo femural
	
	Forças de tração,cisalhamento e compressão patelo femural
	
	Forças de tração e compressão patelo femural
		
	
	
	 
		
		
		
	   CINESIOTERAPIA
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 21/04/2017 17:56:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501326492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para pessoas que apresentam como alteração postural os Ombros Deprimidos, qual das alternativas abaixo é eficiente para corrigir, melhorar ou até mesmo evitar que o mesmo desvio postural continue a se perpetuar?
		
	
	Alongamento balístico do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Trapézio Superior.
	
	Alongamento passivo do Músculo Trapézio Superior, seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Elevador da Escápula.
	
	Reforço Muscular enfatizando bastante a fase excêntrica dos músculos Grande Dorsal e Peitoral Menor associado com alongamento passivo e estático dos músculos Muscular Trapézio Superior e Elevador da Escápula.
	 
	Reforço Muscular em posição de Encurtamento Muscular dos seguintes músculos: Trapézio Superior e Elevador da Escápula, associado com alongamento muscular passivo de Peitoral Menor e Grande Dorsal.
	
	Alongamento através de Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Trapézio Superior.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501325439)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A biomecânica normal da respiração é resultado da associação das atividades osteomioarticulares (diafragma e músculos acessórios, mobilidade do tronco, costelas e esterno). A mobilidade fisiológica da caixa torácica (movimentos das costelas e do esterno em forma de alça de balde e braço de bomba) pode ser restabelecida através de manobras manuais que possuem o objetivo de recuperar a fluidez dos movimentos de alça de balde e braço de bomba e assim auxiliar na dinâmica dos líquidos corporais. Neste contexto, assinale a alternativa que não indica um efeito das manobras citadas:
		
	
	Recuperar a coordenação do gradil costal
	 
	Facilitar o fluxo axoplasmático
	
	relaxar e alongar os músculos da cervical como um todo
	
	recuperar a mobilidade do gradil costal
	
	facilitar o retorno venoso e linfático
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501327112)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma recuperação funcional de joelho o paciente é submetido a protocolos de tratamento. A ativação da contração muscular é prioridade na recuperação, com isso quando realizamos um exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular. Podemos afirmar que:
		
	
	o exercício é passivo
	
	o exercício participativo
o exercício é ativo-assistido
	 
	o exercício é resistido
	
	o exercício é ativo-livre
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501864300)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização vertebral instituída por Maitland possui 4 graus de movimentos que são utilizados em diferentes situações. Abaixo estão os graus e a respectiva utilização. Correlacione-os e assinale a alternativa que contem a sequencia correta. Graus: (1) - (2) - (3) - (4) Descrição: ( ) Grande amplitude de movimento desde que livre de tensões ou espasmos musculares; ( ) Grande amplitude de movimento mesmo com tensões ou espasmos musculares; ( ) Movimento de pequena amplitude realizada de forma forçada; ( ) Pequena amplitude de movimento próxima à posição inicial do arco A sequência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é:
		
	 
	2,3,4,1
	
	3,1,2,4
	
	1,2,3,4
	
	4,3,2,1
	
	3,1,4,2
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501933914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os ítens abaixo são benefícios potenciais do exercício resistido ,exceto:
		
	
	Maior densidade mineral óssea ou menor desmineralização óssea
	 
	Mudanças positivas na composição corporal:diminuição da massa muscular magra e aumento da gordura corporal
	
	Aumento da sensação de bem estar físico
	
	Aumento da força dos tecidos conjuntivos: tendões, ligamentos, tecido conjuntivo intramuscular.
		
	
	
	 
	
	
		
		
	   CINESIOTERAPIA
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/05/2017 20:02:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501323992)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a cadeia muscular posterior é correto afirmar:
		
	
	É considerada a cadeia muscular mais importante do corpo humano, pois foi a primeira a ser formada durante a fase embrionária
	
	A coluna cervical é a responsável direta pela ação muscular da cadeia muscular posterior
	
	É a cadeia responsável pela proteção do mediastino que é sempre ativada por movimento voluntário na cinesioterapia ativa livre
	
	A cadeia posterior é ativada pelos músculos abdominais e oblíquos internos e externos respectivamente
	 
	É considerada a cadeia responsável pelo ortostatismo do ser humano e para manter a extensão da coluna vertebral como um todo, extensão do quadril com o joelho extendido, extensão dos dedos com flexão plantar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501326493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma restrição na Amplitude de Movimento Articular de Dorsiflexão da Articulação Sub Talar pode ser corrigida através de uma série de Condutas Cinesioterapêuticas. Marque a alternativa que condiz com a melhor Conduta Fisioterapêutica.
		
	
	Mobilização do Talus no sentido anterior e Alongamento do Músculo Extensor Longo do Hálux e dos Dedos.
	
	Mobilização do Talus no sentido posterior e Alongamento do Músculo Tibial Anterior.
	
	Mobilização do Talus no sentido anterior e alongamento do Sóleo.
	 
	Mobilização do Talus no sentido posterior e Alongamento do Músculo Gastrocnêmio.
	
	Mobilização do Talus no sentido posterior e Alongamento do Músculo Poplíteo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501323166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	EXERCÍCIO ATIVO-ASSISTIDO é o exercício no qual o paciente realiza o movimento com auxílio do terapeuta; este auxílio vai ser dado somente depois que o paciente realizar o que consegue, e de acordo com a capacidade do músculo solicitado. Assinale as indicações para seu uso.
		
	
	aumentar o volume do músculo (hipertrofia)
	
	para trabalhar com músculos com grau de força muscular 4 ou 5
	
	aumentar a resistência à fadiga: consegue-se isto repetindo-se o exercício diversas vezes, com uma resistência média e com maior velocidade;
	 
	obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento; com músculos com grau de força 0 e 1; para manter a mobilidade articular já existente, como em pacientes de UTI, comatosos, hemiplégicos ou em articulações dolorosas;
	
	aumentar a força muscular: para isso a contração muscular precisa ser resistida ou receber uma carga para promover a hipertrofia;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501329632)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Rockwood foram desenvolvidos para trabalhar exercícios contrarresistidos na articulação do ombro, principalmente em condições de síndrome do impacto. Com base em seus conceitos, analise as questõe e, a seguir, marque a alternativa correta. I- Os exercícios devem ser realizados com flexão do cúbito em 90°, mas com enfoque na articulação do ombro. II - Sua realização deve ser exclusivamente com braços de alavanca menores, com apoio de pesos nos cúbitos, favorecendo a aplicação precoce. III - Nenhum dos exercícios deve ser estimulado acima de 90°, entendendo que é esse o ponto de maior atrito articular.
		
	
	Somente a I está correta.
	 
	Duas alternativas estão corretas.
	
	Somente a II está correta.
	
	Somente a III está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501358792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas abaixo: I - Redução das complicações da imobilização; II - Manter a mobilidade de articulação e do tecido conjuntivo; III - Minimizar os efeitos da formação de contratura; IV - Manter a elasticidade mecânica do músculo; V - Auxiliar a circulação e dinâmica vascular; VI - Favorecer o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais dentro da articulação; VII - Diminuir ou inibir a dor; VIII - Auxiliar o processo de cicatrização após lesão ou cirurgia; IX - Ajudar a manter no paciente a percepção de movimento. Essa metas pertencem a qual técnica? Podem ser usadas em qual caso? Assinale a alternativa que contenha as duas resoluções corretas.
		
	
	Fortalecimento muscular concêntrico Pacientes que apresentam fraqueza de determinado grupo muscular
	
	Thrust Pacientes que apresentam perda da mobilidade articular
	
	Energia muscular Pacientes que apresentam fraqueza de determinado grupo muscular
	
	Fortalecimento muscular isométrico Pacientes que apresentam fraqueza de determinado grupo muscular
	 
	Exercícios de ADM (amplitude de movimento) passiva Pacientes que não apresentam movimentação ativa do membro
		
	
	
	 
	
		
		
	   CINESIOTERAPIA
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/05/2017 20:49:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501326030)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exercício da Série de Mckenzie que serve para tratar lesões posteriores que comprimem o ligamento longitudinal posterior, levando a uma dor lombar, onde ocorre um reposicionamento articular do disco intervertebral com a dor retornando da periferia para o centro, é o exercício de:
		
	
	Inclinação Lateral
	 
	Hiperextensão Lombar
	
	Báscula Pélvica
	
	Flexão do Tronco
	
	Rotação do Tronco
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502167821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as articulações da região do tornozelo e pé, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução dos dedos ocorrem na articulação tarsometatarsal
	
	Na articulação tibiofibular distal ocorrem os movimentos de dorsiflexão, flexão plantar, inversão e eversão
	 
	Os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar ocorrem na articulação talocrural e os movimentos de inversão e eversão ocorrem na articulação subtalar.
	
	Os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar ocorrem na articulação subtalar e os movimentos de inversão e eversão ocorrem na articulação talocrural.
	
	Os movimentos de inversão e eversão ocorrem na articulação talo crural
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501326771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Reeducação
Postural Global é um método que se baseia nas cadeias musculares. Podemos afirmar que os grupos musculares estão dispostos em sua divisão em cadeias estáticas e dinâmicas. Diante desta informação, quais as estruturas consideradas cadeias musculares estáticas?
		
	
	anterior, posterior e lateral
	 
	inspiratória, posterior e ântero-interna do quadril.
	
	respiratória, anterior do braço e posterior de coxa
	
	inspiratória, expiratória e posterior
	
	anterior do braço, lateral e expiratória
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501324431)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A evolução filogênica do homem que mudou ao longo do tempo da marcha quadrúpede para bípede acarretou em alterações anatômicas que podem levar a lesões como:
		
	
	Afilamento dos corpos vertebrais lombares aumentando a mobilidade dessa região, podendo causar lesões nos anéis fibrosos dos discos vertebrais
	
	Dores nos quadris e pelve por causa do alargamento pélvico para sustentação do peso em ortostase
	
	Diminuição da força dos membros superiores e tronco pela diminução da sobrecarga em ortostase
	
	Degeneração óssea dos joelhos por causa da atitude ortostática na locomoção ou marcha
	 
	Defeito no ligamento longitudinal posterior, ficando na região de L4-L5 e L5-S1 mais afinalado. Sendo assim essa região da coluna vertebral ficou mais vulnerável a lesões dos anéis fibrosos posteriores do disco vertebral
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501324437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de Mulligan é utilizado com o objetivo de:
		
	
	Eliminar a dor sem comprometer a mobilidade articular com utilização de esparadrapo com o objetivo de realizar e manter o glide sustentado durante o dia a dia do paciente.
	
	Melhora de estímulos táteis através de exercícios resistidos, direcionando e coordenando o movimento dos ombros.
	
	Melhorar o controle motor e funcional pela melhora do IMPUT sensorial realizando movimentos tridimensionais (diagonais)
	 
	Eliminar a falha posicional articular através do ajuste manual realizado pelo fisioterapeuta eliminando assim a sintomatologia dolorosa do paciente
	
	Eliminar quadro doloroso através de um pré-estiramento na direção de póstero-elevação utilizando o princípio de contração-relaxamento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais