Buscar

20 Resumo IV Berne A microcirculação e os linfáticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A micro-circulação e os linfáticos
Resumo – IV
Berne
O fluxo sanguíneo nos capilares é principalmente regulado pela contração das arteríolas (vasos de resistência).
Os capilares, que consistem de uma única camada de células endoteliais, podem suportar uma elevada pressão transmural em virtude do seu pequeno diâmetro. De acordo com a lei de Laplace, T(tensão da parede) = P (pressão transmural) X r (raio do capilar).
O endotélio é fonte do óxido nítrico e da prostaciclina, que relaxam os músculos lisos vasculares.
A água e os pequenos solutos movimentam-se entre os líquidos dos compartimentos vascular e intersticial através dos poros dos capilares principalmente por difusão, mas também por filtração e absorção.
Pelo fato de a difusão trans-capilar ser aproximadamente 40 vezes maior que o fluxo sanguíneo nos tecidos, a troca de moléculas pequenas insolúveis em lipídios é limitada por fluxo. Quando maiores foram as moléculas, mas lenta é a sua difusão. As moléculas grandes insolúveis em lipídios são limitadas pela difusão. Moléculas maiores do que aproximadamente 6000 kDa estão essencialmente confinadas ao compartimento vascular.
As substâncias lipossolúveis, como o CO2 e o O2, passam diretamente através das membranas lipídicas do capilar e a magnitude da transferência é diretamente proporcional á lipo-solubilidade da substância.
A filtração e a absorção capilar são descritas pela equação de Starling: movimento do líquido = k [(Pc+delta I) – (Pi + deltaP)] onde Pc= pressão hidrostática capilar; Pi=pressão hidrostática do líquido intersticial; delta I = pressão oncótica do líquido intersticial; deltaP – pressão oncótica plasmática. A filtração ocorre quando a soma algébrica destes termos é positiva; ocorre absorção quando ela é negativa.
As grandes moléculas podem movimentar-se através da parede capilar em vesículas, por um processo denominado pinocitose. As vesículas são formadas a partir da membrana lipídica dos capilares.
O líquido e a proteína que escaparam dos capilares sanguíneos penetram nos capilares linfáticos e são transportados, via sistema linfático, de volta para o compartimento vascular sanguíneo.

Outros materiais