Buscar

10 - Resumo II Berne - Funções superiores do sistema nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Funções superiores do sistema nervoso
Resumo II – Fisiologia do Sistema Nervoso
Berne
O córtex cerebral pode ser sub-dividido em lobos, com base no padrão de giros e sulcos. Cada lobo tem funções especiais, como se mostra pelos efeitos das lesões das crises convulsivas. 
O córtex cerebral pode ser sub-dividido em neo-córtex, alo-córtex e justa-córtex. O neo-córtex tipicamente tem seis camadas, enquanto os outros tipos de córtex têm menos camadas.
O neo-córtex contém muitos tipos de células, inclusive as piramidais, que servem como células eferentes corticais, e vários tipos de inter-neurônios. As células piramidais liberam um aminoácido neuro-transmissor excitatório, enquanto os inter-neurônios são GABAérgicos.
Fibras aferentes tálamo-corticais específicas terminam principalmente nas camadas médias do neo-córtex; as fibras aferentes tálamo-corticais difusas fazem sinapse nas camadas I e VI.
As fibras eferentes corticais das camadas II e III se projetam para outras áreas do córtex; as da camada V se projetam para muitos alvos sub-corticais, inclusive a medula espinhal, o tronco encefálico e o estriado, bem como para núcleos talâmicos inespecíficos; e a camada VI se distribui para o núcleo talâmico específico apropriado.
A estrutura cortical varia em diferentes regiões. O córtex agranular é encontrado em áreas motoras, enquanto o córtex granular (conio-córtex) ocorre nas áreas de recepção sensorial primária. O córtex homotípico é encontrado em outra parte do neo-córtex. As áreas de Brodmann refletem estas variações da estrutura cortical e se correlacionam com áreas funcionalmente distintas.
O arqui-córtex tem três camadas, que são tipificadas pelo hipocampo e o giro denteado de formação hipocampal.
O eletroencefalograma (EEG) varia com o estado do ciclo de sono-vigilância, doenças e outros fatores. Os ritmos do EEG incluem as ondas alfa, beta, teta e delta.
O EEG reflete atividade sináptica das células piramidais. Os potenciais evocados corticais são alterações do EEG desencadeadas por estímulos e são testes clínicos úteis da transmissão sensorial.
O sono pode ser dividido em duas formas: com ondas lentas e de movimentos oculares rápidos (REM). O sono com ondas lentas passa pelas fases de 1 a 4, cada uma com um padrão eletroencefalográfico característico. A maioria dos sonhos ocorre em sono REM. O sono é produzido ativamente por um mecanismo do tronco encefálico, e sua ritmicidade circadiana é controlado pelo núcleo supra-quiasmática.
O EEG ajuda no reconhecimento das várias formas de epilepsia. As crises convulsivas se associam a mudanças de despolarização nas células piramidais. Tais mudanças são causadas por potenciais de ação dendríticos dependentes de Ca2+ e uma redução no processamento inibitório.
O hemisfério cerebral esquerdo é dominante para linguagem na maioria dos indivíduos. A área de Wernicke é responsável pela compreensão da linguagem, e a área de Broca por sua expressão.
As informações são transferidas entre os dois hemisférios através do corpo caloso. Esta estrutura coordena os dois lados do cérebro. O hemisfério direito é mais capaz que o esquerdo para tarefas espaciais, expressão facial, linguagem corporal e entonação da fala.
A aprendizagem inclui formas não-associativa e associativa. Dois tipos de aprendizagem não-associativa são a habituação e a sensibilização. A aprendizagem associativa inclui os condicionamentos clássico e operante.
A potenciação a longo prazo é mediada por um aumento na eficácia sináptica, que duras horas a semanas, e que envolve alterações pré e pós-sinápticas.
A memória inclui os processos de armazenamento de curto prazo (minutos), recentes e de longo prazo e um mecanismo de recuperação de informações. A formação hipocampal é importante para a memória recente.

Outros materiais