Buscar

32 Resumo VI Berne Secreções gastrintestinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Secreções gastrintestinais
Resumo VI – Fisiologia do sistema gastrintestinal
Berne
As células epiteliais que revestem o trato gastrintestinal e as células das diversas glândulas associadas ao trato gastrintestinal produzem secreções que contêm água, eletrólitos, proteínas e outras substâncias.
As secreções gastrintestinais são reguladas por neurônios intrínsecos e extrínsecos, hormônios e mediadores parácrinos.
As glândulas salivares produzem um líquido hipo-tônico que contém concentrações de bicarbonato e de potássio mais altas do que as plasmáticas. A saliva contém uma alfa-amilase que começa a digestão do amido. O muco na saliva lubrifica o alimento. Os nervos parassimpáticos são os reguladores chave da secreção salivar.
O estômago serve como um reservatório para o alimento ingerido e esvazia os conteúdos gástricos no duodeno a uma taxa regulada. As células parietais secretam HCl e um fator intrínseco no estômago. As células principais secretam pepsinogênios.
A regulação da secreção do HCL no estômago envolve nervos extrínsecos e intrínsecos e a acetil-colina é o principal neuro-transmissor estimulador. A gastrina, um hormônio liberado pelas células G no antro gástrico e no duodeno, e a histamina, um agonista parácrino liberada pelas células ECL no estômago, também são importantes agonistas fisiológicos da secreção do HCL. 
O HCL catalisa a conversão dos pepsinogênios para pepsinas ativas. As pepsinas convertem uma fração significativa da proteína ingerida a oligo-peptídeos.
O muco e o bicarbonato secretados formam a barreira mucosa gástrica que protege as células epiteliais do estômago dos efeitos do HCL e das pepsinas.
O pâncreas produz um líquido rico em bicarbonato que contém enzimas essenciais para a digestão dos carboidratos, proteínas e gorduras. As células pancreáticas acinares produzem o componente enzimático do suco pancreático; os ductos intra-lobulares e extra-lobulares secretam grande parte do componente aquoso (água e eletrólitos) do suco pancreático.
CCK (colecistoquinina) e secretina são liberadas a partir da mucosa duodenal em resposta aos produtos da digestão das gorduras e proteínas e ao pH abaixo de 4.5, respectivamente. CCK estimula os ramos aferentes dos reflexos vago-vagais que estimulam as células acinares a liberarem enzimas. A secretina estimula diretamente as células ductais a liberaram líquido rico em bicarbonato.
O fígado produz e a vesícula biliar concentra uma secreção chamada bile. A bile é um líquido rico em bicarbonato que contém ainda ácidos biliares, pigmentos biliares, fosfo-lipídos, colesterol e numerosos outros componentes. Os ácidos biliares exercem um papel central na digestão e na absorção de lipídios.
Os hepatócitos são responsáveis pela secreção do componente orgânico da bile. As células dos ductos biliares secretam um líquido rico em bicarbonato. A CCK é um secretagogo para a secreção pelos hepatócitos. A secretina estimula os ductos biliares a produzirem o fluido rico em bicarbonato.
Os ácidos biliares são absorvidos no íleo terminal e retornam ao fígado pela veia porta. Os hepatócitos eliminam rapidamente os ácidos biliares do sangue e os ressecretam. Os ácidos biliares no sangue portal são poderosos estimulantes para que os hepatócitos os ressecretem. O estoque de ácido biliar pode recircular de duas a cinco vezes em resposta a uma única refeição. O processo de secreção, retorno e ressecreção dos ácidos biliares é conhecido como circulação êntero-hepática dos ácidos biliares.

Outros materiais