Buscar

Fisiologia Renal Balanço glomérulo tubular e feedback túbulo glomerular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Balanço glomérulo-tubular
O balanço glomérulo-tubular diz respeito á variação na reabsorção de Na+ paralela á variação na taxa de filtração glomerular.
 O balanço glomérulo-tubular refere-se ao aumento simultâneo na reabsorção de Na+ e água como aumento na TFG e na carga filtrada de Na+. Deste modo, uma fração constante de Na+ e água filtrados é reabsorvida no túbulo proximal, apesar das variações da TFG.
Dois mecanismos são responsáveis pelo balanço glomérulo-tubular:
O primeiro está relacionado com a pressão oncótica e pressão hidrostática entre os capilares peri-tubulares e o espaço intercelular lateral. Um aumento na TFG (com FPR constante) aumenta a concentração de proteínas plasmáticas no capilar glomerular a valores acima do normal. Esse plasma rico em proteínas segue pelos capilares glomerulares, flui através da arteríola eferente, e entra nos capilares peri-tubulares. A elevação da pressão oncótica nos capilares peri-tubulares aumenta o movimento de solutos e fluido do espaço intercelular lateral para o interior dos capilares peri-tubulares. Isso aumenta a reabsorção resultante de solutos e água pelo túbulo proximal.
O segundo mecanismo responsável pelo balanço glomérulo-tubular é iniciado pelo aumento na carga filtrada de glicose e aminoácidos. A reabsorção de Na+ no começo do túbulo proximal é acoplada á reabsorção de glicose e aminoácidos. A taxa de reabsorção de Na+ consequentemente depende em parte da carga filtrada de glicose e aminoácidos. Á medida que a TFG e a carga filtrada de glicose e aminoácidos aumentam, a reabsorção de Na+ e água também aumentam.
Auto-regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular:
Auto-regulação é o sistema de manutenção de taxas de filtração relativamente constantes apesar de variações na pressão arterial.
Dois mecanismos são responsáveis pela auto-regulação do FSR e da TFG:
Um mecanismo que responde a mudanças na pressão arterial;
Outro mecanismo que responde a mudanças na concentração de NaCl do fluido tubular.
 
O mecanismo sensível á pressão (mecanismo miogênico) está relacionado a uma propriedade intrínseca da musculatura lisa vascular: a tendência de se contrair quando é estirada. Assim, quando a pressão arterial se eleva e a arteríola aferente renal é estirada, sua musculatura lisa se contrai. 
O aumento da resistência da arteríola compensa o aumento da pressão, fazendo o FSR e a TFG permanecerem constantes. (FSR: (variação de pressão)/resistência)
O segundo mecanismo responsável pela auto-regulação da TFG e do FSR é o mecanismo dependente da concentração de NaCl no fluido tubular, conhecido como feedback túbulo-glomerular.
Esse mecanismo envolve um feedback no qual a concentração de NaCl do fluido tubular (ou alguns outros fatores, tais como mudanças na composição citosólica das células da mácula densa, mudanças na composição do fluido intersticial em volta das células da mácula densa, ou mudanças no metabolismo celular) é percebida pela mácula densa do aparelho justa-glomerular. 
O aparelho justa-glomerular manda um sinal que afeta a resistência da arteríola aferente, e do mesmo modo a TFG. 
Quando a taxa de filtração glomerular aumenta (TFG aumentada), causando o aumento da concentração de NaCl no fluido tubular da mácula densa, o aparelho justa-glomerular manda um sinal que causa vasoconstrição para que o FSR e a TFG retornem ao nível normal. 
Em contraste, quando a TFG e a concentração de NaCl da mácula densa diminuem, o aparelho justa-glomerular envia um sinal que causa elevação do FSR e da TFG de volta aos níveis normais.
Balanço glomérulo-tubular: variação no glomérulo (TFG) trazendo variação no túbulo (taxa de reabsorção de Na+)
Balanço túbulo-glomerular: variação no túbulo (taxa de reabsorção de Na+ alterada, percebida pelos níveis de Na+ na mácula densa) trazendo variação no glomérulo (tônus da arteríola aferente trazendo variação na TFG)

Outros materiais