Buscar

38 Resumo VII Berne Rins na regulação do equilíbrio ácido base

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Papel dos rins no equilíbrio ácido-base
Resumo VII – Fisiologia renal
Berne
O pH do fluido corporal é mantido dentro de uma faixa estreita pela função coordenada dos pulmões e rins. A quantidade de ácidos voláteis (derivados do CO2) e não-voláteis (produzidos pelo resto do metabolismo), junto com qualquer ácido ou base ingeridos na dieta, deve ser excretada para que o equilíbrio ácido-básico seja mantido.
Os pulmões são as rotas excretoras para o CO2, enquanto que os rins são as rotas para a excreção dos ácidos não-voláteis. 
O organismo usa sistemas-tampões para minimizar as mudanças no pH do fluido do corpo. O sistema tampão HCO3- do FEC é o mais importante, porque ele é regulado tanto pelos pulmões quanto pelos rins.
Os rins mantêm o equilíbrio ácido-base pela excreção de uma quantidade de ácido igual á carga ácida resultante diária. Os rins também previnem a perda de HCO3- na urina pela reabsorção de praticamente todo o HCO3- que é filtrado nos glomérulos. Tanto a reabsorção do HCO3- filtrado quanto a excreção de ácido se dão pela excreção de H+ pelos néfrons.
Os tampões urinários são necessários para a efetiva excreção de ácido, porque o pH mínimo da urina é de 4,0 a 4,5. O fosfato é o principal tampão urinário. 
A excreção de amônio resulta em formação de HCO3- novo. A produção e excreção renal de NH4+ são reguladas em resposta aos distúrbios ácido-base. 
Os distúrbios ácido-base respiratórios resultam de alterações primárias na PCO2 sanguínea. A elevação do PCO2 produz acidose, e os rins respondem aumentando a excreção de ácido. Inversamente, a redução da PCO2 produz alcalose, e a excreção renal ácida é reduzida. Os rins respondem aos distúrbios ácido-base respiratórios depois de várias horas a dias. 
Os distúrbios ácido-base metabólicos resultam de alterações primárias na [HCO3-] no plasma, a qual, por sua vez, resulta da adição de ácido ou perda de base do corpo. Em resposta á acidose metabólica, a ventilação pulmonar é aumentada, o que diminui a PCO2. Um aumento na [HCO3-] causa alcalose. A alcalose diminui a ventilação pulmonar, o que eleva a PCO2. A resposta pulmonar aos distúrbios ácido-base metabólicos ocorre em questão de minutos.

Outros materiais