Buscar

11 - Resumo II Berne - Sistema nervoso autônomo e seu controle central

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema nervoso autônomo e seu controle central
Resumo II – Fisiologia do Sistema Nervoso
Berne
O sistema nervoso autônomo é um sistema motor que controla a musculatura lisa, o músculo cardíaco e as glândulas. Ajuda a manter a homeostasia e coordena as respostas a estímulos externos. Seus componentes são os sistemas nervosos simpático, parassimpático e entérico.
As vias motoras autônomas envolvem neurônios pré e pós-ganglionares. Os neurônios pré-ganglionares residem no SNC, enquanto os neurônios pós-ganglionares se situam nos gânglios periféricos.
Os neurônios pré-ganglionares simpáticos estão localizados na região tóraco-lombar da medula espinhal, e os neurônios pós-ganglionares simpáticos localizam-se nos gânglios paravertebrais e pré-vertebrais.
Os neurônios pré-ganglionares parassimpáticos estão localizados em núcleos de nervos cranianos ou na medula espinhal sacral. Os neurônios parassimpáticos pós-ganglionares residem em gânglios localizados nos órgãos-alvo ou próximo a eles.
As fibras aferentes viscerais têm origem em receptores sensoriais nas vísceras. Algumas têm uma função de sinalização sensorial, como dor visceral ou gustação, mas a maioria ativa reflexos.
O sistema entérico inclui os plexos mioentérico e sub-mucoso na parede do trato gastrintestinal. O plexo mioentérico regula a motilidade e o plexo sub-mucoso regula o transporte e a secreção de íons e água.
Os neuro-transmissores nas sinapses de neurônios pré-ganglionares nos gânglios autonômicos incluem a acetil-colina (atuando tanto em receptores nicotínicos quanto muscarínicos) e muitos neuro-peptídeos.
Os inter-neurônios liberam catecolaminas. Os neurônios pós-ganglionares simpáticos em geral liberam noradrenalina (atuando em receptores adrenérgicos alfa1, alfa2, beta1 ou beta2) como seu neuro-transmissor, embora também sejam liberados neuro-peptídeos.
Os neurônios pós-ganglionares simpáticos que inervam as glândulas sudoríparas liberam acetil-colina. Os neurônios pós-ganglionares parassimpáticos liberam acetil-colina (atuando sobre receptores muscarínicos M1 ou M2).
O diâmetro pupilar é controlado reciprocamente pelos sistemas nervosos simpático e parassimpático. A atividade simpática causa dilatação (midríase); a atividade parassimpática causa constrição pupilar (miose).
O esvaziamento da bexiga depende de eferências parassimpáticas durante o reflexo da micção. A constrição simpática do esfíncter interna da uretra impede a micção. O reflexo de micção é desencadeado por receptores de estiramento e é controlado, em adultos normais, por um centro de micção na ponte.
O hipotálamo contém vários centros que controlam atividades autonômicas e outras, que incluem perda de calor, produção e conservação de calor, fome e saciedade e ingestão de líquidos.
O sistema límbico possui várias estruturas corticais e outras. Controla o comportamento emocional, em parte por ativação do sistema nervoso autônomo.

Outros materiais