Buscar

Primeira Prova hemato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Hemato
Questão 1) Quais as características de uma célula tronco?
Questão 2) Existem imunodeficiências hereditárias associadas à incapacidade dos neutrófilos de saírem do plexo vascular até o sítio de agressão. Utilizando seus conhecimentos da migraçãoo neutrofílica, CITE três mecanismos fisiológicos que poderiam estar envolvidos para justificar essas doenças. OBS: A questão estava riscada de caneta...
Questão 3) Compare os neutrófilos e monócitos quanto a: progenitor (0,25), mecanismos regulatórios (0,25), meia-vida (0,25) e função (0,25).
Questão 4) O termo policitemia refere-se ao aumento de eritrócitos, independente de sua etiologia. CITE três mecanismos fisiológicos potencialmente envolvidos neste quadro.
Questão 5) Onde ocorre a hematopoese nas fases pré-natal (0,33), infância (0,33) e vida adulta (0,33)?
Questão 6) Compare os dois tipos de HLA quanto a: tipo do antígeno apresentado (0,25), a estrutura (0,25), células em que está presente (0,25) e tipo de células as quais apresenta o antígeno (0,25).
Questão 7) Quais as MUDANÇAS observadas no citoplasma e no núcleo durante a eritropoese (0,5) e o que elas SIGNIFICAM (0,5)?
Questão 8) Quais as diferenças funcionais e estruturais entre os receptores dos linfócitos B (0,33), T (0,33) e NK (0,33)?
Questão 9) A anemia “ferropriva ou ferropênica” caracteriza-se por redução dos estoques de ferro, enquanto a anemia da inflamaçãoo crônica apresenta estoques normais com deficiência da oferta de ferro ao tecido hematopoiético e na anemia sideroblástica há um bloqueio do uso do ferro dentro dos eritroblastos, com acúmulo nestas células, Tendo em vista que o controle global de ferro é feito por meio de um mecanismo transcricional, que envolve a transcrição do gene HAAMP que, por sua vez codifica a hepcidina e; o controle intracelular do estoque de ferro é feito por um mecanismo pós-transcricional que regula a tradução de receptor de transferrina e e ferritina , como devem estar esses mecanismo em cada uma das doenças citadas acima?
Questão 10) Reescreva de forma correta, do ponto de vista da fisiologia da linfocitopoese a seguinte frase: Na linfocitopoese B, a apresentação de antígenos pelo HLA classe 1 é capaz de selecionar células com receptores compatíveis com essa molécula e leva à indução da expressão de CD4 juntamente com o complexo BCR. Desta forma, a ausência de HLA classe 1 levaria à liberação de linfócitos CD4 que não teriam o seu apresentador de antígeno correspondente, constituindo um distúrbio funcional destes linfócitos.

Outros materiais