Buscar

Apanhadão Psicologia Construtivista

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
 1-O método clínico piagetiano de estudo da inteligência difere radicalmente (epistemologicamente) da abordagem psicométrica .Leia as afirmativas abaixo sobre as possíveis diferenças entre essas duas abordagens:
I. Na abordagem psicométrica, o controle da avaliação dirige-se à padronização das perguntas e instruções;na abordagem piagetiana, a preocupacão está em controlar o entendimento que os sujeitos têm das perguntas e instruções dadas
II.Na abordagem psicométrica,o tempo de emissão da resposta é um fator importante a ser padronizado;na abordagem piagetiana, esse controle do tempo não assume maior relevância ,pois o objetivo é buscar as respostas mais características do pensamento do sujeito e não sua rapidez ao responder.
III, Tanto na abordagem psicométrica como na abordagem piagetiana,a ênfase da avaliação recai sobre se a resposta ao que se pede está certa ou errada; e a resposta errada é descartada da análise ,pois não revela a estrutura do raciocínio do sujeito. É verdadeiro que se afirma em :
A) I e III apenas 
B) II e III apenas
C) I e II apenas
D) I apenas
E) II apenas
 2 - Leia com atenção a situação abaixo e responda à questão :
Um dia eu vi uma menina de nove anos dividindo um tablete de chicletes de bola para si e seu irmão. O irmãozinho de cinco anos reclamou, "O seu é maior, você tem mais !" A menina pegou o pedaço dele, espichou bem até ficar mais comprido que o dela "Olhe agora". E o menino todo contente ,foi embora : "É,o meu é maior "
A menina havia descoberto um modo de receber e dar o maior pedaço a cada um.
De acordo com os estudos piagetianos,podemos afirmar que o menino encontra-se no estádio :
A) Pré-operatório e não apresenta a noção de conservacao de quantidade
B) Operatorio concreto e já apresenta a noção de conservação de quantidade
C) Pre-operatorio e apresenta a noção de conservação de quantidades;
D)A menina não apresenta a noção de conservação de quantidades ao esticar os chicletes,enganando seu irmao
E) Tanto o menino como sua irmã apresentam a noção de conservacao de quantidades ,pois ambos estão no estádio operatório concreto.
 
3- Leia o excerto abaixo e responda à questão:
"Quando o sujeito pula um riacho pelo prazer de saltar e volta ao ponto de partida para recomeçar ,etc.executa os mesmos movimentos que se saltasse por necessidade de passar para a outra margem; mas fá-lo por mero divertimento e não por necessidade ,ou para aprender uma nova conduta" Que tipo de estrutura de jogo infantil foi descrito por Piaget nesse excerto?
A) Jogo de construção
B) Jogo de exercício
C) Jogo de regra
D)Jogo simbólico
E) Jogo de representação
 4 - Leia com atenção a afirmação abaixo:
Se as pessoas fossem livres e responsáveis, não haveria a necessidade de leis para a conduta .Essa frase traz elementos de um raciocínio _____________ ,que é tipo do estádio ________, e segundo uma moral de _________. Preencha corretamente as lacunas acima a opção:
A)Concreto/operatorio-formal/autonomia
B) Hipotetico-dedutivo/operatorio-concreto/autonomia
C) Hipotetico-dedutivo/operatorio-formal/autonomia
D) Concreto/Operatório-concreto/autonomia
E)Indutivo/pré-operatório/heterenomia
 5- Leia com atenção a situação abaixo e responda à questão:
"Você foi convidado para uma festa de aniversário de um menino que completará 5 anos, e agora pensa em qual presente seria o mais adequado para explorar uma característica marcante do pensamento dessa idade ;o animismo" Assinale a alternativa que contém o presente que você escolheria ,ao entrar numa loja de brinquedos , de acordo com a teoria de Piaget:
(Assinale a alternativa correta)
A) Um jogo de damas
B)Um livro de colorir
C)Um jogo de memória
D) Um jogo de fantoches
E)Um jogo de quebra cabeças
 6- Observe o desenho abaixo feito por Suzana , de 5 anos e 3 meses ;Sobre ele, ela disse : "Esse é o castelo da princesa; A princesa é linda : tem cabelo comprido ,tem uma coroa e está de vestido. A bruxa foi lá dentro do castelo para jogar um feitiço nela, porque ela é malvada".
*desenho.....Responda dizendo a que fase do desenvolvimento do grafismo, segundo Luquet ,corresponde esse desenho:
A)Realismo fortuito
B) Realismo malsucedido
C)Realismo intelectual
D)Realismo visual
E)Realismo
7- De acordo com o desenvolvimento do grafismo ,segundo Luquet ,em que fase encontra-se o desenho abaixo?
*Assinale a alternativa correta
Gabi ( 2 anos e 7 meses) após ter recebido caneta hidrocor e papel para desenhar ,recebe como instruçao fazer um desenho sobre a visita ao parquinho da praça Inicia-o juntamente com os outros colegas da sala e , depois de terminar ,chama a professora da escola . Após a mesma ter se aproximado ,aponta para o quadrado desenhado com caneta marrom e diz sorrindo "A casinha da mamae " Levanta-se satisfeita e vai guardar seu desenho na pasta;
*desenho
A) Realismo fortuito
B)Realismo malsucedido
C)Realismo intelectual
D) Realismo visual
E)Realismo
 8- Leia atentamente o texto e responda à questão a seguir:
Dona Jurema é uma mulher jovem e mãe de duas meninas pequenas, Amanda com 6 anos , e Berenice com 5 anos. Certo dia ,quando sua mãe saiu para o trabalho ,foram até o seu armário e pegaram tudo o que podiam, maquiagem, vestidos,etc. com a intenção de brincarem de mamae e filhinha , de modo ora uma era a mãe ,ora a outra. Passaram a tarde toda imitando o modo de agir e se vestir de sua mãe e de suas tias.
De acordo com a teoria de Piaget,que tipo de jogo foi vivenciado pelas meninas?
A)Jogo de regras
B)Jogo de novelas
C)Jogo de exercicios
D) Jogo simbólico
E)Jogo de imitação
9- Um grupo de crianças de diferentes idades está jogando amarelinha na quadra de um condomínio. Num dado momento, Juliana, de 9 anos, propõe ao grupo que façam uma amarelinha com mais casas, indo até o número 20, ao invés de terminar tradicionalmente no número 10, como eles sempre haviam jogado. Pedro, de 6 anos, fica bravo e não concorda, dizendo: “Não pode, não! Não é assim que se joga! Você está trapaceando”. Juliana tenta convencê-lo e prossegue: “Mas é a mesma coisa!… A gente só vai aumentar umas casas! Se todos concordarem, qual é o problema?!” Nesse momento, as crianças se dividem em dois grupos: os que apoiam Pedro, insistindo que há um jeito certo de jogar e que não podem mudar as regras; e aqueles, solidários a Juliana, que concordam que eles podem inventar jeitos novos de jogar, se todos os que forem jogar concordarem.
Com base nessa situação, assinale a alternativa correta, segundo a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento moral:
A)Pedro e as crianças que o apoiaram evidenciam um atraso importante na compreensão cognitiva das regras do jogo, pois, nessa idade, deveriam ser capazes de aceitar as mudanças propostas por Juliana.
B)Juliana, por ser mais velha, possui mais argumentos e tenta manipular as crianças mais novas e que possuem menos compreensão das regras do jogo. Ela age segundo uma situação de respeito unilateral, na qual basta que alguns participantes compreendam as regras para que um jogo possa se desenvolver.
C)É compreensível que haja diferenças entre os dois grupos, pois Pedro representa um momento do desenvolvimento em que as regras são consideradas sagradas e imutáveis, enquanto Juliana e seu grupo já operam de acordo com a reciprocidade e a possibilidade de consenso frente às regras.
D)Juliana ainda não sabe explicar suas ideias com argumentos racionais e fica impaciente perante a negativa de Pedro. Este, por sua vez, ainda possui uma compreensão baseada em aspectos sensório-motores do jogo, como o tamanho do percurso da amarelinha (número de casas).
E)É compreensível o desentendimento entre as duas crianças, pois, para Piaget, é desaconselhável que crianças de diferentes idades, portanto de diferentes estádios do desenvolvimento, brinquem juntas, pois elas possuem modos distintos de compreender as regras.
 
10- Leia com atenção a situação abaixoe responda à questão:
 Você foi convidado para uma festa de aniversário de um menino que completará 5 anos, e agora pensa em qual presente seria o mais adequado para explorar uma característica marcante do pensamento nessa idade: o animismo. Assinale a alternativa que contém o presente que você escolheria, ao entrar numa loja de brinquedos, de acordo com a teoria de Piaget: (Assinale a alternativa correta.)
A)Um jogo de damas.
B)Um livro de colorir.
C)Um jogo da memória.
D)Um jogo de fantoches.
E)Um jogo de quebra-cabeças.
 
11- Leia o excerto a seguir e responda à questão:
 A característica principal desse estádio é que o pensamento deixa de ser pré-lógico e passa a ser operatório, ou seja, a criança tem a capacidade cognitiva de coordenar diferentes pontos de vista de maneira lógica, expressando ações cognitivas mais elaboradas. No entanto, embora tenha essa possibilidade de maior expressão do pensamento, para poder utilizá-lo de maneira lógica, é necessário o manuseio e a observação de objetos concretos. Isso porque lidar com ideias puramente abstratas e hipotéticas será uma aquisição do estádio seguinte, das operações formais. Qual o estádio do desenvolvimento cognitivo descrito acima? Assinale a alternativa correta:
A)Sensório-motor.
B)Pré-operatório.
C)Operatório concreto.
D)Operatório formal.
E)Personalismo.
 
12- Considere a situação a seguir e assinale a alternativa correta:
Uma escola, localizada na periferia de uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo, faz constante uso de recompensas para reforçar os alunos a apresentarem comportamentos desejáveis. Além disso, algumas vezes, quando necessário, pune aqueles alunos que apresentam comportamentos indesejados.
Segundo Piaget, essa escola (assinale a alternativa correta) reforça:
A)A heteronomia natural nas crianças.
B)A autonomia moral nas crianças.
C)A anomia moral nas crianças.
D)O senso de justiça e cooperação entre os alunos.
E)A obediência às regras e um bom desenvolvimento social.
 
13- Leia com atenção a afirmação abaixo:
Se as pessoas fossem livres e responsáveis, não haveria necessidade de leis para a conduta. Essa frase traz elementos de um raciocínio _____________, que é típico do estádio _______, e segundo uma moral de _____________.
 Preenche corretamente as lacunas acima a opção:
A)Concreto/operatório-formal/autonomia.
B)Hipotético-dedutivo/operatório-concreto/autonomia.
C)Hipotético-dedutivo/operatório-formal/autonomia.
D)Concreto/operatório-concreto/autonomia.
E)Indutivo/pré-operatório/heteronomia.
 
14- Leia com atenção a situação abaixo e assinale a alternativa correta:
Marcela (11 meses) está sentada no “cadeirão” e começa a manipular um pedaço de pão sem manifestar qualquer vontade de comer e começa a deixá-lo a cair continuamente. Chega a parti-lo em pequenos pedaços, que também deixa cair. Nota-se que está interessada em observar os pedaços de pão em movimento. No dia seguinte, quando está deitada no berço, repete os mesmos experimentos, agora os jogando sobre si. Pega alternadamente cada um desses objetos: um mordedor de borracha, a chupeta, o Pateta (um boneco de pano). Estende o braço e os deixa cair. Varia nitidamente as posições do braço: mais acima da cabeça, mais inclinado sobre seu tronco, atrás da cabeça... Quando o objeto cai numa posição nova (por exemplo, sobre seu travesseiro), ela deixa o mesmo objeto cair duas ou três vezes no mesmo lugar, como se estudasse a relação espacial e a seguir modifica a situação.
 Em relação aos estudos sobre o desenvolvimento cognitivo apresentados por Piaget, podemos dizer que:
A)Marcela está no estádio sensório-motor e apresenta uma reação circular própria desse período.
B)Marcela está no estádio pré-operatório e apresenta ação representativa.
C)Marcela não está construindo um conhecimento, apenas fazendo muita sujeira e bagunça com os materiais.
D)Marcela está apresentando o animismo próprio do estádio sensório-motor.
E)Marcela está apresentando um jogo simbólico.
 
15- Leia com atenção a situação abaixo e assinale a alternativa correta:
Numa festa de aniversário, uma das crianças, de três anos, chora ao ver um adulto vestido de palhaço. A mãe tenta explicar ao filho assustado que se trata apenas de um adulto fantasiado.
Com base na teoria evolutiva de Piaget, qual seria a compreensão da criança sobre o fato:
A)As dimensões deformadas de um rosto presentes na fantasia do palhaço não impedem a criança de reconhecer que se trata de um adulto normal.
B)A atitude carinhosa da mãe logo fará a criança perceber a distinção entre a fantasia e a realidade.
C)Com a ajuda da mãe, a assimilação egocêntrica da realidade ao eu será substituída pela acomodação dos esquemas mentais ao real.
D)Por mais que a mãe se esforce, ainda será muito difícil para a criança discriminar a fantasia da realidade, devido à incapacidade de abandonar seu egocentrismo.
E)Com a intervenção solícita da mãe, a criança rapidamente se aproximará do palhaço.
 
16- Leia o excerto abaixo e responda à questão:
“Quando o sujeito pula um riacho pelo prazer de saltar e volta ao ponto de partida para recomeçar, etc. executa os mesmos movimentos que se saltasse por necessidade de passar para a outra margem; mas fá-lo por mero divertimento e não por necessidade, ou para aprender uma nova conduta” (In: PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1990, p. 144).
Que tipo de estrutura de jogo infantil foi descrito por Piaget nesse excerto?
A)Jogo de construção.
B)Jogo de exercício.
C)Jogo de regra.
D)Jogo simbólico.
E)Jogo de representação.
Prova 12862402
17- Leia com atenção a situação abaixo e responda à questão:
Maria leu em uma revista que é bom dar mesada para as crianças aprenderem a administrar seu próprio dinheiro desde cedo. Assim, avisou a suas filhas, Andressa (5 anos) e Larissa (10 anos) que elas receberiam R$ 10,00 por semana. Entregou a Andressa uma nota de R$ 10,00 - por achar que seria mais fácil para a filha menor não perder a cédula - e cinco notas de R$2,00 para Larissa. Andressa ficou muito brava e saiu chorando, dizendo que a mãe gostava mais de Larissa.
Analisando a situação, assinale a resposta correta:
a - Larissa está no estádio das operações concretas, consegue realizar operações aritméticas como adição e subtração e compreende o valor simbólico das notas. Andressa está no estádio pré-operacional e sua lógica intuitiva a faz ficar presa à quantidade de notas.
b - Larissa está no estádio das operações formais, consegue realizar operações aritméticas como adição e subtração e compreende o valor abstrato das notas. Andressa está no estádio pré-operacional e sua lógica a faz ficar presa à quantidade de notas.
c- Larissa está no estádio das operações concretas, consegue realizar operações aritméticas como adição e subtração e compreende o valor simbólico das notas. Andressa está no estádio sensório-motor e sua lógica intuitiva a faz ficar presa à quantidade de notas.
d- Andressa está no estádio pré-operacional. Considerando que o desenvolvimento afetivo é paralelo ao cognitivo, sua demonstração de raiva é típica da rivalidade fraterna.
e- a mãe deveria ter deixado as filhas resolverem os conflitos entre si, pois dessa forma ocorreria uma melhor adaptação entre ambas.
18- Leia com atenção a situação abaixo e assinale a alternativa correta:
Após uma chuva forte, a lua aparece no céu. Anita, de 4 anos, vai para o pátio de sua casa e exclama vigorosamente: “mamãe, venha ver, a lua caiu na poça d´água!”
De acordo com a teoria de Piaget, a leitura que Anita faz do reflexo da lua na água indica que:
a - está no estádio egocêntrico e, portanto, a afetividade domina seu pensamento
b- é autônoma para fazer da realidade o que bem entender
c - está no estádio sensório motor, no qual os esquemas são deformados pela realidade
d - em função de sua percepção egocêntrica, realizaassimilações deformantes da realidade
e - está no estádio sensório-motor, estádio da indiferenciação intelectual.
19- Numa prova operatória, o experimentador mostra à criança 2 pedaços de barbante de comprimentos diferentes (a - 15 cm e B - 25 cm) e faz de conta que são caminhos para andar. Após o procedimento de praxe, transforma B numa linha sinuosa, de modo que suas extermidades correspondam às extremidades de A.
*foto
Indagada sobre a distância percorrida nos caminhos A e B, a criança lhe dá duas respostas: “Você tem que andar igual ao que andava antes (em A e B, antes da transformação de B). Anda o mesmo tanto que antes. O caminho aqui (B) só foi dobrado”. “Você tem que andar o mesmo tanto que antes, porque este (A) é mais curto do que este (B)”.Mesmo com sua contra-argumentação, a criança não muda de ideia. Essas respostas configuram-se como:
a- indicativas de não conservação de comprimento
b - indicativas de conservação de comprimento
c - indicativos problemas de compreensão sobre o problema
d - indicativas d edificuldades na área de aprendizagem escolar
e - indicativas de encaminhamento ao setor psicopedagógico da escola.
20- Jean Piaget, insatisfeito com as correntes psicológicas que embasavam o pensamento de sua época - o inatismo e o empirismo - explicando os fenômenos humanos segundo a separação cartesiana entre mente e corpo, formulou uma nova proposta. Sobre isso, pode-se afirmar:
a- Piaget considera que a razão é mais poderosa do que a experiência sensorial, porque ela permite a capacidade de saber com certeza verdades que a observação sensorial nunca poderia avaliar.
b- Piaget considera a experiência sensorial a principal fonte de construção das bases humanas de desenvolvimento.
c - Piaget, na verdade, não chegou a formular uma proposta nova de concepção de homem, mas manteve-se fiel ao inatismo.
d - Piaget concordava com o empirismo, pois entendia que a criança já nascia com toda a potencialidade estrutural para seu desenvolvimento.
e - Piaget considerava que o conhecimento resultava da interação entre o sujeito e o ambiente, sem prevalência de um sobre o outro.
21- Leia a situação abaixo e assinale a alternativa correta:
 Uma menina está brincando de casinha. uma caixa de sapatos emborcada faz as vezes de fogão. Cozinha em cima da caixa, usando suas panelas: um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa. Num, dado momento, muda a posição da caixa, põe dentro dela sua boneca e canta para que ela durma.
De acordo com a teoria do desenvolvimento de Jean Piaget, como podemos analisar a brincadeira realizada por essa menina? A menina encontra-se no estádio de desenvolvimento cognitivo chamado por Piaget de:
a- sensório-motor
b - pré-operatório
c - operatório -motor
d - operatório - concreto
e - operatório – formal
22-Leia o exceto a seguir e responda à questão:
“A partir desse estádio, o sujeito é capaz de discutir sobre valores morais do país, construir seus próprios valores, adquirindo autonomia, é capaz de levantar hipóteses e expressar proposições para depois testá-las e refletir sobre seus próprios pensamentos, buscando justificativas lógicas para seus julgamentos. Isso o levará à construção de autonomia e identidade.” Qual o estádio do desenvolvimento cognitivo descrito acima? Assinale a alternativa correta:
Sensório motor
Pré – operatório
Operatório concreto
Operatório formal
Categorial
23- Uma criança que brinca com bolas e que já formou um esquema de brincar com bolas, ao receber uma nova bola, vai manipular da mesma forma como fez anteriormente com objetos semelhantes (a) _________;
Mas, supondo que a nova bola seja maior ou menor do que a que a já conhecia e manuseada, será necessário um processo de (b)__________.
Os conceitos que se encaixam nos espaços acima são:
Acomodação e equilibração
Assimilação e adaptação
Assimilação e acomodação
Adaptação e equilibração
Assimilação e equilibração
24- Em relação a prova piagetiana de conservação de massa, se fizermos duas bolinhas com massas de modelar e deixarmos uma delas em forma de salsicha, uma criança poderá não entender que não houve mudança na quantidade de massa. Assinale o estádio do desenvolvimento correspondente a essa fase:
Sensório motor
Operatório concreto
Operatório formal
Pré - operatório
Reações circulares
25- A avó de Rafael e Carlinhos adora jogar bingo. Sempre que tem festa na igreja participa. Ela compra só uma cartela em cada rodada, porque com muitas ela se confunde na hora de anotar os números.Mas sua vizinha sempre compra 3 cartelas de cada vez. A avó de Rafael e Carlinhos sabe que a cada rodada a vizinha tem mais chances de ganhar do que ela. No entanto, há dias em que sai de lá com mais prêmios que a vizinha. Quando isso acontece ela diz:! Ah! Eu tenho muita sorte!” Qual operação possibilita a avó raciocinar logicamente sobre o acaso?
Classificação
Seriação
Conservação de quantidades
Probabilidade
Compensação
26- Leia o relato de Piaget e assinale abaixo a alternativa correta, de acordo com o solicitado: OBS: 149- Aos nove meses, Jacqueline já descobriu, por acaso, a possibilidade de trazer para si um brinquedo puxando a manta em que ela se encontra. Ela está sentada, com efeito sobre essa manta e estende a mão para agarrar seu pato de celulóide. Após alguns fracassos, ela apodera-se bruscamente, num instante muito rápido, da manta o que faz oscilar o pato; vendo isso, ela agarra imediatamente a manta, de novo, e puxa até poder alcanças(como um só objeto ou como um complexo de objetos interligados), ou então ela apazigua simplesmente a sua necessidade de agarrar o pato agarrando qualquer outra coisa e descobre assim, por acaso, o possível papel da manta ( Piaget, 1975,p.268). Na observação acima, descrita por Piaget, podemos identificar:
Conduta de vara ou de bastão
Conduta de barbante
Conduta do suporte como coordenação de esquemas
Apenas uma reação circular primária
Um comportamento inteligente operatório
27- Com relação à moral, uma psicóloga observa situações na escola que a fazem se lembrar dos experimentos desenvolvidos por Piaget com crianças, por meio dos quais foram apresentadas situações em que as mesmas deveriam julgar. As situações vivenciadas eram:
Situação 1- Duas meninas, Ana e Clara, brincam de se maquiar. Ana não quer emprestar se batom a Clara. Esta fica com muita raiva da colega e de propósito, derruba o batom no chão.
Situação 2- Duas meninas, Maria e Júlia, brincam da mesma atividade, mas Júlia, sem querer, derruba o estojo de maquiagem de Maria e estraga todo o seu material, incluindo o batom e a sombra.
- com base nos estudos de Piaget, identifique, do ponto de vista de uma criança de 5 anos, que se encontra no estádio pré-operatório, quem seria o mais culpado:
A- Ambas são igualmente culpadas, pois estragaram a maquiagem.
B- Nenhuma das duas é culpada, pois não se podem admitir culpados em situações de brincadeiras.
C- Clara é a mais culpada, pois sua atuação foi intencional.
D- Júlia é a mais culpada, pois com a sua ação toda a maquiagem ficou estragada.
E - Ana é a mais culpada, pois não emprestou a maquiagem à colega.
Questões discursivas:
Questão 1 Leia o texto ,observe a figura e responda a questão:
*há uma imagem de um pai brigando com filho...
-Brincando fora de hora?
-De castigo!
"O que torna alguns adultos moralmente autônomos? A questão importante para educadores e pais é saber o que é que permite que algumas crianças se tornem adultos moralmente autônomos. A resposta de Piaget a esta pergunta era a de que os adultos reforçam a heteronomia natural das crianças, quando usam recompensas e castigos e estimulam o desenvolvimento da autonomia quando intercambiam pontos de vista com as crianças"
De acordo com os estudos piagetianos sobre a moralidadem responda quais as consequências da punição na conduta moral do sujeito?
Questão2- Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão 
ESCOLA DO FUTURO - Sem decoreba > a didática contemporânea enterrou as aulas "autômatas" nas escolas e hoje ensina os alunos a pensar e a desenvolver o senso crítico;
Família e escola têm que trabalhar juntas quando o assunto é educação e formação social. Tudo ao mesmo tempo agora . Essa é a expressão da nova ordem social. que traça um panorama no qual saber escolher e avaliar o que é importante é um trunfo de sobrevivência .Para os adultos,pode parecer mais fácil optar por isso ou aquilo,mas como uma criança ou adolescente pode avaliar o que vai contribuir para sua vida ? A resposta e perguntas tão específicas está na ajuda dos pais em abrir a mente ao discernimento - e também na escola que desempenha o mesmo papel
;Hoje, as instituições de ensino participam ativamente o desenvolvimento das regras de vida e aprendizado .Não basta mais fazer um cartaz com fotografias recortadas de revistas para comemorar o Dia do Índio A escola deve ensinar o aluno a entender e refletir sobre os problemas dos índios de maneira global E essa compreensão , de que a instituição de ensino deve abordar os temas de forma mais analítica e integral ,atinge muito espaço na classe e envolvem discussões que nada têm a ver com as de 15 ou 20 anos atrás/ **Disponível em www.educarparacrescer.abril.com.br
De acordo com Macedo , a criança durante o Método clínico, bem como em sala de aula, pode apresentar determinadas reações ou crenças que nos indicam a forma como está interagindo com o conhecimento e, consequentemente construindo-o Assim, a partir do texto acima e das idéias piagetianas ,responda à questão: A "decoreba"produz que tipo de reação ou crença na criança ? Qual é essa crença e quais as consequencias da mesma em seu processo de desenvolvimento moral?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes