Buscar

37 Resumo VII Berne Homeostase do Potássio, Cálcio e Fósforo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Homeostase do Potássio, Cálcio e Fósforo
Resumo VII – Fisiologia renal
Berne
O K+ é um dos cátions mais abundantes no organismo. Ele é essencial para muitas funções celulares, incluindo o crescimento e divisão celular e a excitabilidade de nervos e músculos.
A homeostase do K+ é mantida por hormônios que regulam a [K+] no plasma, e pelos rins, que ajustam a excreção do K+ para igualá-la á ingestão de K+. A [K+] no plasma é mantida pela insulina, adrenalina, e aldosterona. Contrariamente, a lise celular, exercícios, mudanças no equilíbrio ácido-base e osmolaridade plasmática alteram a [K+] no plasma. 
A excreção de K+ pelos rins é determinada pela taxa de secreção de K+ pelo túbulo distal e ducto coletor. A secreção de K+ por esses segmentos tubulares é regulada pela [K+], aldosterona e ADH. Em contraste, as mudanças no fluxo do fluido tubular e distúrbios ácido-base causam distúrbios na excreção de K+ pelos rins. 
O Ca2+ e o fosfato inorgânico (Pi) são íons multi-valentes que desempenham muitas funções importantes. Os rins, em conjunto com o trato gastrintestinal e ossos, têm função essencial na regulação dos níveis de Ca2+ e de Pi no plasma. 
A [Ca2+] no plasma é regulada pelo PTH, calcitriol e calcitonina. A excreção de Ca2+ pelos rins é determinada pela absorção líquida de Ca2+ no intestino, pelo balanço entre formação e a reabsorção óssea, e pela reabsorção de Ca2+ no segmento espesso ascendente da alça de Henle e no túbulo distal. A reabsorção de Ca2+ pelo segmento espesso ascendente da alça de Henle é regulada pelo PTH, calcitriol e calcitonina, os quais estimulam a absorção de Ca2+.
A [Pi] no plasma é regulada pela capacidade máxima de reabsorção pelos rins de Pi. Uma queda na [Pi] estimula a produção de calcitriol, que provoca a liberação de Pi dos ossos para o FEC. O calcitriol também aumenta a absorção do Pi no intestino e diminui a excreção urinária do Pi.

Outros materiais