Buscar

RESUMO FUNÇÃO RENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO FUNÇÃO RENAL, ANATOMIA E PROCESSOS BÁSICOS.
PERGUNTAS
A afirmação a seguir é verdadeira ou falsa? A diferença entre nefrons superficiais e justaglomerulares é que nefrons superficiais tem seus glomérulos no córtex enquanto os glomérulos dos nefrons justaglomerulares estão na medula 
R: É FALSA. Todos os glomérulos estão no CORTEX
Qual a porcentagem de sangue que entra no rim diretamente para a medula sem passar pelo córtex?
R: NENHUMA. A maior parte do sangue para a medula vem das arteríolas aferentes próximas a borda corticomedular. Uma pequena parcela pode advir das artérias corticais radiais, contudo TODAS ESSAS ARTERIAS ESTÃO NO CORTEX.
Uma substancia T está presente na urina. Isso prova que ela entrou no túbulo renal por filtração no glomérulo?
R: NÃO. É possível que a substancia T tenha sido filtrada, mas a substancia T pode também ter sido secretada para os túbulos.
Uma substancia V não está normalmente presente na urina. Isso significa que ela não entra no rim (pelo sangue), ou não é filtrada nem secretada? 
R: Todas as substancias em geral na circulação entram nos rins via sistema arterial renal e fluem através da microvasculatura rena. É possível que por não ser urina não tenha sido nem filtrada, nem secretada (como algumas proteínas do sangue). Porém, é mais possível que esta tenha sido filtrada ou secretada e depois inteiramente reabsorvida. 
 Uma substancia é filtrada no espaço de Bowman e excretada na urina quantas MEMBRANAS PLASMÁTICAS CELULARES ela precisa passar para ir do sangue ao meio externo? 
R: NENHUMA. Na filtração glomerular o filtrado passa POR ENTRE células endoteliais (através das fenestrações) e POR ENTRE OS PODÓCITOS. Topologicamente, o espaço de Bowman é continuo com o meio externo; daí, um filtrado passa do sangue para a urina sem passar através de NENHUMA MEMBRANA PLASMÁTICA.
 
 Uma substancia é livremente filtrada. Isso significa que ela é totalmente filtrada?
R: NÃO. Livremente filtrada significa que uma substancia é filtrada na mesma proporção do volume que é filtrado. Se 20% do volume é filtrado, então 20% da substancia livremente filtrada é filtrada; isso significa que 80% não é filtrada e segue para as arteríolas eferentes e capilares peritubulares.
Se fizéssemos a identificação imunohistoquímica de células da mácula densa como X e células da porção espessa do segmento ascendente da alça de Henle como Y; encontraríamos X e Y no córtex, medula ou ambos?
R: Se encontrará X no CORTEX. Células da mácula densa fazem parte do aparato justaglomerular, próximo a um glomérulo (todos estão no córtex). Já Y se encontra no CORTEX E NA MEDULA MAIS EXTERNA. A porção espessa do segmento ascendente da alça de Henle de todos os nefrons começa na medula externa e continua de volta ao glomérulo de onde ela começou.
Dadas as generalizações sobre eventos de transporte na medula (secreção, reabsorção) é possível dizer que o sangue que flui para a medula é de alguma forma diferente em volume do sangue que flui para fora da medula?
R: SIM. Sobre qualquer circunstancia há absorção na medula. Esse volume absorvido só pode sair da medula via sangue, daí o volume de saída é levemente maior que o volume de entrada.
RESUMO FLUXO SANGUÍNEO RENAL E FILTRAÇÃO GLOMERULAR
PERGUNTAS
Uma substancia X é livremente filtrada, portanto toda substancia X que entra nos capilares glomerulares é filtrada. Verdadeiro ou falso?
R: Falso. Substancia livremente filtrada significa ausência de restrição ou peneiração da barreira filtrante. Porque normalmente 20% do volume do plasma é filtrado, então 20% da substancia X será filtrado.
A concentração de glicose no plasma é de 100 mg/dL, e a taxa de filtração glomerular é de 125 mL/min. Quanta glicose é filtrada por minuto?
R: 125 mg/min. A quantidade de qualquer substancia filtrada por unidade de tempo é o produto da TFG pela concetração do filtrado no plasma; nesse caso 125 ml/min * 1mg/1ml 
A concentração de cálcio na cápsula de Bowman é de 3 mEq/L, enquanto a taxa do mesmo no plasma é de 5 mEq/L. Porque as concentrações são diferentes?
R: aproximadamente 40% do cálcio no plasma está preso a proteínas e não é filtrado.
Uma proteína tem peso molecular de 30,000 Da e sua concentração no plasma é de 100 mg/L. A taxa de filtração glomerular é de 100 L/dia. Quanta proteína é filtrada por dia?
R: Se esta proteína é livremente filtrada, seria 1000 mg/L * 100L/dia = 10g/dia. Entretanto, nenhum resultado conclusivo pode ser dito pois o peso molecular dessa proteína é alto o suficiente para que haja alguma peneiração – logo a quantidade exata seria menos de 10g/dia.
Uma droga causa a diminuição da taxa de filtração glomerular. Identifique 4 possíveis focos de ação dessa droga para causar tal efeito.
R: TFG = Kf*(PCG – PBC – πCG)
Constrição das células glomerulares mesangiais e portanto redução do coeficiente de filtração [Kf] Provoca queda da pressão arterial, daí diminui a pressão do capilar glomerular [Pcg]
Constrição da arteríola aferente, reduzindo o Pcg
Dilatando a arteríola eferente, daí reduzindo a Pcg
Uma droga causa o aumento da taxa de filtração glomerular sem mudar a pressão de filtração em rede. O que essa droga pode estar fazendo?
R: Ela pode estar causando um aumento da Kf (mudando a permeabilidade hidráulica das membranas glomerulares o a área de superfície disponível para filtração)
Uma pessoa recebe uma droga que dilata as arteríolas aferentes e constrita a arteríola eferente na mesma proporção. Supondo que nenhuma outra ação seja causada pela droga, o que acontece com a taxa de filtração glomerular, o fluxo sanguíneo renal e a fração de filtração dessa pessoa?
R: FSR não apresentará mudanças, pois a droga não apresenta efeito sobre a resistência vascular renal total. 
TFG aumentará devido ao alto aumento na Pcg. 
Fração de filtração aumentará portanto.
Um anel em volta da artéria renal é parcialmente apertado para reduzir a pressão no interior da mesma de 120 para 80 mmHg. O que poderá acontecer com o fluxo sanguíneo renal? A. diminui 33% B. não muda C. 5-10% de diminuição D. aumento de 33%
R: C. A pressão arterial diminui 33%, mas a autoregulação impede que o FSR diminua na mesma proporção; todavia, esse mecanismo não é perfeito e daí há uma diminuição, mas menor que 33%.

Outros materiais