Buscar

26 Resumo V Berne Propriedades mecânicas pulmão e parede torácica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Propriedades mecânicas do pulmão e da parede torácica: 
Resumo V – Fisiologia pulmonar
Berne
Os volumes pulmonares têm grande importância na troca gasosa e no trabalho respiratório.
Os volumes pulmonares são determinados pelo equilíbrio entre as propriedades de retração elástica pulmonar e as propriedades dos músculos da parede torácica.
A capacidade vital é a mais importante medida isolada de função pulmonar; consiste na quantidade máxima de ar que um indivíduo consegue inspirar ou expirar.
A capacidade residual funcional (CRF) representa o volume de repouso pulmonar. A CRF seria determinada pelo equilíbrio entre a pressão de retração elástica pulmonar, que funciona de forma a diminuir o volume pulmonar, e a pressão gerada pela parede torácica na tentativa de ficar maior. O diferencial de pressão através do sistema respiratório é zero na CRF.
A complacência pulmonar corresponde á medida das propriedades elásticas pulmonares. A perda da retração elástica, observada nos enfisematosos, relaciona-se com o aumento da complacência pulmonar.
A complacência pulmonar encontra-se diminuída nas patologias associadas á fibrose pulmonar.
Necessita-se de pressão transmural positiva para aumentar o volume pulmonar. A pressão através do sistema respiratório é zero nos pontos em que não existe fluxo de ar (final da inspiração e final da expiração).
A resistência ao fluxo aéreo corresponde á alteração verificada na pressão por unidade de fluxo. A resistência das vias aéreas seria determinada pelo calibre e comprimento das vias aéreas, bem como pela velocidade e densidade do gás.
A resistência das vias aéreas é altamente sensível ás alterações verificada no seu raio, e varia de forma inversa a quarta potência deste raio. A resistência das vias aéreas é maior nos casos de fluxo turbulento do que nos de fluxo laminar.
As primeiras oito gerações de vias aéreas representam o local de maior importância para a resistência das vias aéreas.
A resistência das vias aéreas diminui com o aumento do volume pulmonar, e com a menor densidade do gás.
O ponto de igual pressão consiste no ponto em que a pressão dentro das vias aéreas iguala á existente ao seu redor.
O ponto de igual pressão desloca-se em direção aos alvéolos nos indivíduos normais á medida que ocorre diminuição no volume e na retração elástica pulmonar. O ponto de igual pressão nos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) fica mais próximo dos alvéolos, com qualquer volume pulmonar.
Os valores previstos para os volumes pulmonares e taxas de fluxo respiratório variam segundo a idade, gênero, grupo étnico, e altura, e, em menor grau, com o peso.
As provas de função pulmonar (espirometria, curva fluxo-volume, pletismografia de corpo inteiro) podem detectar alterações na função pulmonar antes mesmo de os indivíduos ficarem sintomáticos.
A DPOC caracteriza-se por aumento no volume pulmonar e aumento da resistência das vias aéreas, bem como diminuição nas taxas de fluxo expiratório.
O enfisema, um tipo específico de DPOC, caracteriza-se, ainda, por aumento na complacência pulmonar.
As pneumopatias restritivas caracterizam-se por diminuição no volume pulmonar, taxas de fluxo expiratório e resistência dentro da normalidade, e uma redução acentuada na complacência pulmonar.

Outros materiais